Para que sua empresa tenha resultados satisfatórios utilizando o Marketing Digital, é preciso mais do que apenas criatividade na comunicação… é preciso planejamento! Isso acontece porque, ainda que algumas boas postagens em seu perfil nas redes sociais e página de blog possam ter um alto poder de engajamento, apenas a constância pode gerar bons resultados de conversão.
Então, para que a sua empresa possa alcançar essa constância sem perder a qualidade, o calendário editorial é uma ferramenta imprescindível. Quer entender mais sobre o assunto? Vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto nos próximos tópicos. Acompanhe!
O calendário editorial é um documento que tem o intuito de registrar todo o cronograma de conteúdo da sua empresa, funcionando como um guia do que será produzido e publicado durante determinado período de tempo.
Um calendário como esse pode conter informações como as datas de publicação no blog, publicações em redes sociais, palavras-chave, temas de cada publicação, características do público-alvo e outros dados importantes.
Esse recurso permite que a sua equipe de produção de conteúdo (assim como outras áreas do time de Marketing) tenham uma visão completa dos caminhos que cada conteúdo leva para ser produzido e devidamente publicado.
Existem diversos benefícios em criar um calendário editorial. Apesar disso, muitas empresas encaram esse recurso como um item supérfluo na estratégia de Marketing. Nos próximos tópicos, explicamos por que essa noção não poderia estar mais longe da verdade.
Conheça agora os benefícios de criar um calendário editorial:
Um calendário como esse permite que o seu time de conteúdo possa planejar ações com muito mais antecedência, contando com mais tranquilidade para trabalhar datas importantes sem precisar correr contra o tempo.
Além de otimizar a entrega de resultados, esse cuidado garante mais previsibilidade no cumprimento de prazos e evita que determinadas oportunidades de negócio passem despercebidas.
Um calendário editorial também permite que toda a sua estratégia seja revisada facilmente, já que funciona como um registro de todas as publicações já feitas. Ao analisar a performance de conteúdos anteriores, sua empresa pode aprender com os erros e acertos, adaptando os formatos e temáticas de acordo com os resultados.
Falando em analisar resultados, esse também é um ponto forte do calendário editorial. Com ele, é mais fácil entender fatores como os melhores dias e horários para determinadas publicações em blog ou redes sociais, quais são os temas que contam com maior demanda, quais são os formatos de conteúdo que trazem mais engajamento e muito mais.
Mesmo com todo o planejamento do mundo, o bloqueio criativo pode atacar. Por isso, é sempre bom estar munido de boas referências – e o calendário editorial pode ajudar com isso.
Um calendário editorial ajuda o seu time de criação de conteúdo a ter ideias melhores e mais refinadas, já que essa é uma importante fonte de inspiração para futuras postagens.
Quer conhecer o passo a passo da Consultoria Digital na criação de calendários editoriais personalizados para sua empresa? Então veja só:
Com um estudo de público-alvo, definimos qual é a regularidade ideal para postagens em seu blog e perfil de redes sociais.
Uma vez que definimos a frequência de postagens, analisamos as melhores datas para a entrega dos conteúdos, explicitando os seus formatos.
Blog, redes sociais, e-mail marketing. Existe um mundo de possibilidades abertas à sua empresa. Vamos decidir juntos quais se aplicam melhor ao seu negócio?
A Consultoria Digital é uma agência especializada na criação de conteúdo relevante e otimizado para os mais diversos canais de comunicação digital. Nossos especialistas estão sempre preparados para traçar estratégias especializadas e ajudar a sua empresa a seguir o calendário editorial à risca.
Entre em contato conosco agora para começar a aplicar esse recurso em sua estratégia de comunicação.