Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria McKinsey, empresas digitalmente maduras e atuantes no meio digital podem triplicar o EBITDA (lucro antes de juros, depreciações e impostos). O melhor de tudo é que as estratégias de marketing digital são mais economicamente acessíveis do que as campanhas tradicionais de marketing (TV, revistas e jornais).
Além disso, as técnicas de SEO (Search Engine Optimization ou otimização de mecanismos de busca, em português) não demandam o investimento de um determinado valor sobre cada clique conquistado, como ocorre com os anúncios – ou seja, você não paga nada se um usuário visitar sua página.
Isso tem atraído, e muito, o interesse daqueles que estão à frente de pequenos negócios. Se você também quer se beneficiar das vantagens proporcionadas pelo marketing digital para pequenas empresas, siga com a gente!
Antes de mais nada, o que é marketing digital?
O marketing digital nada mais é do que um conjunto de ações direcionadas ao ambiente virtual que visa aumentar a presença on-line de uma marca, gerar leads (potenciais clientes que já compartilharam seus dados com a empresa) e convertê-los em clientes.
Entre as principais estratégias de marketing digital, podemos citar:
SEO
Algumas técnicas de SEO que contribuem para a aquisição de tráfego orgânico são:
Palavras-chave estratégicas
Escolher palavras-chave relevantes é a base de qualquer estratégia de SEO. Para pequenas empresas, é essencial focar em termos específicos que reflitam o nicho de mercado e localização geográfica.
Meta descrição
A meta descrição é o texto que aparece nos resultados de busca e deve ser convidativa e informativa. Para pequenas empresas, uma boa meta descrição pode ser a diferença entre atrair um clique ou ser ignorada.
Conteúdos audiovisuais
Adicionar conteúdos audiovisuais, como vídeos e imagens, não só melhora o engajamento do usuário, mas também o tempo de permanência no site. Para pequenas empresas, vídeos curtos explicando produtos ou depoimentos de clientes podem ser ferramentas poderosas para destacar seu diferencial competitivo.
ALT nas imagens
O texto ALT nas imagens ajuda os motores de busca a entenderem o que está sendo exibido visualmente, além de melhorar a acessibilidade.
Usar palavras-chave relevantes nos textos ALT pode aumentar a visibilidade do negócio em buscas de imagens, uma estratégia útil no SEO para pequenas empresas que vendem produtos visuais, como lojas de roupas ou floriculturas.
Trabalho de link building
No SEO para pequenas empresas, o link building pode ser um desafio, mas é uma das práticas mais eficazes para melhorar a autoridade do site.
Estabelecer parcerias com outros sites locais ou contribuir com conteúdo para blogs relevantes do setor são boas formas de aumentar a quantidade de backlinks, o que impacta positivamente o ranqueamento.
Segmentação do conteúdo em heading tags
A organização de textos em heading tags (H1, H2, H3, etc.) facilita a leitura e a navegação.
No SEO para pequenas empresas, usar essa estrutura de forma correta melhora a experiência do usuário e ajuda os algoritmos de busca a entenderem a hierarquia do conteúdo, o que aumenta as chances de um bom ranqueamento.
Páginas com design responsivo
Um site com design responsivo se adapta a qualquer dispositivo, seja ele móvel ou desktop.
Como muitos consumidores acessam a internet por smartphones, é essencial que pequenas empresas ofereçam uma experiência de navegação fluida, o que pode melhorar o ranqueamento e a retenção de clientes.
Carregamento rápido
A velocidade de carregamento da página é um dos fatores cruciais no SEO, especialmente para pequenas empresas que competem em um mercado local.
Um site lento pode afastar potenciais clientes, enquanto um site rápido melhora a experiência do usuário e reduz a taxa de rejeição, aumentando a chance de conversões.
Análises de SEO contínuas
O SEO para pequenas empresas requer monitoramento constante e ajustes estratégicos com base em análises de desempenho. Ferramentas como Google Analytics e Google Search Console são essenciais para pequenas empresas ajustarem suas práticas de SEO, identificarem oportunidades de melhoria e acompanharem os resultados ao longo do tempo.
Criação de personas
Uma mesma empresa pode possuir diferentes personas, ou seja, representações fictícias dos potenciais clientes que, além de possuírem idade, gênero e renda, também contam com um nome, profissão, valores, hobbies, desafios e desejos.
Para identificá-las, é preciso se basear em pesquisas sobre o perfil do público-alvo, que é mais generalizado (faixa etária, gênero, renda, escolaridade). Assim, ao identificar as personas de sua marca, é possível estabelecer o tom de voz a ser usado em todas as estratégias de comunicação, a fim de se aproximar dos potenciais clientes.
Mapeamento da jornada de compra
Aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra são as etapas que compõem a jornada de compra que se inicia desde o primeiro contato do potencial cliente com a marca até o fechamento do negócio.
Ao identificar as necessidades e desejos dos leads em cada uma dessas etapas, é possível criar estratégias personalizadas que contribuam para o avanço do consumidor no funil de vendas.
