Saber a diferença entre blogueiro, criador de conteúdo e influenciador digital vai além de mera curiosidade. Saiba a importância de cada um deles em uma estratégia de Marketing Digital.
Pode parecer que esses três profissionais fazem a mesma coisa, mas, na prática, há diferenças que tornam cada denominação única e mais viável em uma determinada estratégia.
Esclarecemos melhor qual é a função de cada um deles neste texto – e é justamente sobre isso que Daniel Imamura, CEO aqui da CD, fala no vídeo abaixo. Aproveite para entender o ponto de vista de uma agência especialista em SEO e em criação de conteúdo:
Afinal, qual é a diferença entre blogueiro, criador de conteúdo e influenciador digital?
Os três papéis envolvem a divulgação de produtos ou serviços e podem ter uma forte presença digital.
Em contrapartida, para alcançar os melhores resultados, você precisa entender o seu público, onde ele está e como se relaciona. Só assim poderá escolher qual tipo de estratégia de Marketing Digital utilizar.
Entenda melhor as diferenças entre blogueiro, criador de conteúdo e influencer a seguir!
Blogueiro
O blogueiro é um profissional que geralmente possui um site ou blog onde posta conteúdos relevantes para a audiência.
Dessa forma, faz parte do seu papel produzir um ótimo conteúdo, assim como aplicar estratégias de SEO para ficar bem-posicionado nas buscas do Google.
Na prática, quando o blogueiro gera um material que apresenta uma solução aos seus potenciais clientes, ele tem ótimas chances de ter seu conteúdo considerado de relevância, ser encontrado com mais facilidade e levar as pessoas ao seu site.
Quando apostar no trabalho de um blogueiro?
Se seu público costuma fazer pesquisas no Google para saber mais sobre o produto ou serviço que você vende, esse profissional pode ser parte da sua estratégia.
Criador de conteúdo
Criador de conteúdo é um termo amplamente utilizado na internet, podendo abranger diversas formas de atuação.
Aqui, vamos considerá-lo como a pessoa que cria vídeos que conversam com uma audiência em específico e por um tempo um pouco maior.
A criação de conteúdo por parte desse profissional pode incluir vídeos mais técnicos ou mais divertidos, dependendo de qual for a sua demanda para fazer uma ação publicitária.
Quando apostar no trabalho de um criador de conteúdo?
Se seus potenciais clientes se encontram no YouTube, por exemplo, o criador de conteúdo pode ser uma ótima forma de incrementar sua estratégia de Marketing Digital.
Nesse sentido, se você vende algum serviço relacionado à área de tecnologia, investir em conteúdos mais técnicos certamente traz melhores resultados.
Por outro lado, quem trabalha com animais de estimação pode optar por um criador de conteúdo que já tenha pets e possa divulgar um dos seus produtos durante um vídeo descontraído.
Esses são somente exemplos, pois há muitas opções e todas devem ser estudadas.
Influenciador digital
O influenciador digital – ou influencer, como se diz popularmente – é aquele que tem uma forte presença nas redes sociais. Hoje, há dois tipos de influenciadores facilmente encontrados:
- O influenciador celebridade, que já é conhecido por atuar como ator, cantor ou modelo e, por isso, conta com uma quantidade enorme de seguidores nas redes;
- O influenciador especializado, que tem conhecimento sobre um determinado assunto e chama a atenção de um público bastante específico, buscando saber mais sobre a temática.
Quando apostar no trabalho de um influencer?
Você deve estudar qual tipo de influencer faz mais sentido para o seu negócio, como aquele que pode divulgar seu produto para um público em geral, ou o que já é especialista na sua área e pode te ajudar a alcançar um público bastante específico.
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Somos uma agência de Marketing Digital que conta com profissionais especializados para elaborar materiais de relevância, gerando engajamento com seus consumidores e mercado.
A criação de conteúdo realizada pela CD leva em consideração a importância de ofertar materiais de alta qualidade em canais de comunicação. Além disso, ela está pronta para te ajudar com estratégias de Marketing que levam em conta a otimização para mecanismos de busca (SEO).
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