A utilização do e-mail como forma de comunicação teve início no ano de 1971. Desde então, vivemos em um cenário totalmente tecnológico, no qual diversas ferramentas são capazes de mudar nossa rotina e nossa forma de convivência em sociedade.
O desenvolvimento da inteligência artificial está cada vez mais presente nos processos, uma vez que máquinas estão substituindo o trabalho humano, tornando supérfluos os serviços realizados por diversos trabalhadores. Portanto, o número de pessoas conectadas digitalmente, que procuram por serviços com maior facilidade, só tem aumentado, totalizando cerca de 70% da população brasileira com acesso à internet.
Uso massivo da internet na quarentena
Devido à pandemia da Covid-19, o uso da internet como forma de trabalho, prestação de serviços e venda de produtos aumentou. Mas, ao contrário do que pensam, essa transformação já vem acontecendo há anos, uma vez que os recursos do meio digital têm influenciado o comportamento de muitos usuários.
Para colaborar com o respeito às medidas de isolamento social, a internet passou a transformar a vida das pessoas. Consumidores que necessitam fazer compras de itens essenciais, ou pessoas que precisam trabalhar em casa, estão cada vez mais dependentes da internet como alternativa em meio à pandemia. Sendo assim, é possível observar que mercados, restaurantes e empresas de pequeno, médio e grande porte estão se desdobrando para se adaptar aos novos costumes.
Mudanças decorrentes da pandemia
Entre as soluções mais utilizadas durante este período, estão o aumento do uso de serviços de delivery, entregas de produtos por transportadoras e correios, reuniões e execução dos trabalhos de modo remoto e prestação online de serviços em geral.
O diretor da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios, do Centro Universitário Internacional Uninter, informou que a Covid-19 está fazendo com que o uso das tecnologias cresça mais rápido.
Ainda sobre as novas soluções, podemos destacar o uso da telemedicina para conter a disseminação do novo coronavírus, em que é possível se consultar com um médico especialista sem a necessidade de sair de casa. Além disso, muitas crianças, adolescentes e adultos continuam com o ano letivo em andamento, tendo aulas em plataformas de EAD.
Nesse sentido, observou-se que as mudanças atuais não se tratam apenas de novas tendências de consumo, e sim de uma transformação na maneira de vivermos a vida.
Hoje, em meio à pandemia, as pessoas se veem dependentes da tecnologia para tudo, como forma de se proteger e de obter praticidade no dia a dia. Desse modo, haverá um mundo altamente tecnológico e transformado pós-pandemia, assim, desde já, as empresas devem se adaptar às mudanças que estão acontecendo diariamente e que configuram um novo mundo, com novos hábitos e formas de viver e de consumir.