Sua equipe de marketing luta para aumentar a capacidade produtiva todos os dias, mas não consegue dar vazão à demanda de trabalhos, resultando em projetos atrasados e oportunidades perdidas?
Fique sabendo que é possível, sim, virar o jogo. Basta colocar em prática as estratégias que compartilharemos neste artigo, e você saberá como aumentar a capacidade produtiva no marketing da sua empresa. Vamos lá?
Ah, mas antes, deixa a gente te dar um toque. Se você prefere conferir este conteúdo em outro formato, o Daniel Imamura, nosso CEO, publicou um vídeo bem legal sobre o assunto lá em nosso canal do YouTube. Dá uma conferida e já deixa seu like!
Agora, sim. Vamos lá!
O que é capacidade produtiva?
A capacidade produtiva consiste no quanto de atividades o seu time consegue entregar em um determinado período. A capacidade produtiva está diretamente relacionada à produtividade, a chave para o sucesso de qualquer negócio atualmente. Diferentemente do que muitos pensam, não significa alocar mais e mais tarefas no cronograma e entregar tudo de qualquer jeito.
Produtividade é, na verdade, trabalhar de forma mais inteligente e estratégica, e não simplesmente mais rápido. Veja bem: um trabalho ruim tem grandes chances de voltar para ajustes, levando mais horas para ser corrigido, não é mesmo? Ou pior, pode ser até completamente reprovado, resultando em refação e desperdício de tempo e dinheiro, justamente o que você não quer.
Então, quando pensar em produtividade e capacidade produtiva, pondere unir agilidade à qualidade, beleza?
O que pode estar impactando a capacidade produtiva no marketing da sua empresa
Muitas vezes, o estopim para a falta de produtividade é não ter na ponta do lápis o tempo que cada tarefa leva para ser concluída. Sem parâmetros, você arrisca alocar poucas ou muitas tarefas para uma mesma pessoa. Nesse último caso, só restam dois caminhos para os colaboradores: diminuir a qualidade da entrega e concluir no prazo ou atrasar a conclusão dos trabalhos, mas entregá-los com qualidade.
Independentemente do cenário, a capacidade produtiva é prejudicada, seja pela alocação de poucas tarefas, refação de atividades mal-desenvolvidas ou atraso na entrega.
Aumento da capacidade produtiva: principais passos para começar
Confira as dicas e assuma o controle da capacidade produtiva da sua empresa!
1. Cronometre o tempo das tarefas
Se o problema é a falta de previsibilidade de conclusão das tarefas, obviamente que o primeiro passo para aumentar a capacidade produtiva é cronometrar o tempo para concluir cada tarefa.
Mas não vá pensando que basta cronometrar uma única tarefa de cada tipo e pronto. Alto lá! É preciso montar um histórico com o tempo que todos os colaboradores levaram para concluir cada tipo de atividade e, depois, efetuar uma média.
Para otimizar a cronometragem, recomendamos o uso de programas de gestão de tarefas, como Runrun.it, eKyte e Operand. Nessas plataformas, cada colaborador registra o quanto demorou para desempenhar cada tarefa, e você pode puxar esses dados posteriormente para definir o tempo de cada tarefa.
2. Aplique a técnica da agenda previsível
Como o próprio nome sugere, essa técnica tem o objetivo de tornar o cronograma de atividades mais previsível. Para isso, recomendamos que, a cada final de ano, o setor de marketing se reúna para avaliar seu desempenho nos últimos doze meses e planejar o cronograma de marketing do próximo período.
É possível, ainda, trabalhar com um menor tempo de previsibilidade, seja semestral, mensal, semanal e diariamente. No vídeo a seguir, Daniel Imamura ensina a organizar a agenda previsível:
Ao aplicar essa técnica, você saberá de antemão se aquilo que está planejando é possível de ser realizado no prazo proposto, com o orçamento disponível e se será necessário contratar mais pessoas ou uma agência especializada para apoiar as atividades.
3. Esteja preparado para imprevistos
Não é possível prever tudo o que está por vir e só nos basta, portanto, contar com o inesperado. Por isso, ao efetuar o planejamento (anual, mensal, semanal ou diário), deixe um espaço reservado para resolver imprevistos.
Além disso, acorde com o time de marketing que, caso não haja esse tipo de situação e conclua as tarefas do dia antes de terminar o expediente, que comece a adiantar as tarefas programadas para o próximo dia. Assim, mantém-se a produtividade, a qualidade das entregas e o cumprimento dos prazos.
Capacidade produtiva na prática: realmente funciona?
Sim, e a Consultoria Digital é prova disso. Aqui na CD, além de oferecermos contratos de escopo fixo, que seguem rigidamente um planejamento de longo prazo, também contamos com contratos de escopo flexível.
Nessa modalidade, o cliente indica os serviços que deseja contratar, por exemplo: 8 artigos de blog, 10 posts de social media, duas análises de SEO. Com base na média de tempo que nosso time leva para concluir cada tipo de tarefa, apontamos o número de horas a serem contratadas.
Viu como é possível aumentar a capacidade produtiva no marketing da sua empresa sem deixar de lado a qualidade da entrega?
Se você tem interesse em conhecer nosso escopo de trabalho flexível, entre em contato com a Consultoria Digital, a agência de marketing digital especialista em fazer a sua empresa vender mais pela internet!