O Pix chegou há pouco tempo, e o Banco do Brasil, sem perder tempo, criou um sistema para integrar o recurso ao WhatsApp. Essa foi a primeira parceria do serviço de pagamento instantâneo com o aplicativo de mensagens mais conhecido do momento. A ponte criada pelo Banco do Brasil, entre o Pix e o WhatsApp, é mais uma forma de facilitar a rotina das pessoas.
O Banco do Brasil foi o primeiro banco a usar o WhatsApp com inteligência artificial e bot. Os bancos estão em busca da transformação digital, aumentando o uso da inteligência artificial para oferecer serviços e produtos inovadores, facilitadores e relevantes para seus clientes. Além disso, a tecnologia é capaz de reduzir custos operacionais.
Como vai funcionar o processo do Pix no WhatsApp do Banco do Brasil
O pagamento via Pix, no WhatsApp do Banco do Brasil, é feito por meio do chatbot (assistente virtual) da instituição. Os clientes precisam adicionar o número do banco – (61) 4004-0001 – aos contatos e iniciar uma conversa com o chatbot enviando a palavra “PIX”. Após esse contato, a assistente virtual envia opções para o cliente escolher, sendo elas:
- Realizar pagamentos;
- Cobrar transferência bancária;
- Cadastrar chave Pix.
De acordo com a opção escolhida, outros dados podem ser solicitados, como, por exemplo, informações bancárias, e-mail, CPF ou telefone do destinatário. Por garantia, o chatbot também solicita a confirmação dos dados em cada transação. Ao responder “sim”, o usuário recebe um link, digita a senha e conclui a operação de forma simples, segura e rápida.
O assistente virtual do Banco do Brasil (BB) também permite que o usuário gere um QR Code para compartilhar com o pagador. O QR Code terá validade de 24 horas e é mais uma facilidade que a instituição financeira oferece para seus clientes.
Desde 2018, o Banco do Brasil faz atendimentos via WhatsApp e Messenger, ou seja, a integração do Pix é mais uma alternativa tecnológica para melhorar a experiência dos usuários. O serviço ficará disponível 24 horas por dia, todos os dias do ano e é gratuito.
O Banco do Brasil saiu à frente de seus concorrentes com o recurso de integração do Pix com o WhatsApp. Ser o primeiro a oferecer esse serviço criativo e facilitador soma pontos positivos para o banco. Além disso, o chatbot do BB pode ser acessado a partir de comandos de voz interpretados pela inteligência artificial. Ao adotar as principais tendências de tecnologia, a instituição bancária mostra que está empenhada em acompanhar a transformação digital.
Lançamento do Pix no Brasil
O serviço de pagamento instantâneo Pix foi criado pelo Banco Central (BC) e começou a funcionar no dia 16 de novembro. Com mais de 30 milhões de cadastros e mais de 71 milhões de chaves registradas, o Pix é a mais nova tecnologia de pagamentos desenvolvida para os cidadãos brasileiros. O Pix está disponível para 734 bancos, instituições financeiras e corretoras operantes no Brasil. Veja como o Pix, a nova modalidade de pagamento instantâneo, vai beneficiar o e-commerce.
O intuito do novo sistema de pagamentos é aumentar as transações financeiras digitais e diminuir o uso do dinheiro em papel. De acordo com as informações do Banco Central, o Pix vai aumentar a competição no mercado financeiro e girar a economia do País.