Há diversos canais de aquisição nos quais se pode investir para gerar bons resultados.
É imprescindível notar que muitas pessoas optam por investir mais (ou apenas) no canal que gera o maior ROI (retorno sobre o investimento), porém o público-alvo não costuma utilizar apenas um canal.
Na realidade, os usuários convertidos tendem a ser aqueles que foram impactados justamente por diferentes mídias, o que mostra o quanto os canais de aquisição são complementares.
Quer saber mais sobre os canais de aquisição? Acompanhe nosso artigo sobre o tema!
Canais de aquisição: o que é?
Canais de aquisição são meios pelos quais uma empresa pode captar seu público-alvo e gerar novas oportunidades de vendas.
Eles são extremamente importantes para a aquisição de leads e ajudam a sua marca a criar uma boa imagem na internet, incluindo conteúdos de qualidade para atrair e fidelizar a clientela.
Ao investir em diferentes canais de aquisição, é possível se aproximar bastante do público-alvo e, por meio de estratégias de marketing digital, aumentar a conversão.
Para que servem os canais de aquisição?
Os canais de aquisição servem para você se comunicar com os usuários e com o seu nicho, visando criar autoridade na internet por meio de criação de conteúdo e conquistar novas vendas.
Importante: os canais de aquisição também podem ser vistos como uma maneira bastante eficiente de apresentar e entregar a proposta de valor.
Principais canais de aquisição
Estes são os principais canais de aquisição do mercado:
Marketing de conteúdo
O conteúdo é um dos pilares para o sucesso em canais de aquisição. É por meio dele que você pode divulgar informações e dados relevantes tanto sobre o assunto referente ao seu nicho quanto sobre os produtos ou serviços que a sua marca tem a oferecer.
Redes sociais
As redes sociais podem ser encaradas como a primeira impressão que as pessoas terão da sua marca, como se fossem um cartão de visita.
É muito importante estar presente nas mesmas redes do seu público-alvo e investir em bons conteúdos para postar.
E-mail marketing
Ao utilizar os disparos de e-mail marketing de forma adequada, atendo-se ao perfil dos leads e às necessidades de cada um, esse canal de aquisição tende a trazer bons resultados.
No corpo do e-mail, você pode compartilhar ofertas personalizadas, cupons de desconto, informações sobre novos produtos, recados, etc.
Canais de busca
Por meio de um canal de busca, como é o caso do Google, o conteúdo vinculado ao seu site ou blog tende a aparecer para usuários que fazem uma pesquisa relacionada ao seu nicho.
É claro que, para isso, o seu site precisa estar otimizado de acordo com as estratégias de SEO, que envolvem um bom conteúdo, uso adequado de palavras-chave, entre várias outras ações para promover a encontrabilidade da sua empresa na internet.
Parcerias
Ao estabelecer parcerias com empresas complementares, pode-se gerar links externos que valorizem o seu site.
Basicamente, quando outro site cita o seu, o Google passa a entender que sua marca tem domínio e relevância dentro de um nicho específico e começa a oferecer mais dos seus conteúdos para o público.
Como eles se complementam?
Da mesma forma que você não consegue montar um time com apenas uma pessoa e obter o mesmo resultado que teria com uma equipe, o mesmo acontece com os canais de aquisição.
Quando o assunto é marketing digital, investir em apenas um canal de aquisição e negligenciar outros pode ser letal para os seus resultados.
O mais recomendável aqui é sempre acompanhar o Google Analytics para mensurar métricas e qual caminho o usuário faz para chegar ao momento da compra.
Dessa forma, você consegue descobrir quais canais de aquisição são os mais vantajosos para o seu caso.
Saiba em quais canais de aquisição investir
Agora que você sabe por que os canais de aquisição são tão importantes e complementares, deve estar se perguntando: em quais canais devo investir?
A Consultoria Digital é uma agência de Marketing Digital que pode te ajudar com isso.
Por meio de acompanhamento da jornada de compra do cliente e mensuração de métricas, podemos te ajudar a definir os melhores canais de aquisição, levando em conta seus objetivos e as especificidades do seu negócio.
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