A tecnologia foi a grande responsável pela mudança no comportamento dos consumidores atuais. Com as inúmeras possibilidades de conexões que surgiram, o consumidor espera que sua experiência seja cada vez mais dinâmica, atendendo a suas expectativas e necessidades.
Quebrar as barreiras entre os canais online e offline oferece uma experiência de compra mais completa. A estratégia omnichannel é tanto uma inovação tecnológica quanto uma solução necessária para atender à atual demanda dos consumidores.
O conceito do omnichannel
Esse método estratégico cria uma integração entre vários canais de comunicação. Ou seja, o cliente pode ter a mesma experiência de compra pelo mundo online e offline. O omnichannel une, de forma simultânea, as lojas virtuais, físicas, aplicativos e seus compradores. Dessa forma, um canal ajuda o outro e todas as possibilidades de vendas são exploradas.
Poder realizar compras quando, como e onde desejar aumenta as chances de satisfazer as expectativas dos consumidores, que estão sempre em busca de facilidade e comodidade.
Jornada de compra: o consumidor já é omnichannel
O consumidor que rompeu a barreira entre o online e o offline é aquele que conhece um produto na loja física e compra na loja online e vice-versa. Esse consumidor está sempre atento às vantagens que cada canal de venda oferece, e esse será o fator determinante da compra.
A pesquisa realizada pela Deloitte mostra que 56% do total de vendas do varejo passa por algum tipo de influência digital. Mais de 50% dos brasileiros faz buscas e pesquisas antes de adquirir algum produto. Ou seja, antes de concluir uma compra, o consumidor passa por um processo de jornada de compra.
A jornada de compra é todo o caminho que um consumidor percorre antes de decidir concluir a compra, portanto, oferecer o melhor dos dois mundos, online e offline, aumenta as chances de conversões de vendas e captação de novos clientes.
Omnichannel: a experiência de compra completa para o usuário
Essa estratégia é uma das principais quando o objetivo é oferecer uma experiência de compra completa para os usuários. Apesar de parecer um desafio, o omnichannel é o melhor caminho para as empresas aumentarem sua competitividade no mercado. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e esperam que os canais de vendas e atendimento sejam cada vez mais cômodos e abrangentes.
Ter canais variados deixou de ser uma novidade e está a ponto de ser um requisito para as marcas sobreviverem. O omnichannel é recente e conta como um diferencial para as empresas que investem nessa estratégia, já que acabam destacando-se frente à concorrência. Em contrapartida, a empresa que não oferece essa experiência pode parecer desatualizada.
Entre as plataformas que podem ser usadas no omnichannel, estão:
- Sites;
- Redes sociais;
- Aplicativos;
- Loja virtual;
- Loja física;
- Call center;
- SMS.
Por meio dessas alternativas e outras, o cliente pode realizar uma compra ou atendimento no canal que desejar. A estratégia omnichannel vem conquistando os clientes, que estão cada vez mais digitais. Por esses e outros motivos, considerar investir na estratégia omnichannel é importante para sua empresa não perder venda e potencial de concorrência.