Você pode até não perceber, mas o impacto da persuasão na sua vida pode ser observado nas mais variadas esferas. Desde uma conversa com amigos até a relação de compra e venda, estamos sendo persuadidos ou tentando persuadir alguém.
Essa também é uma prática que pode ser traduzida para o mundo dos negócios. Empresas que dominam a arte da persuasão têm melhores resultados de vendas, encontram menos dificuldade para fechar negócio com seus clientes e aproveitam uma imagem melhor no mercado.
É possível dizer que persuasão é um dos pilares do Marketing Digital. Se você ficou curioso para entender mais sobre essa relação, continue acompanhando este artigo. Temos certeza de que você sairá dele mais sábio e, quem sabe, persuasivo.
O que é persuasão?
A persuasão é o ato de convencer alguém a pensar de certa maneira ou executar determinada ação. No mundo do Marketing Digital, a persuasão pode ser medida pela capacidade de convencer um cliente, ou cliente em potencial, a comprar o seu serviço ou produto.
Essa é uma qualidade valorizada no mercado. Com o crescente aumento da concorrência e o uso cada vez maior de técnicas sofisticadas de venda, o poder da persuasão pode levar uma empresa a novos patamares.
Contar com técnicas de persuasão afiadas pode diminuir a distância entre a sua empresa e o cliente, fazendo com que a compra aconteça mais rápido. É por isso que a persuasão é uma das armas preferidas de empreendedores.
Como a persuasão influencia as vendas?
Nós afirmamos que a persuasão é capaz de influenciar vendas. Agora é hora de entrar em detalhes sobre como esse processo acontece. Entenda mais sobre o assunto nos tópicos abaixo:
Auxiliar o cliente no processo de compra
Muitas vezes, o processo de venda não é apenas sobre a venda em si, mas sobre oferecer uma solução satisfatória para seu cliente, um produto ou serviço que realmente torne a sua vida mais prática.
Por isso, o processo de persuasão não deve ser encarado como uma maneira de ludibriar o cliente, mas argumentar com responsabilidade sobre os motivos que tornam a sua solução melhor do que as oferecidas pelos concorrentes.
Quando usada na medida certa, a persuasão pode transformar um comprador eventual em um cliente fiel.
Destacar a sua empresa das demais concorrentes
Lidar com a concorrência é um desafio mesmo para empresas líderes de mercado. Por isso, o esforço de Marketing deve englobar maneiras de manter a proposta de sua companhia interessante aos olhos dos consumidores – e ser persuasivo é uma dessas maneiras.
Mesmo que a sua empresa leve desvantagem em algum aspecto em relação aos outros concorrentes, saber como vender a sua proposta pode ser suficiente para ganhar o coração – e o bolso – daqueles interessados em seu produto.
Cultivar uma boa opinião em consumidores que não conhecem seu produto
Por maiores que sejam seus esforços de Marketing, sempre haverá pessoas que nunca ouviram falar de sua empresa.
É importante notar que, para torná-las clientes em potencial, sua empresa precisa superar as barreiras impostas pelas pré-concepções desses indivíduos. Sabendo disso, é possível aproveitar o momento oportuno para causar uma boa impressão logo no primeiro contato.
Como ser mais persuasivo?
A persuasão, como qualquer outra habilidade, não é inata e pode ser treinada ao longo do tempo. Nosso CEO fala mais sobre como treinar a persuasão (dentre outras habilidades) neste vídeo exclusivo para nosso canal no YouTube. Assista agora!
6 princípios da persuasão
Como você pode imaginar, a persuasão tem raízes profundas na psicologia e em demais campos de estudo sobre o comportamento humano. Não à toa, uma das principais obras sobre o tema é um livro do psicólogo norte-americano Robert Cialdini, As Armas da Persuasão — Como Influenciar e Não Se Deixar Influenciar.
Em sua obra, o autor discorre sobre seis princípios relacionados à persuasão. Você pode conhecê-los de outras áreas do Marketing Digital. Por isso, vamos abordá-los brevemente nos próximos tópicos:
1. Lei da consistência
Esse princípio demonstra a tendência que as pessoas têm de se aterem aos seus valores e sentimentos uma vez que uma decisão é tomada.
2. Lei da reciprocidade
A lei da reciprocidade fala sobre como as pessoas se sentem compelidas a retribuir quando recebem alguma oferta. Dentro do Marketing Digital, isso pode ser visto em processos de Inbound que utilizam landing pages para adquirir informações de contato em troca de uma oferta de valor.
3. Lei do apreço
A lei do apreço mostra como as pessoas tendem a concordar com seus interlocutores uma vez que a simpatia seja despertada, mesmo que seja por um gesto simples.
4. Lei da escassez
Você já esteve em um site e percebeu que existiam poucas unidades sobrando daquele produto que pretendia comprar? Qual foi a sua reação: efetuar a compra ou deixar para lá? Podemos apostar que esse produto foi parar em seu carrinho.
Mas não se preocupe! Você não é o único que se sente dessa maneira. De acordo com a lei da escassez, uma pessoa pode ser persuadida a comprar se o estoque de determinado produto for limitado.
5. Lei da autoridade
A autoridade é um fator importante dentro do Marketing Digital, e isso tem tudo a ver com como o cérebro humano funciona. Quando acreditamos que uma ideia (ou produto) é validada por pessoas de autoridade, a tendência é sermos mais receptivos.
6. Lei da prova social
De certa forma, a lei da prova social funciona de maneira parecida. Quando uma solução é validada por um grande número de pessoas, nós tendemos a achar – de maneira justificada – que ela é mais eficiente. É por isso que o uso de depoimentos de clientes é um fator tão importante em sites e landing pages.
Gostou de conhecer mais sobre a persuasão aplicada no mundo do Marketing? Como uma agência especializada no ramo, a Consultoria Digital tem experiência em usar diversos artifícios de persuasão em todas as suas estratégias, tendo em vista sempre o objetivo de nossos clientes.
Somos especialistas em estratégias de Inbound Marketing, criação de conteúdo para diferentes plataformas e oferecemos serviços de consultoria de SEO.
Se a sua empresa precisa de melhores resultados, navegue pelo nosso site e entre em contato com um de nossos especialistas!