Um estudo alemão desenvolvido pelas Universidades de Leipzig, Bauhaus e Weimar, chamado “Is Google getting worse? A longitudinal investigation of SEO spam in search engines”, avaliou a qualidade dos resultados de pesquisa dentro de alguns mecanismos de busca, como Google, DuckDuckGo e Bing.
Uma análise de mais de 7.000 termos de busca durante um ano mostrou diversos aspectos interessante das buscas, com destaque para o Google, e trouxe resultados positivos, e outros nem tão positivos, em relação à qualidade e às possibilidades de concorrência que os sites enfrentam e podem enfrentar.
O feijão com arroz do SEO ainda conta
Na avaliação dos resultados de busca, foram seguidos guidelines específicos de SEO para conferir se as páginas mais bem posicionadas seguiam as estruturas básicas das estratégias técnicas de SEO. A conclusão foi que sim, os sites mais bem posicionados são aqueles que seguiram as recomendações básicas de usabilidade e on page que todo site otimizado deve ter.
Porém, nem todas as melhores páginas no que se refere à posição e “qualidade” em otimização de SEO tinham os melhores conteúdos textuais, mostrando que ainda é importante a atenção e aprofundamento em elementos técnicos do site como um todo para a conquista de posicionamento sólido.
Esses elementos técnicos não só aplicam a estruturação do texto seguindo regras fixas de hierarquia de títulos, uso de imagens ou links, mas também garantem sites rápidos e fáceis de navegar, seguindo os princípios dos Core Web Vitals.
Características dos conteúdos existentes
A grande maioria dos conteúdos encontrados, nos padrões de palavra-chave utilizados na pesquisa, foi com único foco de venda afiliada, sendo páginas e/ou sites criados somente para esse fim.
Como característica, os textos foram considerados mais repetitivos, porém de fácil leitura. Houve grandes indicadores de conteúdos de baixa qualidade, criados em massa ou totalmente gerados por Inteligência Artificial (IA). Ou seja, conteúdos pouco aprofundados, com listas ou parágrafos curtos.
Textos maiores posicionavam levemente melhor, porém essa informação não foi conclusiva devido aos valores baixos de comparação.
As atualizações dos algoritmos
Durante o período estudado, ocorreram diversas atualizações nos algoritmos dos mecanismos de busca estudados. O Google apresentou mais atualizações – e atualizações com foco na curadoria de páginas que posicionam e qualidade.
Foi bem comum a situação em que domínios (ou páginas) considerados spams pelo estudo desaparecessem completamente em pouco tempo durante essas atualizações, até mesmo os que resistiram a mais de uma atualização.
Além disso, foi observado que, conforme esses sites eram derrubados, novos sites apareciam para tomar seus lugares, ainda com as mesmas características de spam já relatadas.
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Resumindo a batalha do Google contra o spam
Por meio do estudo alemão, chegou-se ao resultado que as páginas mais bem classificadas nos motores de busca apresentam uma maior otimização técnica, isto é, elas são totalmente voltadas para o SEO e posicionamento, tendo maior foco em monetização para o marketing de afiliados. Entretanto, a qualidade dos textos dessas páginas é considerada inferior, superficial e curta.
Esses textos de qualidade inferior apresentaram uma grande característica: serem redigidos em massa ou até mesmo por AI, sem uma curadoria cuidadosa para garantir qualidade para os usuários.
Há uma batalha constante do Google contra os sites de spam, visto que existiram diversas atualizações de algoritmo durante o andar da pesquisa, sua maioria com foco em qualidade de conteúdo e para reduzir, ou até acabar, com os sites considerados spams. Registrou-se também uma grande volatilidade nos resultados, em que muitos sites saíram, outros perderam posição e, então, novos sites começaram a posicionar, ainda com as características de spam.
Nossa opinião
Na Consultoria Digital, nossas estratégias levam em consideração diversos aspectos do SEO, não somente técnicos, mas também aspectos qualitativos na hora de elaborarmos conteúdos ou até otimizações.
As características técnicas do SEO terem sido apontadas, na pesquisa, como um fator necessário no posicionamento mostra a importância do SEO em um site e da expertise dos profissionais que o acompanham, garantindo o máximo desempenho possível.
Ainda que muitos concorrentes de pesquisa se mostrem com conteúdos de baixa qualidade, é importante que o site ainda os princípios dos Core Web Vitals, sendo um alicerce de uma estratégia bem fundamentada.
Quanto ao fator de conteúdo de baixa qualidade e o uso de IA, é importante ressaltar, que durante a pesquisa, sites com conteúdo de baixa qualidade sumiram das buscas ou perdiam seus posicionamentos. No momento, talvez ainda não estejamos em um cenário ideal na concorrência, pois ainda temos os spams e a baixa qualidade, mas o Google empenha-se cada vez mais para que seus algoritmos consigam barrar esse tipo de estratégia.
Em um mecanismo de busca constantemente atualizado, conteúdos de baixa qualidade são caçados e derrubados de um dia para o outro. Assim, seguir uma estratégia como essa torna-se inviável, pois se perde a previsibilidade, não sabendo se o castelo de cartas será destruído na próxima atualização, jogando fora um processo que demora meses para ser construído.
Saindo um pouco do aspecto SEO e entrando um pouco no marketing e conceitos de branding, estamos cada vez mais em uma era de conexão e relacionamento com nossos consumidores. Pense assim: “Para minha marca, o que venderia mais? Um conteúdo sem valor algum ou algo com qualidade?”. Uma estratégia de SEO com conteúdos de baixa qualidade, sem personalização, que não gera uma percepção de valor ou não leva em consideração o mercado e/ou os consumidores é fadada ao fracasso.
O posicionamento na SERP é importante, sim, para uma estratégia, porém não deve ser conquistada a qualquer custo. Nós levamos isso muito a sério aqui dentro.
Focamos em criar conteúdos de alta qualidade, atendendo principalmente aos padrões esperados pelo próprio Google, o que nos gera um posicionamento mais estratégico e duradouro, sem o medo ou riscos de perdermos o trabalho executado na próxima atualização, conquistando, consequentemente, o primeiro lugar com estratégia. Sem contar a geração de valor para os consumidores e a abrangência de diversos outros aspectos intrínsecos ao marketing.
Na hora de contratar uma agência de SEO, analise se a estratégia foca somente em posicionamento ou se tem uma visão 360° do marketing.
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