No dia 27 de janeiro de 2021, a Apple divulgou que superou as expectativas de Wall Street em relação ao seu número de vendas e lucros. A receita da empresa, no trimestre que terminou em 26 de dezembro, cresceu 21%, chegando a US$ 111,44 bilhões.
O lucro por ação subiu de US$ 1,25 para US$ 1,68. As vendas de iPhones foram de US$ 65,6 bilhões, ante as estimativas de US$ 59,8 bilhões e superando o recorde trimestral anterior, que foi de US$ 61,58 bilhões em vendas de iPhones no primeiro trimestre fiscal de 2018.
O crescimento no volume de vendas foi motivado, essencialmente, pelo lançamento dos novos aparelhos com tecnologia 5G, na China, e também devido ao lançamento do novo iPhone 12, com características físicas que agradaram aos consumidores.
Além disso, o aumento na venda de iPads e MacBooks, causado pelo regime home office, muito adotado durante a pandemia da Covid-19, também serviu positivamente para uma boa colocação da empresa no mercado consumidor. É importante lembrar também que, em novembro, a empresa da maçã lançou a sua primeira versão de laptop e desktop com chips de processador próprios, rompendo com a Intel, empresa com a qual trabalhou por 15 anos.
Apesar de ter sido forçada a fechar algumas de suas lojas durante a pandemia, os resultados obtidos pela empresa são visivelmente satisfatórios. Tim Cook, presidente da Apple, diz que agora a empresa conta com uma base instalada ativa de 1,65 bilhão de dispositivos, superando o 1,5 bilhão do ano anterior.
Investimento em mercado digital
A estratégia da empresa também está no fato de ter pensado em alternativas que fossem para além do iPhone, que ocupava, em 2020, uma boa parcela no número das suas vendas. A empresa, por exemplo, investiu em seus serviços de assinatura, como a App Store, Apple Music, Apple TV, Apple Arcade e o iCloud, recebendo um bom retorno na compra desses produtos digitais por parte dos consumidores.
Tal retorno por parte do mercado consumidor foi bom, principalmente, durante a pandemia, quando o crescimento do e-commerce, de modo geral, foi significativo. Pesquisa aponta que 72% dos brasileiros utilizam aplicativos para compras online durante a pandemia.
Mais valiosa do mundo
Segundo ranking divulgado pela Brand Finance – o Brand Finance Global 500 2021 –, a Apple sobe duas posições e recupera o título de empresa mais valiosa do mundo, após ter perdido o título há cinco anos, em 2016. O ranking foi divulgado no dia 26 de janeiro de 2021. Logo após a empresa, estão a Amazon e o Google.
O relatório também confirma o fato de que as marcas do e-commerce se saíram muito bem nos últimos tempos, essencialmente durante a pandemia da Covid-19, favorecendo empresas como o Alibaba.com, por exemplo. Conheça as principais tendências do e-commerce para 2021.
O ranking, além de ter a Apple, a Amazon e o Google em seu pódio, também conta com nomes como a Microsoft, a Samsung, o Walmart e o Facebook em sua lista ocupando os primeiros lugares.