De acordo com o vice-presidente corporativo da Microsoft Advertising, Rik van der Kooi, o número de pesquisas em desktop aumentou por conta da quarentena. Além disso, foi destacado que, na última crise em 2008, a busca superou todos os demais formatos, visto que os consumidores, em casa, estão fazendo cada vez mais pesquisas e compras online.
Ainda assim, van der Kooi afirmou, durante o evento “Microsoft Elevate”, que a chave para se adaptar às mudanças ocorridas na quarentena está na avaliação do comportamento do consumidor, que muda constantemente. Desta forma, apesar da crise econômica, diversas marcas optaram por manter suas campanhas, a fim de atingir os limites de CPA e ROI, cumprindo com o fluxo de estratégias de marketing para que o mercado continue se movimentando.
Além disso, ele afirma que existem consumidores que não podem estar na linha principal ou na posição um, mas há algumas oportunidades com CPAs mais baixos em relação aos anteriores, visto que a maioria dos anunciantes estão diminuindo seu investimento a curto prazo.
Mudanças no comportamento online
Foi observado, ainda, que algumas mudanças de comportamento de consumidores podem se manter a longo prazo. Isso significa que as estratégias de marketing, bem como a realocação de anúncios, devem ser discutidas para um novo panorama pós-pandemia, maximizando a exposição aos consumidores nesse ambiente.
Em contrapartida, a sua área de trabalho também deve ser observada constantemente, a fim de analisar o número de compartilhamento de cliques em relação aos meses anteriores e durante a crise. Sendo assim, visando otimizar o trabalho, a Microsoft verificou que a procura por PCs, em seu sistema, mudou, já que diversos funcionários passaram a trabalhar em casa, e, portanto, tornou o Bing o principal buscador dos dispositivos com Windows 10.
Modificações na jornada de compra
Bem como as mudanças de comportamento online, a jornada de compra dos clientes também será mais longa. Isso significa que o consumidor, além de passar horas pesquisando as melhores ofertas de produtos ou serviços na internet, também poderá demorar para se decidir. Desta forma, é fundamental que empresas otimizem suas campanhas de marketing e remarketing, pois esse é o momento de ser visto pelos clientes.
Ademais, van der Kooi sugere que os limites de CPA e ROI sejam mais flexíveis, uma vez que as empresas devem garantir que as transações possam ser fechadas durante as jornadas mais longas.
Buscas, no segmento do varejo, também estão aumentando, como no caso de itens de hardware, ferramentas, tecnologia e móveis para compra online. Ainda assim, pesquisas de itens que disponibilizem entregas grátis ou mais rápidas também são mais realizadas neste período.
Com isso, é muito importante que sua empresa saiba se adaptar às mudanças de uma crise, pois nunca se sabe quando ela pode chegar ou impactar o seu negócio. Não deixe de contar com o auxílio de uma agência de marketing digital especializada.