O novo aplicativo Pinguim para turismo apresentou um crescimento significativo de 500% em um momento cercado por instabilidades e crises. Para conhecer um pouco mais sobre esse app e os resultados que ele tem apresentado, continue acompanhando este artigo. Boa leitura!
Leia também: As perdas de receita pós-pandemia por setor
Sobre o aplicativo
O Pinguim surgiu em 2019, quando a empreendedora Renata Franco, que possui 27 anos de experiência no mercado de turismo, constatou que diversas pessoas deixavam de viajar por falta de companhia. Diante desse cenário, Renata fundou a startup Pinguim, que também dá nome ao aplicativo.
Nesse sentido, o principal objetivo do app é conectar pessoas que compartilham um mesmo roteiro de viagens, mas que ainda não possuem companhia para viajar. Além disso, o Pinguim também sugere roteiros de acordo com o perfil de cada usuário, o que facilita a identificação de lugares novos e interessantes para conhecer.
Vale destacar que a startup também conta com um marketplace que dispõe de produtos e serviços específicos para viajantes com condições especiais.
Como funciona?
Ao realizar o cadastro na plataforma, são solicitados alguns dados, tais como gênero, idade, gostos, hobbies, interesses, destinos preferidos e se o usuário prefere viajar mais com amigos ou em família. Sendo assim, o algoritmo do software cruza todas as informações fornecidas pelos usuários e, após o “match”, o app realiza a intermediação entre essas pessoas.
A partir desse momento, é aberto um chat para que os usuários se conheçam melhor e possam planejar uma viagem em conjunto caso estabeleçam uma boa relação. Isso possibilita que, além de desejarem viajar para um mesmo local, eles possam realizar os mesmos tipos de passeio, como ir a baladas, shoppings, praias e assim por diante.
Além disso, o algoritmo da plataforma também sugere produtos e serviços do marketplace conforme o perfil de cada usuário. Por fim, vale destacar que o aplicativo está disponível tanto na App Store, para iPhones, quanto na Play Store, para aparelhos Android.
Leia mais: Aplicativo de carona Blablacar oferece opção de passagens de ônibus rodoviário no Brasil
Atuação no mercado
O aplicativo Pinguim para turismo apresentou um crescimento expressivo de 500% entre março e novembro de 2020, ano marcado pela pandemia do novo coronavírus. Esse aumento representou um salto de 5 mil usuários no app para 30 mil. O perfil do público que utiliza o aplicativo é majoritariamente feminino, sendo 65% composto por mulheres entre 30 e 40 anos.
Entre os destinos preferidos pelos usuários, podemos citar Ilhabela e Campos do Jordão (SP); Rio de Janeiro, Arraial do Cabo, Búzios e Paraty (RJ); Capitólio, Ouro Preto e Belo Horizonte (MG).
A cidade que apresentou o maior aumento de buscas em relação ao mesmo período do ano passado foi o Rio de Janeiro, com um crescimento de 96%. Um pouco atrás da capital carioca, temos São Paulo, com um aumento de 92%. Na sequência, há Campos do Jordão, com 66%, e Arraial do Cabo, com 38%.
De acordo com a fundadora do app Pinguim para turismo, o sucesso do aplicativo é resultado de três fatores: a economia gerada ao se compartilhar as despesas de viagem, o desejo de conhecer novas pessoas e pelo fato de que nem sempre a família ou os amigos próximos possuem a mesma disponibilidade de tempo e recursos para viajar em conjunto.