A chegada da Covid-19 no País mudou completamente a vida dos brasileiros, bem como seus comportamentos de compra. Devido à necessidade de compra por itens essenciais, como alimentos, produtos de higiene e medicamentos, alguns produtos ficaram em segundo plano.
Atualmente, empresas que oferecem entrega rápida e serviços de delivery estão se destacando no mercado. O momento de se reinventar permite que empresas, que talvez não estivessem com uma boa receita anteriormente, aumentem seu faturamento durante o período, trazendo diferenciais e facilidades ao consumidor.
Aumento das vendas online na quarentena
Atingindo seu maior pico de conversões em março, as vendas online não param de subir. Como alternativa para o fechamento temporário de estabelecimentos comerciais, muitas lojas e restaurantes têm oferecido a opção de compra por e-commerce e aplicativos de entrega por delivery, oferecendo uma maior praticidade a pedidos e entregas.
Além disso, também foi observado o aumento da demanda por produtos, como roupas, sapatos e itens pessoais adquiridos online durante o isolamento social, por conta das mudanças nos hábitos do consumidor brasileiro. Com isso, houve uma maior aceitação de itens que antes possuíam um baixo número de vendas, além de mudanças no atendimento.
O e-commerce e a pandemia
A Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) e a Konduto realizaram uma pesquisa com o objetivo de metrificar os impactos da Covid-19 no e-commerce brasileiro. Dessa forma, chegaram às seguintes informações:
- As vendas acumuladas nos e-commerces de produtos aumentaram 40% de março até agora.
- Os setores com maior destaque em aumento de venda são: “moda”, “calçados”, “farmácias”, “supermercados” e “artigos esportivos”, que obtiveram períodos seguidos de alta.
- Já nos e-commerces de serviços, em setores como “turismo” e “venda de ingressos”, houve quedas drásticas a partir de março, por motivos óbvios.
- Porém, setores, como o de “entregas”, que favorecem o consumo em casa e o consumidor “indoor” apresentaram crescimento.
Acreditamos que este momento seja uma grande “virada de chave” para o comportamento dos consumidores on-line e que o crescimento dos negócios digitais continuará depois que o período de pandemia e quarentena passar.
Em meio a um momento desafiador como este, é possível encontrar oportunidades para se estabelecer no mercado de e-commerce e entregar a melhor experiência possível para fidelizar os consumidores emergentes.
Este é o momento de investir no digital!
Mudanças nas estratégias por parte das empresas
Como estamos diante de um cenário de incertezas, vivendo um dia de cada vez, é válido considerar e repassar suas estratégias a longo prazo. Com o surto do novo coronavírus no Brasil, é preciso adotar ações rápidas, que beneficiem o consumidor neste momento delicado, uma vez que a orientação é permanecer em casa. Portanto, é interessante que as empresas ofereçam opções de entrega favoráveis, bem como conteúdos leves, como forma de distração nas redes sociais durante a quarentena.
As pesquisas no Google refletem o comportamento do consumidor.
Em um novo relatório do Google Trends, foram identificados novos picos de pesquisas no buscador, o que corresponde, diretamente, ao período de pandemia e quarentena no qual estamos.
As pesquisas com a palavra-chave “entediado” tiveram uma alta no final do mês de março, se estendendo, também, em abril.
Além disso, pesquisas com a palavra-chave “em casa” também apresentaram crescimento, mantendo-se, contudo, mais constante do que a palavra-chave anterior.
Por que é interessante você saber disso?
Por serem assuntos pelos quais os usuários estão pesquisando, torna-se propício abordar essas palavras-chave mencionadas em suas estratégias de marketing digital. Podemos criar um conteúdo rico sobre, por exemplo, “X formas de acabar com o tédio” ou “Como fazer Y coisas em casa”.
Pense em como a sua empresa pode auxiliar seus consumidores neste momento de tédio e de atividades em casa.
Como entender e se adequar ao consumo atual
O modo pelo qual estamos consumindo, neste momento, é diferente. Entretanto, não significa que, por estarmos em casa, estamos economizando, uma vez que o volume de compras do mês está sendo maior. Essa é uma das consequências da sensação de não saber o que vem pela frente. As incertezas fazem com que muitos sintam a necessidade de adquirir enquanto podem, como forma de prevenção.
Por esse motivo, empresas devem priorizar ações de valor sentimental, que não devem ser ignoradas pela população em meio ao medo da pandemia. Estratégias de venda em datas comemorativas, como o Dia das Mães, são muito bem-vindas, já que o momento atual nos ensina novas formas de se fazer presente, mesmo longe.
E a sua empresa está preparada para os novos comportamentos de compra dos consumidores? Não deixe de adequá-la, principalmente neste momento.
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