Você já parou para analisar como os jogos online, mesmo os gratuitos, podem faturar milhões? Existe uma estratégia de marketing e vendas bem grande por trás desse resultado.
Analisamos um dos maiores jogos da atualidade, o Call of Duty.
Em dezembro de 2020, foi anunciado que a empresa Activision faturou US$ 3 bilhões com essa franquia.
Mas não pense que isso foi por acaso. Houve muita estratégia de marketing e venda envolvida nesse resultado. Então, vamos trazer aqui os principais insights para você poder se inspirar e adaptar para o seu negócio.
Marketing de novos produtos
Call of Duty é uma franquia de jogos pagos que lança anualmente um novo título, mas que, em março de 2020, resolveu lançar também um jogo gratuito chamado Warzone.
Boa parte da divulgação do jogo foi feita para quem já tinha comprado o último título da franquia, ou seja, ofereceram o jogo para quem já é cliente e gosta do produto.
Essa estratégia você também pode adotar no seu negócio: ofereça seus produtos ou serviços, inicialmente, para os clientes que já são fiéis à sua marca.
Outro detalhe importante é que o Warzone foi disponibilizado por meio do menu do jogo pago, o Call of Duty Modern Warfare.
Além disso, este é outro ponto ao qual você precisa se atentar: a facilidade de acesso ao seu novo produto ou serviço.
Você já pensou em como levar os novos produtos ou serviços até seus clientes de forma facilitada? Quanto mais fácil for, mais pessoas vão querer experimentar.
Como a empresa fez para aumentar a receita com um jogo grátis?
O jogo grátis foi uma oportunidade para várias pessoas a fim de que elas pudessem conhecer a franquia de jogos e se interessassem pelo produto principal, ou seja, o jogo grátis impulsionou as vendas do jogo pago.
Essa é a mesma estratégia do vendedor de queijo. Quer ver?
Ele te dá uma amostra grátis, você gosta e leva o queijo inteiro.
Outra estratégia adotada foi também lançar uma versão de jogo para mobile, também de forma gratuita. Isso aumentou a base de jogadores e, consequentemente, as chances de venda de itens nos jogos.
Não sei se você sabe, mas dentro desses jogos é possível comprar itens para utilizar durante as partidas. Para você adquirir esses itens, é necessário que gaste dinheiro real, ou seja, agora com milhões de jogadores, tanto no computador quanto no celular, a empresa pode vender milhões de itens nos jogos e faturar com cada transação.
Nesse caso, você pode também fazer igual ou adaptar a estratégia para o seu negócio.
Pense se existe algum serviço que você possa oferecer gratuitamente ou por um valor acessível que será a porta de entrada para vender muito mais.
Aqui, na Consultoria Digital, nós oferecemos uma análise grátis em nosso site. E essa é a porta de entrada para vender outros serviços da agência.
Viu como analisar outros mercados pode nos inspirar e trazer ideias bacanas?
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