Para evitar que adolescentes sejam influenciados a participar de crimes cibernéticos, a Agência Nacional de Crimes (NCA), da Grã-Bretanha, anunciou suas consequências legais utilizando a ferramenta Google Ads.
Em maio, Brian Krebs, um blogueiro de segurança, informou que qualquer usuário que efetuasse a busca por “booter” e “estressor” de DDoS (Denial of Service – Denúncia de Serviço Distribuído) encontraria dificuldades em perder os anúncios, visto que surgiria uma notificação na tela, como “Jogos e crimes cibernéticos – A inicialização é ilegal”.
Os booters, por sua vez, são classificados como serviços ilegais de DDoS, sendo geralmente utilizados com o objetivo de sobrecarregar páginas com alto índice de tráfego, em especial servidores de jogos. Por outro lado, os estressores, embora possam ser prejudiciais, também são utilizados como serviços legais, para o auxílio de administradores de sistemas na modelagem do tráfego nos sites, por exemplo.
A lógica por trás dos anúncios
A finalidade dos anúncios se baseia na transmissão de uma mensagem que passe a ideia de que crimes cibernéticos são uma má ideia e há consequências legais para a sua execução, seja no Reino Unido, nos EUA ou em qualquer lugar do mundo, a fim de impedir os hackers.
Mas você deve estar se perguntando como um simples anúncio pode desencorajar os futuros hackers com tanta facilidade, certo? A resposta é simples e envolve alguns estudos acerca de campanhas realizadas anteriormente pela NCA, que apontam o efeito positivo de despersuasão.
Segundo dados coletados pelo Centro de Cibercrime da Universidade de Cambridge, uma campanha da NCA de 2017 reduziu o crescimento da demanda por serviços ilegais em apenas seis meses de execução. Embora os crimes cibernéticos não tenham parado, sua popularidade parou de crescer.
No entanto, os hackers não deram o braço a torcer. Por mais forte que seja a dissuasão dos anúncios do Google, veiculados pela NCA, existe uma competitividade entre campanhas rivais, que são implementadas no mesmo sistema do Google Ads, oferecendo os mesmos serviços de incentivo e estressor que a NCA está tentando parar.
Como o Google ajuda no processo anti-hackers?
Apesar de atuar nas campanhas de anticrimes cibernéticos, é remotamente possível que alguns desses serviços sejam testadores legítimos de estresse, sendo mais difícil para o Google comprovar que alguns deles não sejam legais. Porém, o buscador segue anulando anúncios criminais quando detectados, utilizando uma combinação de sistemas automatizados e intervenção humana.
Essa estratégia obteve um resultado positivo nos processos anteriores, a fim de bloquear os anúncios fraudulentos de suporte técnico que antes preenchiam os resultados da pesquisa. Ainda assim, é possível que campanhas publicitárias, como essa, sejam úteis para impedir o crescimento da pequena base de usuários hackers adolescentes, visto que todos os cibercriminosos são iniciados em algum momento.