A Advertising Age divulgou um relatório mostrando que, pela primeira vez, a Amazon se tornou a maior anunciante dos Estados Unidos, tirando a posição que era da Comcast, empresa que ficou na vice-liderança. Em seguida, estão as empresas: AT&T, P&G, Walt Disney, Alphabet (Google), Verizon, Charter Communications, Amex e General Motors.
Os dados do relatório também mostram que, em 2019, a Amazon fez investimentos publicitários no valor de US$ 6,9 bilhões, representando 37% a mais em comparação ao ano de 2018. Foram cerca de US$ 21 mil investidos por minuto em anúncios, propagandas e marketing nas mídias sociais.
Fatores que contribuíram para esse marco
A pandemia fez com que o consumo digital aumentasse. Estima-se que, ainda este ano, as vendas globais da Amazon, no e-commerce, alcancem US$ 416,48 bilhões, segundo estudos da Business Insider. A empresa oferece serviços competitivos no mercado e boas vantagens sobre seus concorrentes, com novos consumidores digitais chegando na plataforma diariamente.
A Amazon alcançou uma posição de liderança no mercado, ultrapassando os 12 bilhões de dólares; tal valor era esperado pela empresa antes da crise e, mesmo assim, foi alcançado. No seu streaming, o Prime Video, foram adicionadas novas opções no catálogo, assim como novas ofertas. Além disso, há canais de TV para os assinantes sem nenhum custo adicional, e 38 alternativas de emissoras públicas, sendo 28 em alta resolução.
A expansão da Amazon
A Amazon já anunciava desde a época em que foi fundada, no ano de 1995, porém com quantias menores, cerca de US$ 35 mil. Em 2019, ela se tornou a empresa mais valiosa do mundo, atraindo aproximadamente 65 milhões de clientes para seu site dos Estados Unidos por mês, ultrapassando a Microsoft. A pesquisa da Advertising Age também acredita que daqui a alguns meses, ela será apontada como a maior anunciante do mundo pelo World´s Largest Advertisers.
Jeff Bezos, fundador, presidente e CEO da Amazon, é considerado, pelo terceiro ano consecutivo, o homem mais rico do mundo, com uma fortuna de US$ 189,3 bilhões (equivalentes a R$ 1,011 trilhão), de acordo com a Bloomberg. Esse valor mostra um crescimento de US$ 13 bilhões em apenas um dia. Segundo a Bloomberg, esse foi o maior crescimento de fortuna registrado em um dia desde o ano de 2012. Esse é mais um dos reflexos do sucesso da Amazon.
O investimento em publicidade e marketing digital
A pesquisa mostra que o investimento em mídias sociais pode ser reduzido em 2,5% ainda esse ano; no entanto, em 2021, o ritmo será restabelecido de forma mais acelerada, com um crescimento de 11,8%.
Uma das poderosas ferramentas do marketing digital são os anúncios e links patrocinados, que servem como recurso de atração de público, captação de leads, divulgação e vendas; tudo depende da forma como forem aplicados.
Entrar no mundo digital é fundamental para garantir o sucesso triunfal de uma empresa, como o caso da Amazon. O marketing digital pode aumentar, em muitas vezes, o número de pessoas atingidas, o que é importante para alcançar e impactar mais clientes.