Você sabia que é possível fazer uma análise competitiva com o auxílio da ferramenta Semrush e emitir relatórios para estudar melhor os concorrentes de uma empresa?
Suas estratégias podem ser elaboradas de forma mais eficiente e você passa a ter uma série de informações extremamente importantes em mãos.
Aprenda a fazer uma boa análise competitiva com o Semrush – e não deixe de conferir nosso vídeo com um passo a passo bem detalhado e cheio de dicas.
O que é uma análise competitiva?
Uma análise competitiva nada mais é que analisar seus concorrentes para encontrar pontos fortes e fracos, assim como estratégias de marketing digital utilizadas por empresas que atuam no mesmo nicho que o seu.
Assim, ao fazer uma análise competitiva do que outras empresas que concorrem com a sua estão fazendo, você pode aprender com os acertos e erros delas, replicar o que pode dar certo e evitar problemas.
Uma análise competitiva te ajuda a definir suas próximas estratégias e sua proposta de valor, permitindo que você possa confrontar outros players do mercado.
Leia também: Como fazer análise competitiva em SEO passo a passo
Como fazer análise competitiva no Semrush?
Para fazer uma análise competitiva no Semrush, acompanhe as dicas que o nosso especialista, Daniel Imamura, deu no vídeo abaixo:
A ferramenta Semrush permite realizar muitas ações. Veja algumas delas a seguir.
Identificar seus principais concorrentes
No Semrush, entre na ferramenta “Market Explorer”, adicione o seu negócio (seu domínio) e comece a ver quem são seus principais concorrentes, assim como sua posição em comparação a eles.
Em “Concorrentes”, acesse os dados de estatística de tráfego. Então, para identificar ainda mais concorrentes, veja a ferramenta de “Pesquisa orgânica”.
Role a tela para baixo para encontrar a lista de concorrentes orgânicos (você pode baixá-la). Faça o mesmo em “Ferramenta de pesquisa publicitária” e em “Pesquisa de PLA”. Assim, você terá três fontes de dados.
Analisar os concorrentes
De acordo com o público-alvo
É possível analisar quem é o público dos seus principais concorrentes e, com isso, encontrar falhas no seu próprio público que podem ser solucionadas.
A ferramenta “Análise de tráfego” pode te ajudar com isso, assim como o “Gráfico de sobreposição de público”, que te compara com os seus concorrentes diretos.
Se você rolar a tela um pouco para baixo, verá que o gráfico também mostra quais sites do mesmo nicho o seu público visitou. Dessa forma, você pode ter insights na hora de construir uma imagem que chame mais a atenção dos usuários.
De acordo com o tom de voz
Estudar o tom de voz é fundamental para que você saiba como conversar e se conectar de fato com o seu público.
No Semrush, você pode revisar os sites dos seus concorrentes diretos. Então, preste bastante atenção em:
- Mensagens que eles projetam;
- Palavras que mais utilizam;
- Nível de facilidade de leitura dos conteúdos;
- Sentimento e emoções causadas pelos conteúdos;
- Uso de imagens.
De acordo com a estratégia de marketing de conteúdo
É fundamental saber quais categorias de conteúdos mais engajam seu público. Assim, por meio de uma análise competitiva, você tem acesso ao que os seus concorrentes estão fazendo com relação ao marketing de conteúdo.
Os principais tipos de conteúdos que a sua marca pode trabalhar são:
- Blog;
- Podcasts;
- E-books;
- Guias;
- Newsletters;
- Materiais ricos;
- Vídeos no YouTube.
De acordo com as palavras-chave utilizadas pelos concorrentes
Compreender quais são as principais palavras-chave que os concorrentes estão trabalhando pode gerar uma série de insights acerca do que pode dar certo para o seu caso.
Na ferramenta de “Pesquisa Publicitária”, veja o relatório com as palavras-chave que os concorrentes estão trabalhando.
Aproveite e faça o mesmo nas ferramentas de “Mídia display” e de “Pesquisa de PLA” para ter dados completos com relação às palavras-chave que seus concorrentes estão posicionando e investindo no marketing pago.
Comparar
O estágio final da análise é se comparar com os seus concorrentes para criar metas, medir seu crescimento e monitorar seu progresso.
Relatório dos concorrentes
Você pode emitir um relatório sobre seus concorrentes no Semrush ao adicionar o domínio de um deles na plataforma.
Nesse relatório, há informações como os principais concorrentes orgânicos e os links para seus sites.
Clicando em “ver detalhes”, há um gráfico mostrando a relação entre o volume de tráfego orgânico e a quantidade de palavras-chave que esse site está indexando atualmente.
Sessões versus palavras-chave
No mapa de posicionamento competitivo, em “ver detalhes”, é possível comparar o número de palavras-chave em que cada concorrente está indexado e quantos acessos ele conquista por conta disso.
Escolha da palavra-chave
Com essa plataforma, fica muito claro o quanto a escolha de palavras-chave é importante.
Elas determinam o tráfego orgânico do seu site e o Semrush mostra quais delas você pode escolher para trabalhar o SEO.
Lacunas nas palavras-chave para comparação dos concorrentes
No menu da esquerda há a opção “Lacunas nas palavras-chave”. Ao clicar nele, você tem acesso a um novo relatório e pode comparar o seu site ao de seus concorrentes.
Nessa comparação, você consegue carregar dados que se cruzam, como palavras-chave competidas e as que não estão competindo ainda.
Palavras-chave compartilhadas
Além disso, é possível ver todas as palavras-chave que esses sites adicionados concorrem entre si e quais estão desempenhando melhor para cada site.
Assim, você pode otimizar determinadas palavras-chave em detrimento de outras e passar os seus concorrentes.
Outra possibilidade é a de identificar as palavras-chave ausentes, ou seja, aquelas que seu site ainda nem conseguiu posicionar. Elas podem ser determinantes para que sua marca consiga se aproximar ou até mesmo se destacar da concorrência.
Por último, pode-se descobrir as palavras fracas, isto é, as palavras em que sua marca está atrás dos concorrentes.
É interessante selecionar algumas dessas palavras-chave para trabalhar e se aproximar da concorrência, ficando mais bem-posicionado e aumentando o volume de acessos.
Invista em SEO e posicione-se à frente da concorrência
Há vários recursos no Semrush para quem busca realizar uma análise competitiva da concorrência – e você pode começar pelas dicas que demos neste artigo.
Essas dicas são valiosas para que você compreenda seu posicionamento em comparação às empresas concorrentes. Mas, para se aproximar, ou até mesmo superar seu concorrente em relação ao posicionamento de uma palavra-chave, é fundamental investir em um bom trabalho de SEO.
Com o SEO, é possível dar atenção a cada uma das palavras-chave selecionadas a partir da análise realizada com o Semrush, desenvolver conteúdos otimizados e trabalhar aspectos técnicos do on page do site.
Conheça o trabalho de SEO da Consultoria Digital aqui pelo site e confira também muitas outras dicas sobre o assunto em nosso canal no YouTube.
Saiba mais sobre: análise competitiva em SEO