Desde o início do isolamento social – em março – até o mês de maio, uma loja online foi criada por minuto no Brasil. Devido à queda do faturamento pelo fechamento das lojas físicas, as empresas apostaram no e-commerce para manter as vendas e o lucro.
Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, 107 mil novas lojas online foram criadas para vender os mais variados produtos e serviços, como, por exemplo, alimentos, eletrônicos, produtos de limpeza, roupas, decorações, calçados e muitos outros. Antes da pandemia, a média de abertura dessas lojas era de 10 mil sites mensais, ou seja, o crescimento disparou nesse período.
Crescimento das vendas do e-commerce
Muitos consumidores passaram a comprar online e isso fez com que o e-commerce brasileiro atingisse a maior alta em 20 anos, um crescimento de 47% somente no primeiro semestre de 2020 – os dados são da 42ª edição do Webshoppers, estudo sobre o e-commerce do País feito a cada 6 meses pela Ebit | Nielsen. Tal crescimento veio por meio da alta de 39% no número de pedidos virtuais.
A compra em lojas online é uma tendência que vem crescendo muito nos últimos anos. De acordo com os dados da pesquisa, no Brasil, o crescimento de consumidores em e-commerce foi de 40%, chegando a 41 milhões de indivíduos.
Mesmo com algumas lojas físicas reabrindo, o e-commerce não deve registar queda. As pesquisas da Adtail Newblue e E-Commerce Brasil apontam que 72% dos varejistas acreditam que o cenário vai melhorar ainda mais no segundo semestre em diante.
Como as empresas podem se preparar para o comércio online?
A peça chave para a empresa que quer ter sucesso com uma loja online é investir em boas estratégias de Marketing Digital e SEO para e-commerce, já que, dessa forma, é possível crescer e se destacar no mundo virtual. O Marketing Digital, quando bem aplicado, pode elevar as vendas e a visibilidade de qualquer empresa.
Sendo assim, é importante se preparar para competir nesse mundo digital tão cheio de opções. Então, para enfrentar os desafios, é importante ter um planejamento e criar estratégias para atender às necessidades, desejos e demandas dos consumidores por produtos e serviços capazes de alcançar – ou, até mesmo, superar – as expectativas.
O Marketing Digital e suas estratégias, como o SEO para e-commerce, são recursos eficientes para promover vendas por meio dos comportamentos, hábitos e outros aspectos dos consumidores atuais. Dessa forma, é importante buscar conhecer as necessidades do público-alvo para promover uma loja online de forma correta.
Por meio de uma consultoria digital, pode-se estudar as condições do mercado virtual e analisar quais são seus pontos fortes ou fracos e suas oportunidades ou ameaças, bem como suas tendências e mudanças, preparando a empresa que deseja entrar no ambiente digital da melhor maneira.
Para tornar sua marca conhecida e bem posicionada na imensidão do mundo online, invista em ações de Marketing Digital e otimizações SEO, ferramentas que farão com que a sua empresa cresça no ambiente online e gere resultados positivos de tráfego, vendas e faturamento. Atualmente, existem diversos canais de vendas online; portanto, confira 5 formas de vender pela Internet!