Análise competitiva
Saber quem são seus principais concorrentes, quais estratégias utilizam, suas potencialidades e vulnerabilidades permite que você identifique com facilidade quais ações adotar ou não e o que fazer para se destacar no mercado, impulsionando as estratégias de marketing;
E-mail marketing
O disparo de mensagens é uma técnica eficiente para manter contato com os leads, informá-los sobre os processos e nutri-los, ou seja, encaminhar conteúdos que os façam avançar no funil de vendas.
E-mails de boas-vindas, notificações de conclusão de cadastro ou pagamento, newsletter e envio de materiais ricos são alguns exemplos de conteúdos que podem compor uma estratégia de e-mail marketing.
Marketing de conteúdo
A criação de conteúdos atrativos, originais e úteis é fundamental para as estratégias de marketing digital, principalmente quando se fala de SEO, uma vez que sua qualidade influencia na experiência de navegação e, consequentemente, no tempo de permanência do usuário na página, fator que é considerado pelos algoritmos do Google
Links patrocinados
Consistem nos anúncios que podem ser exibidos nos resultados de pesquisa do Google, rede de display em sites parceiros do buscador, intervalo de vídeos no YouTube, Google Shopping e aplicativos.
É possível utilizar tanto essas estratégias de forma individual como associadas a outras ações para obter resultados positivos à empresa.
Por que o marketing digital para pequenas empresas é importante?
Como aponta um levantamento feito pela companhia de cibersegurança NordVPN, os brasileiros passam em média 41 anos, 3 meses e 13 dias de suas vidas conectados à internet. Outro estudo aponta o que os internautas brasileiros fazem durante o longo período que acessam a web.
De acordo com pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de educação financeira Meu Bolso Feliz, nove em cada dez brasileiros com acesso à internet fazem pesquisas on-line antes de efetuar uma compra em loja física.
Esses dados revelam o quão promissor o ambiente virtual é para quem deseja fazer seu negócio crescer. Isso demonstra a importância do marketing digital para pequenas empresas.
Vale destacar, ainda, que negócios de pequeno porte não têm um grande capital de investimento como as grandes corporações que podem facilmente investir em campanhas de marketing na TV em horário nobre, por exemplo.
Nesse sentido, o marketing digital se mostra uma alternativa muito interessante, porque demanda menos recursos, mas, ao mesmo tempo, possui capacidade de atrair um grande volume de clientes, principalmente porque chega exatamente até quem realmente tem maiores chances de se tornar um cliente.
Quais são as vantagens?
Permite mensurar dados
As estratégias tradicionais de marketing podem ser monitoradas e avaliadas por meio de pesquisas, mas demandam maior investimento e não permitem acompanhar toda a jornada de compra do potencial cliente e coletar tantos dados como é possível com o marketing digital.
Possibilita segmentar leads
Com as ferramentas de marketing on-line, você pode dividir seus potenciais clientes em diferentes grupos, como, por exemplo, classificá-los por faixa etária, gênero, renda e etapa do funil de vendas. Assim, você consegue economizar recursos e otimizar as campanhas de marketing sem deixar de lado a personalização, fazendo chegar em cada lead exatamente aquilo que ele procura.
Possui baixos custos
A mensuração de dados, possibilidade de segmentação e a existência de estratégias que demandam baixo investimento permitem realizar ações de marketing que geram resultados altamente promissores mesmo com baixo orçamento.
Como a Consultoria Digital pode te ajudar?
Por mais que as ações de marketing digital sejam mais economicamente acessíveis do que as campanhas tradicionais, ainda assim elas requerem conhecimento, experiência e acesso a ferramentas específicas.
Por vezes, empresas de pequeno porte não têm como dispor de uma equipe interna especializada, ficando a cargo do próprio empreendedor o planejamento, a execução e o monitoramento das estratégias – o que demanda tempo, que poderia ser melhor investido no core business do negócio.
Muitas agências oferecem serviços terceirizados de marketing digital, mas fechar um contrato de médio a longo prazo que exige fidelidade e conta com um escopo de trabalho muito rígido também pode não ser atrativo para quem possui um pequeno negócio.
Pensando nisso, a Consultoria Digital passou a oferecer contratos de escopo flexível, que têm como objetivo disponibilizar toda a nossa expertise de acordo com as necessidades dos nossos clientes.
Nessa modalidade, o cliente contrata horas de trabalho – que será executado por nossa equipe – e é feito um planejamento mensal ou bimestral com base no tempo contratado.
Nesse tipo de contrato, você tem acesso a um time completo de especialistas em marketing digital composto por:
- Gerente de Projetos;
- Customer Success;
- Analista de SEO;
- Analista de Link Building;
- Analista de Tráfego Pago;
- Analista de Redes Sociais;
- Analista de Inbound Marketing;
- Desenvolvedor Web;
- Designer;
- Redator;
- Revisor.
Assim, você passa a contar com especialistas de diversas áreas por um valor mais acessível e, ainda, foca nas prioridades do momento, sem se preocupar com custos adicionais, graças à flexibilidade de realocação dos recursos do projeto.
Se interessou pela proposta? Então entre em contato com a Consultoria Digital para saber mais sobre o escopo flexível de marketing digital para pequenas e médias empresas!