O AIDA é uma metodologia utilizada no Marketing Digital para atrair a atenção de potenciais clientes e incentivá-los a fazer determinada ação.
Ela foi criada em 1899 por Elmo Lewis, um dos precursores da publicidade nos Estados Unidos, tendo desenvolvido o AIDA especificamente para auxiliar as empresas no processo de vendas.
Naquela época, Lewis queria melhorar a interação entre vendedor e cliente em relação ao produto que estava sendo vendido.
Durante os 100 anos que procederam a sua criação, o AIDA se desenvolveu bastante, chegando a ser uma das principais metodologias do Marketing Digital.
Veja, a seguir, como funciona cada etapa dessa metodologia!
O que é preciso para aplicar o AIDA?
Antes de irmos para as etapas propriamente ditas, temos que fazer um destaque muito importante.
Para aplicar o AIDA de forma correta, é preciso ter uma persona muito bem-definida.
Em todas as etapas, é necessário conhecê-la para que os resultados sejam expressivos.
Etapas do AIDA
A metodologia AIDA apresenta quatro etapas muito importantes: atenção, interesse, desejo e ação – as quais formam sua sigla.
Veja o que são e como aplicar essas etapas na sua estratégia de Marketing Digital.
Atenção
Essa é a primeira etapa do AIDA, consistindo em chamar a atenção das pessoas na internet.
Tal tarefa não é fácil, pois existem bons conteúdos e muita competição no mercado digital.
Centenas de coisas estão acontecendo e disputando a atenção do seu potencial cliente. Então, deve-se saber como chamar a atenção dele.
Sendo assim, separamos alguns exemplos para te ajudar!
Se você trabalha com redes sociais, é importante focar em chamar a atenção pela imagem utilizada no seu post.
Ela deve ser diferenciada e, é claro, ter uma boa resolução. Assim, ela vai atrair a atenção do seu potencial cliente.
Caso você utilize anúncios em texto, é fundamental escolher bem as palavras utilizadas no anúncio.
Existem copys que chamam a atenção dos potenciais clientes por serem criativas e persuasivas.
Ao mesmo tempo, há anúncios que trazem pouquíssimos resultados em cliques. Por isso, dedique um bom tempo para a escolha das palavras do seu anúncio.
Por fim, caso você trabalhe com vídeos do YouTube, é interessante fazer uma boa capa, também conhecida como thumbnail.
Ela deve ter a palavra-chave central do tema e contar com elementos que chamem a atenção da sua persona.
Você tem poucos segundos para chamar a atenção do seu potencial cliente. Então, a dica é caprichar na imagem das redes sociais, nas palavras do anúncio e na capa dos seus vídeos.
Além disso, lembre-se sempre:
“Quem não é visto não é clicado!” – Daniel Imamura
Gostou da primeira etapa e deseja saber mais sobre a metodologia AIDA? Veja o vídeo que preparamos sobre o assunto!
Interesse
Depois que você conseguiu chamar a atenção do seu cliente e ele já clicou no seu link, é hora de fazer com que ele se interesse pelo seu conteúdo.
Ao se interessar, ele não vai simplesmente sair da sua página depois de alguns segundos.
Dando continuidade aos nossos exemplos, se você produzir um texto, lembre-se de utilizar a palavra-chave no título do conteúdo e nos intertítulos também.
Caso desenvolva uma landing page, aposte em imagens e textos curtos na página. Assim, o visitante terá mais interesse em saber sobre o que você está falando.
Finalmente, se for gravar um vídeo, diga logo no início da gravação sobre o que você vai falar. Assim, há muito menos chances de o usuário fechá-lo.
Desejo
Se você conseguiu chamar a atenção e despertar o interesse do seu potencial cliente, é hora de fazer ele desejar o seu produto ou serviço!
Nessa etapa, é importante trabalhar com o emocional das pessoas. Isso é feito de modo a mostrar que o que você oferece pode realmente causar uma transformação na vida do usuário.
Para isso, que tal utilizar depoimentos de clientes? Assim, você pode gerar mais confiança com base na opinião de outras pessoas que já adquiriram a sua solução.
Também é interessante oferecer variadas formas de garantia para reduzir os riscos envolvidos no processo.
Um exemplo disso é a possibilidade de devolução integral do valor no caso de o cliente não gostar do produto.
Você pode incluir, ainda, uma lista de outros clientes que fazem ou fizeram negócios com a sua empresa. Aqui, é importante que a relação seja B2B, ou seja, de empresa para empresa.
Por fim, vale a pena demonstrar alguns cases de sucesso do seu negócio. Isso faz com que o usuário tenha o desejo de ter os mesmos resultados dos seus cases.
Ação
Essa é a etapa mais crítica de todas, uma vez que muitas pessoas erram na hora de aplicar o AIDA ao não deixar o call to action (CTA) acessível e claro.
Por isso, faça tudo de forma transparente e simplifique a vida do seu potencial cliente. Diga exatamente o que ele deve fazer e o que vai acontecer depois que ele realizar a ação solicitada.
Quanto mais simplificada são as instruções que você passar ao usuário, maior é a sua taxa de conversão.
Quer aplicar o método AIDA de forma correta?
Aqui, na Consultoria Digital, somos especializados em diversas estratégias de Marketing Digital, inclusive na criação de conteúdo com a metodologia AIDA.
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