Os rumores que estão surgindo pela Internet apontam que a Apple pode estar desenvolvendo seu próprio buscador online. O mercado da tecnologia está cada vez mais avançado e a empresa anda dando sinais de que está na hora de criar um buscador Apple padrão para seus dispositivos iOS.
Esse buscador deverá operar como o Google, que funciona em dispositivos que usam seu sistema operacional. O objetivo do buscador Apple é substituir o uso do buscador Google no sistema iOS. Atualmente, a Apple e o Google são parceiros. Acredita-se que ela quantias bilionárias para usar o Google como seu buscador; no entanto, essa relação comercial pode estar caminhando para o fim.
Toda essa história surgiu por meio de pistas deixadas pela Apple. Notaram, por exemplo, que a empresa andou contratando engenheiros e profissionais da tecnologia. A princípio, tais contratações seriam para aprimorar a Siri e sua Inteligência Artificial, mas agora existem dúvidas se algo a mais não está vindo por aí.
Além disso, foi observado que no iOS 14 (versão mais recente), o campo de pesquisa Spotlight não mostra resultados de buscas pelo Google e passa a levar o usuário diretamente à página buscada. Essa mudança pode passar despercebida por muitos, mas foi notada por outros e gerou especulações sobre um futuro buscador Apple.
Esses e outros indícios também foram percebidos pelos especialistas do Financial Times e consultores profissionais de Marketing Digital avançado. Foi apontado que, nas últimas semanas, o Applebot, mecanismo usado para indexar páginas da Apple, estava muito mais ativo do que normalmente é.
Por mais que o acordo com o Google seja altamente lucrativo para a Apple, a empresa parece querer seguir os mesmos passos da Microsoft, que também possui um buscador próprio, o Bing. Geralmente, as empresas que seguem esse caminho conseguem oferecer maior privacidade e segurança para seus usuários. Com isso, a mudança da Apple é algo que deve surpreender positivamente quando for concretizada.
Como um buscador próprio pode trazer vantagens para a Apple?
A ideia de lançar um buscador Apple próprio traz grandes vantagens para a empresa, além de agradar aos usuários por oferecer maior privacidade e segurança. Assim, a Apple poderá explorar melhor a publicidade digital e aumentar a venda de seus dispositivos. Ela ainda pode diminuir o rastreamento dos usuários que adotarem o seu buscador, tendo um diferencial forte que deve agradar a muitas pessoas.
A pesquisa State of Search Brasil mostra o comportamento do brasileiro com pesquisas online. Tal comportamento muda constantemente e as empresas devem estar atentas para se adequarem a ele. As novas tecnologias de pesquisas e configurações de algoritmo mudam com frequência os mecanismos de buscas, e o mercado de buscadores está crescendo cada vez mais, trazendo novos concorrentes para o famoso Google. Veja quais são os buscadores, além do Google, para utilizar.
Como sempre, a Apple não fez nenhum comentário oficial sobre o desenvolvimento de um buscador próprio. A empresa está focada no lançamento da sua nova geração, o iPhone 12. No entanto, a possibilidade da Apple apresentar seu próprio buscador, em breve, não foi descartada!