Com as medidas de isolamento social e um vírus altamente contagioso circulando pelo mundo, o setor de turismo e transporte foi o mais afetado, com a diminuição de sua receita em 72% em todo o Brasil, apenas no período entre abril e maio de 2020, segundo a BizCapital.
Ao contrário do mercado de alimentos e delivery, que tem faturado durante a quarentena, muitos segmentos estão sendo prejudicados, como lojas físicas de roupas e acessórios, que tiveram uma diminuição de 66% em sua receita, e restaurantes, bares e lanchonetes, que perderam 62%.
Setores mais e menos afetados pela pandemia
Para empresas de crédito e empréstimos, o cenário é outro. Desde o início da quarentena, a BizCapital, por exemplo, obteve um crescimento de 20% em empréstimos, principalmente para restaurantes e bares, que estão temporariamente fechados devido à pandemia. Apesar disso, muitos empreendimentos do setor estão buscando soluções por meio do serviço de delivery e vendas online para manter sua receita estável nesse período.
Seguindo pelo mesmo caminho, o varejo de alimentos, como mercados e quitandas, tem sofrido um impacto menor, devido à sua necessidade de consumo, contando com uma queda na receita de 29%. Estabelecimentos como farmácias e drogarias, embora essenciais, também registraram uma queda de 22% entre abril e maio, mesmo fazendo seu capital girar.
Recursos digitais em alternativa à crise
Apesar do momento não favorável, muitos empreendedores estão enxergando que, para toda crise, existe uma nova oportunidade. O momento atual pede uma maior adaptação e novas formas de se reinventar nos negócios, em qualquer segmento que seja. Portanto, apostar em ações digitais, como vendas de produtos e serviços na internet, produção de conteúdo nas redes sociais, criação de anúncios e suporte ao cliente de maneira eficaz são algumas das principais medidas a serem adotadas.
Durante a pandemia, aproveite para pensar em soluções criativas e, também, para mudar o seu modelo de negócio, afinal, são novos tempos que exigem adaptações. Esteja preparado e conte com estratégias de marketing adequadas para o seu negócio.