A Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado, ouviu 1.300 brasileiros a fim de identificar seus comportamentos em relação a viagens futuras. Dentre o demográfico que compunha a pesquisa, 61% eram mulheres, enquanto 39% eram homens. Todos foram ouvidos entre os dias 21 e 25 de julho.
Segundo a fundadora da Hibou e responsável pela pesquisa, o brasileiro pretende viajar ainda este ano, a maioria em dezembro.
Quais os principais destinos?
Após a pandemia, os destinos nacionais serão os preferidos. Segundo a pesquisa, 55,4% pretendem viajar pelo país, incluindo 26,8% que planejam viagens dentro do seu próprio estado.
Apenas 16,9% desejam visitar a Europa, enquanto 8,9% manifestaram desejo de ir para América do Norte e 5,5% para a América Latina. O indecisos somam 8,8%. A grande maioria, 70% dos entrevistados, gostaria de ser acompanhada pela família ou parceiros.
A quantidade de dias planejados para as férias varia bastante, indo do mínimo de 4 dias até os 90 dias permitidos pelo visto turístico. A média, no entanto, é de 11 dias de viagem.
Quais cuidados os brasileiros pretendem tomar?
Ainda que o desejo de viajar seja grande, muito brasileiros demonstram preocupações quanto aos cuidados de saúde. O risco de contaminação é o fator que preocupa 50% dos brasileiros, seguido por problemas econômicos pessoais (33,5%) e o medo de uma segunda onda do coronavírus (32,3%).
Procedimentos como a individualização dos alimentos nos aviões e o uso de pagamentos digitais estão na lista entre as mais populares práticas a serem adotadas.
Para 79,5% dos entrevistados, o uso de máscaras pessoais e por toda a equipe de atendimento é essencial; 69,4% acham que o kit de higiene com álcool em gel deve ser obrigatório; 58% darão preferência a restaurantes sem aglomeração e 54,3% querem que bagagens sejam higienizadas pelas companhias.