Ainda que não sejam unanimidade nos lares brasileiros, a cada ano, assistentes virtuais ganham mais força no mercado, começando pelo lançamento da versão em português da Alexa no final de 2019.
Além dela, Siri, Cortana e o Google Assistente também prometem agilizar a vida dos aficionados por tecnologia, ou simplesmente daqueles que procuram uma forma mais rápida de fazer tarefas cotidianas.
Enquanto essa tendência representa mais comodidade para os usuários, para as empresas, essa é uma grande oportunidade de utilizar a busca orgânica, a fim de alavancar as visitas aos sites e, consequentemente, as conversões.
Se você já trabalha com otimização para mecanismos de busca, ou o famoso SEO, sabe que a busca por voz pode trazer mudanças incríveis para os resultados de pesquisa.
Mas, se você quer saber mais sobre como essa nova realidade pode ser aplicada aos seus negócios, continue lendo o nosso artigo.
O que é o BERT?
Para começarmos a perceber como o Google compreende as pesquisas por voz, precisamos primeiro entender uma mudança do algoritmo de buscas da plataforma, que ocorreu em dezembro do ano passado: o BERT, sigla que, em português, significa Representações Encodadas Bidirecionais a partir de Transformadores.
Esse algoritmo é um esforço do Google para entender melhor a intenção e o contexto da pesquisa de cada usuário no instante em que ela está sendo realizada.
Dessa maneira, ele pode apresentar os resultados mais úteis e relevantes para cada pesquisa. Entre os fatores levados em consideração, estão a localização do usuário, a ordem de palavras na frase e, até mesmo, o histórico de navegação individual.
Mas por que isso é importante?
Desse modo, o Google é capaz de responder melhor às nuances da fala, tornando a experiência mais fluida para quem está procurando por uma informação, produto ou serviço.
Segundo a empresa, sites de nicho têm mais chance de aparecer nas primeiras posições, desde que respondam de forma satisfatória ao termo de pesquisa.
Como me preparar para atender a essa demanda?
Para ranquear bem em termos de pesquisa por voz, não existe uma receita mágica, infelizmente, mas existem práticas importantes que precisam ser seguidas se você quer que a sua empresa tenha resultados. A primeira delas é um bom trabalho de SEO.
Comece pelo básico
Otimizar páginas para as buscas orgânicas leva tempo e não é apenas um trabalho textual. Fatores como duração de carregamento, segurança da página e a performance em dispositivos móveis são vitais para que a sua estratégia de SEO seja bem sucedida.
Comece oferecendo conteúdo de qualidade para aqueles que visitam o seu site. Além disso, tente entender as dores e necessidades do cliente, baseando seu planejamento de comunicação nesses dados.
Da mesma forma, atente-se para a performance de seu site nas redes sociais, pois esse também é um importante fator de ranqueamento.
Essas são práticas tradicionais de SEO que podem parecer óbvias, mas são muito importantes para que o seu site chegue aos primeiros resultados da primeira página.
Analise suas palavras-chave
Lembra que falamos sobre como o BERT é melhor em entender a intenção do usuário? Isso quer dizer que se você quer ranquear bem em pesquisas de voz, precisa parar de pensar em palavras-chave apenas como textos escritos e passar a analisar padrões de fala e coloquialismos como oportunidades de chegar ao seu cliente.
Indo mais além, é preciso entender como as dúvidas do seu cliente podem virar termos de pesquisa que ajudarão o seu site a escalar algumas posições na SERP. Termos que começam com “qual”, “como”, “onde” e “por que” podem ser verdadeiras minas de ouro para profissionais de SEO.
É hora de pensar nos snippets
Você já pesquisou por alguma coisa no Google e percebeu que no lugar dos anúncios estava uma caixa de texto que respondeu à sua pergunta? Esses são os featured snippets, as posições zero.
Os featured snippets são seções da página de resultados que figuram antes mesmo dos resultados orgânicos. Seu objetivo é responder à pergunta do usuário de forma sucinta, sem que seja necessário o acesso a nenhum site.
Se você quer escrever um texto para snippets, tente mantê-lo abaixo de 30 palavras. É importante saber que, enquanto esses trechos nem sempre são retirados do primeiro resultado de pesquisa, eles quase sempre são retirados de sites que figuram na primeira página.
Portanto, páginas com trabalhos de SEO consistentes têm a chance de receber um empurrãozinho e aparecer na posição zero, desde que respondam ao termo de pesquisa de forma satisfatória.
Continue o trabalho!
Agora que você está por dentro das melhores práticas de SEO para ranquear bem em pesquisas por voz, já tem todas as informações para colocar a mão na massa e começar a otimizar o seu site.
Lembre-se sempre: SEO é um trabalho de resultados a longo prazo. Mantenha em mente o comportamento dos seus clientes e procure criar conteúdos que atendam não só às necessidades deles, mas também às perguntas que podem existir.