A importância do SEO em um mercado pós-pandemia

Sumário

Nos últimos meses, aprendemos a fazer muitas coisas sem sair de casa: encontrar-se com amigos, trabalhar, participar de cursos e – por último, mas talvez o mais importante – comprar.

O ano de 2020 foi marcado por recordes no que diz respeito ao crescimento das lojas on-line. E-commerces passaram por uma expansão de 47% apenas nos três primeiros meses de 2020, de acordo com dados da Ebit | Nielsen.

E 2021 não dá sinais de desaceleração. Números publicados pela Neotrust mostram que foram feitas 78,5 milhões de compras on-line nos três primeiros meses deste ano, um aumento de 57,4% em relação ao mesmo período de 2020.

Apesar do aumento da demanda, um mercado cheio de oportunidades como esse atrai também mais concorrentes.

Um levantamento feito pela PayPal Brasil, em parceria com a BigData Corp, mostra que existem, hoje, 1,3 milhão de lojas virtuais no Brasil. Esse número representa um crescimento de 40,7% de 2019 para 2020.

Por isso, mais do que nunca, é imprescindível que a sua empresa invista em estratégias de SEO. Elas permitem que o seu site esteja entre os primeiros resultados de pesquisa em mecanismos de busca como o Google, garantindo mais cliques e conversões.

Entenda agora como otimizar o seu site para ter bons resultados com SEO no pós-pandemia assistindo ao nosso vídeo sobre o assunto.

SEO pós-pandemia: por que estar no topo dos resultados de pesquisa é importante?

A quantidade de vendas do seu negócio é determinada pelo número de acessos que o seu site possui. Digamos, por exemplo, que a cada 100 visitantes de seu site, um realize uma compra. Isso quer dizer que a sua taxa de conversão é de 1%.

Dados da ferramenta Advanced Web Ranking apontam que o CTR da 1ª posição do Google é de 33%. Isso quer dizer que a sua página precisa ser vista cerca de 330 vezes para que essas 100 visitas sejam alcançadas.

Como você pode perceber, o número de vezes que a sua página é vista tem um impacto grandioso no número de conversões. Por isso, investir em SEO para garantir uma boa posição nos mecanismos de pesquisa é um cuidado essencial para a sobrevivência de e-commerces no pós-pandemia.

Quais são as tendências de SEO para 2021?

O SEO está sempre mudando, mas já é possível observar a concretização de alguns movimentos no setor. Entenda agora algumas das principais tendências de SEO para 2021 e para o pós-pandemia.

SEO local

Durante a pandemia, pessoas estão optando por comprar em estabelecimentos que oferecem delivery e outros serviços de entrega. Isso quer dizer que a força do comércio local foi bastante fortalecida durante o período.

A tendência é que essa característica se mantenha, mesmo que a pandemia acabe. Felizmente, mecanismos de busca têm oferecido ferramentas para que lojas virtuais possam ter um maior alcance local, atraindo muitos consumidores.

Empresas precisam investir no aprimoramento de seus perfis no Google Meu Negócio, afinal, essa é a plataforma que, muitas vezes, oferece o primeiro contato do cliente com a marca.

Experiência do usuário

O usuário tem sido colocado no topo das prioridades do algoritmo do Google, e também deveria estar entre as suas. É importante garantir que, além de um conteúdo de relevância, seu site também proporcione uma boa experiência para aqueles que o usam.

A atualização de Page Experience do Google vem para provar que os aspectos de usabilidade são mais importantes do que nunca

Se você quer saber mais sobre essa atualização, leia o artigo que temos em nosso blog: Tudo o que você precisa saber sobre o Google Page Experience.

Essas são apenas algumas das principais tendências para esse cenário que se desenha com o fim das restrições causadas pela pandemia

O mercado está em constante desenvolvimento, e você pode acompanhar o canal da CD no YouTube para obter informações sobre as atualizações que ocorrem, além de contar com o serviço de consultoria de SEO para que nossa equipe atualize constantemente as estratégias de SEO da sua empresa.

Continue navegando pelo nosso blog para aprender mais sobre SEO, Marketing de Conteúdo, redes sociais e muitos outros assuntos relacionados ao mundo do Marketing Digital!

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