Há profissionais que não sabem como otimizar imagens, sendo que elas são parte fundamental dos elementos que impactam a velocidade de carregamento de um site.
A velocidade de carregamento, por sua vez, é um dos principais fatores de ranqueamento que os algoritmos do Google consideram na hora de posicionar páginas entre os resultados de uma busca.
Por isso, redimensionar e comprimir imagens são maneiras eficientes de manter o site com um carregamento mais veloz, promovendo a otimização das páginas e, consequentemente, as chances de conquistar boas posições no Google.
Entenda por que você não deve criar um site com imagens pesadas e veja como otimizá-las com as nossas dicas!
O perigo de criar uma página com uma imagem muito pesada
É muito comum que os webmasters queiram utilizar imagens de qualidade em seus sites, afinal, isso ajuda a potencializar a experiência do usuário e a aparência das páginas como um todo.
Entretanto, o peso da imagem pode atrapalhar bastante as estratégias de SEO.
É natural que o Google priorize páginas velozes e, ao prejudicar o tempo de carregamento com uma imagem muito pesada, o seu site fica mais longe de ser considerado relevante o suficiente para aparecer em uma página de pesquisa.
Quer saber como fazer a otimização de imagens e deixá-las no tamanho certo para evitar problemas? Acompanhe as dicas que o Daniel Imamura, nosso especialista em SEO, compartilhou no vídeo abaixo:
Fazer o teste do Google PageSpeed Insights
Antes de partir para a otimização de imagens propriamente dita, é muito importante realizar uma análise das suas páginas no Google PageSpeed Insights.
Basicamente, por meio dessa ferramenta, você consegue obter informações sobre o desempenho de uma página.
Se uma imagem estiver fora dos padrões das boas práticas de SEO do Google, o PageSpeed aponta uma necessidade de melhoria.
Redimensionar a imagem para o tamanho correto usando o Canva
Uma das melhores ferramentas gratuitas para redimensionar imagens é o Canva.
Caso você não conheça, essa ferramenta fornece inúmeras possibilidades de criação de artes, vídeos e documentos, assim como permite o redimensionamento de imagens.
Aproveite para dar uma olhada neste vídeo em que damos dicas de criação de artes para redes sociais utilizando o Canva:
Então, para redimensionar uma imagem nessa ferramenta, clique na caixinha de Tamanho Personalizado (canto direito superior da tela), informe a largura e a altura desejada para a sua imagem e clique em Criar novo design. Dessa forma, você pode criar um design exatamente do tamanho de que precisa para subir a imagem na sua página.
Em seguida, é preciso importar a imagem desejada. Para isso, basta clicar em Uploads (menu esquerdo) e fazer a importação. Agora, basta redimensionar a imagem para que ela fique corretamente posicionada no espaço metrificado pelo Canva.
Por fim, é só clicar no botão Compartilhar (canto superior direito da tela) e em Baixar para fazer o download no seu computador.
Dica: o Canva mostra opções de formatos para o download – e nós te aconselhamos a selecionar o JPEG.
Otimizar a imagem utilizando o JPEG.io
Após redimensionar a imagem utilizando o Canva, o seu tamanho certamente vai reduzir significativamente, mas nós conhecemos uma forma de otimizá-la ainda mais.
O site JPEG.io é capaz de deixar as imagens em um formato mais otimizado para SEO. Nele, você pode transformar uma imagem de formato JPEG em um JPEG progressivo.
Isso significa que, quando a sua página for aberta pelo usuário, as imagens vão carregar de um jeito um pouquinho diferente.
JPEG progressivo
O JPEG progressivo possibilita que as imagens de uma página sejam carregadas de acordo com a solicitação do usuário, isto é, conforme ele rola a página para baixo.
Na prática, é como se as imagens fossem carregadas em “camadas”. Aos olhos do Google, essa é uma boa prática de SEO, já que promove um carregamento rápido (da primeira ‘‘camada’’) sem prejudicar a experiência do usuário.
Como utilizar o JPEG.io?
Basta fazer o upload da imagem (já redimensionada no Canva) que você verá o tamanho ser reduzido mais um pouco, tornando a imagem ainda mais leve e otimizada para os padrões da internet. Então, é só baixar o arquivo e o utilizá-lo no seu site.
Importante: após redimensionar a imagem e comprimi-la no JPEG.io, é necessário subi-la em uma página e, mais uma vez, realizar a análise no Google PageSpeed Insights para ter certeza de que você alcançou um tamanho adequado para a imagem.
Veja como otimizar imagens com o auxílio de especialistas em SEO
Se você souber como otimizar imagens e utilizá-las do jeito certo, de acordo com todas as boas práticas de SEO, estará mais próximo de ficar entre os primeiros colocados em uma página de pesquisa – mas por onde começar?
Nós te recomendamos conhecer nosso trabalho. Somos uma agência de Marketing Digital que atua com otimização de sites e imagens há mais de 7 anos e sabe o que é preciso para conquistar as primeiras posições no Google.
Aproveite e confira nossos cases para saber mais sobre o excelente trabalho desempenhado pelos nossos especialistas.