O branded content é uma estratégia dinâmica capaz de melhorar e impulsionar os resultados de uma empresa no e-commerce. Inovar no mercado é um desafio para todas as marcas, e o branded content é a solução que traz novas experiências aos consumidores, melhorando a comunicação da empresa e sua relevância.
Apesar de ser uma estratégia relativamente nova e menos conhecida, ela é muito eficaz, tanto que recebeu uma categoria de premiação oficial no Festival Cannes Lions.
O termo branded content significa conteúdo de marca, o que envolve toda a criação de conteúdo relacionada ao universo da empresa. Esses conteúdos devem ter qualidade e ser estrategicamente direcionados ao público-alvo. Com isso, a divulgação da marca se torna dinâmica e natural – ao invés de ser relacionada a anúncios que são ignorados com frequência.
Como o branded content funciona?
Ele intensifica a identificação dos clientes com a marca por entregar algo mais adaptável e flexível, englobando informação, entretenimento, diversão e publicidade. Além disso, o branded content pode ser aplicado em vários canais de comunicação, incluindo aplicativos e tecnologias móveis avançadas.
O conteúdo de alta qualidade é compartilhado de forma espontânea, e o branded content foca nesse resultado. Assim, o material criado a partir dele vai além do básico que muitos já conhecem, ou seja, a produção é realmente feita para surpreender e conquistar o público.
O seu objetivo é sempre posicionar e engajar a divulgação da marca, o que traz muitos benefícios para a empresa, como:
- O desenvolvimento de novas ideias;
- A fidelização de clientes;
- A geração de novos leads;
- A atração de parcerias.
Quando bem alinhado, o conjunto de ações do branded content evidencia os valores e o propósito da empresa, criando conexões mais próximas e despertando sensações conscientes que levam o cliente a escolher determinada marca na hora da decisão de compra de serviços ou produtos.
Aplicação do branded content no e-commerce
Podemos notar que o branded content é uma estratégia importante para as marcas, podendo ser utilizado no e-commerce para desenvolver o reconhecimento e a relevância de uma loja virtual em relação aos seus milhares de concorrentes.
O branded content aplicado no e-commerce cria um envolvimento genuíno com o público, pois entrega conteúdos emocionantes e empolgantes e, assim, desperta sensações. Dessa forma, a marca consegue transmitir sua mensagem de uma forma menos invasiva.
Essa estratégia apresenta uma nova maneira de abordar os clientes, acompanhando as rápidas mudanças que acontecem no comportamento dos consumidores dessa geração.
Dicas para aplicar o branded content no e-commerce
É possível notar que essa estratégia é bem eficiente! Veja algumas dicas que podem servir como guia para o e-commerce que deseja ganhar destaque por meio dela:
Dividir histórias
A história é um tipo de conteúdo consumido há muito tempo. Os seres humanos desenvolveram a facilidade de relacionar e lembrar de coisas que têm uma história por trás. Conte a história da sua marca transmitindo segurança, confiança, credibilidade e potencial. Quanto mais o cliente conhecer a empresa, mais próximo ele se torna dela.
Definir o público-alvo
Para que os resultados sejam positivos, os esforços do e-commerce devem ser focados no público-alvo e suas necessidades! Busque oferecer o que o público procura, tornando a estratégia mais poderosa e assertiva.
Focar nas experiências
Essa questão é uma das mais importantes, pois toda a experiência do cliente dentro do e-commerce deve ser excelente e segura. Certifique-se do bom funcionamento de todos os recursos do site, desde os detalhes e apresentação do produto até a política de trocas e devoluções. A diversidade é um fator muito importante atualmente, e as marcas que a trazem são apontadas pelo público como mais confiáveis.
Essas são apenas algumas dicas, mas o branded content pode ser desenvolvido de várias formas, devendo ser cada vez mais explorado devido ao seu grande potencial. Veja como a produção de conteúdo ajuda seu negócio a crescer!