O Spotify trouxe uma novidade para seus usuários: agora os podcasts poderão ser criados em formato de vídeo. Essa função passou por dois meses de testes para finalmente ser incluída na plataforma. Antes dessa atualização, eles eram lançados apenas em áudio.
Neste primeiro momento, somente alguns criadores de conteúdo poderão lançar seus podcasts em vídeo, mas, em breve, o recurso será ampliado para mais pessoas. Grandes conhecidos estrangeiros, como The Morning Toast, The Misfits Podcast e Higher Learning, são alguns dos selecionados para utilizar o novo recurso de vídeo.
Os novos podcasts poderão ser assistidos por assinantes do plano Premium e também por usuários que usam a versão gratuita. O recurso é compatível com todos os sistemas operacionais, como o Android, iOS e Windows, além de poder ser visto nas versões para desktop e no aplicativo para smartphones.
Outras novidades sobre o recurso de vídeo do Spotify
O novo recurso de vídeo para podcasts permite que o usuário assista ao programa em tela cheia, ou a minimize para focar apenas no conteúdo do áudio; afinal, há pessoas que preferem o formato tradicional e ter as duas opções é uma maneira de a plataforma de streaming conseguir agradar a maioria dos públicos.
Os recursos que existiam foram mantidos: o usuário pode avançar e voltar imagens e áudio em 15 segundos e ter acesso a controles de som e reprodução, como play e pause.
Segundo o Spotify, os novos recursos visuais permitem que os usuários tenham a oportunidade de ver o rosto dos seus criadores favoritos e se envolver de forma mais profunda com o assunto, enriquecendo a experiência do áudio. Esse recurso também promete aumentar as visualizações dos podcasts na plataforma.
Spotify está apostando em recursos de vídeo nos últimos anos
Os comentários que surgiram é que a iniciativa do Spotify está ligada ao fato de a empresa querer se fortalecer no mercado de vídeos. Isso começou há um tempo, quando os artistas que estreavam singles podiam reproduzir trechos curtos dos clipes ou lyrics (letra) dos seus lançamentos musicais.
Futuramente, a empresa pretende transmitir seus podcasts ao vivo. Até agora, ela possui mais de 1 milhão de títulos e muitos outros estão sendo adicionados ao catálogo, enriquecendo seu conteúdo e atraindo cada vez mais ouvintes. Famosos, como Kim Kardashian e Joe Rogan, vão assinar uma parceria exclusiva com a plataforma.
O marketing digital feito pelo Spotify
O Spotify foi criado com a ideia de disponibilizar diversas músicas on-line em apenas um lugar. Mesmo depois de 12 anos, e a chegada de alguns concorrentes, ele continua sendo a principal plataforma de streaming musical do mundo.
Dessa vez, o Spotify está querendo entrar na disputa do mercado de vídeos e concorrer com grandes plataformas, como o YouTube, por exemplo, que é dominante na área. A novidade da empresa pode ser descrita como uma estratégia de marketing digital, já que esse diferencial vai impulsionar muitas pessoas a assinar e consumir os conteúdos da plataforma, ainda mais em uma situação de pandemia, em que a maioria está em casa.