Se você é um gestor de marketing, provavelmente já sabe o quão importante é ter um bom posicionamento nos resultados de pesquisa. Mas já parou para pensar em como os seus concorrentes estão se saindo nessa corrida pelo topo da página do Google? É aí que entra a análise competitiva de SEO, uma ferramenta fundamental para entender como vencer os concorrentes em SEO.
Neste guia completo, explicamos qual é a importância da análise competitiva de SEO e os pontos necessários para fazer uma boa análise dos concorrentes. Acompanhe!
Qual é a importância de uma análise competitiva de SEO?
Realizar uma análise de concorrentes em SEO é uma maneira de entender como seus concorrentes estão se saindo em relação a você nos resultados de pesquisa. É um passo importante para planejar e implementar uma estratégia de SEO mais eficaz.
Ao analisar a concorrência, é possível descobrir o que eles estão fazendo bem e o que estão fazendo de errado. Dessa forma, você pode aproveitar os pontos fracos que eles apresentam, assim como as suas melhores práticas, para melhorar o seu próprio desempenho em SEO.
Além disso, a análise de concorrentes em SEO pode te ajudar a identificar oportunidades que você não tinha considerado anteriormente. Por exemplo: você pode descobrir que seus concorrentes não estão otimizando para uma determinada palavra-chave que tem muito volume de busca.
Com essa informação, dá para aproveitar a oportunidade para otimizar seu próprio site para essa palavra-chave e conquistar um lugar no topo dos resultados de pesquisa.
Pontos necessários para uma análise competitiva em SEO
Agora que você entende a importância da análise competitiva de SEO, vamos dar uma olhada nos pontos necessários para fazer uma boa análise dos concorrentes.
Mapeamento de palavras-chave
O primeiro passo para analisar seus concorrentes em SEO é mapear as palavras-chave que estão em desvantagem no seu site em relação à concorrência. Para fazer isso, você precisa saber quais delas seus concorrentes estão usando e como eles estão se saindo nos resultados de pesquisa para essas palavras-chave.
A Consultoria Digital utiliza a ferramenta Semrush para fazer essa análise. Com essa ferramenta, é possível visualizar quais palavras-chave seus concorrentes estão usando, quantos visitantes eles recebem por meio delas e como eles estão se saindo nos resultados de pesquisa.
Definição de critérios de prioridade
Depois de mapear as palavras-chave dos seus concorrentes, é hora de definir qual critério de prioridade de uso dessas palavras é mais vantajoso para o seu negócio. Por exemplo: você pode começar pelas palavras-chave com o maior volume de busca, pelas palavras-chave que você tem o melhor produto ou oferta, entre outros.
Boas práticas de SEO
Além de usar as palavras-chave certas, existem outras boas práticas de SEO que você deve aplicar em seu site. Isso inclui a presença da palavra-chave na title tag, meta description e heading tags, criação de conteúdo de qualidade, tempo de carregamento da página e total de backlinks, por exemplo.
Se você está curtindo o conteúdo, confira o vídeo que o Daniel Imamura, nosso especialista em SEO, fez sobre o assunto. Lá em nosso canal, além de explicar como realizar uma análise competitiva de SEO, ele também dá exemplos práticos de aplicação. Bora assistir?
Implementação do plano de ação
Por fim, é preciso criar um plano de ação com base nas análises realizadas, incluindo um cronograma de prazos, para garantir que todos os objetivos serão alcançados, assim como indicadores de desempenho, a fim de assegurar a efetividade das ações adotadas.
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