O Google Meu Negócio é uma plataforma gratuita lançada em 2014, que permite a empreendedores de todos os portes gerenciar a presença on-line de suas companhias, além de facilitar que uma empresa seja encontrada na rede de pesquisa do Google e no Google Maps.
Durante a quarentena, diversos estabelecimentos sofreram com as restrições comerciais locais, sendo simplesmente impedidos de abrir, ou funcionando em horários diferentes dos quais seus clientes poderiam estar acostumados. As atualizações da ferramenta, portanto, vieram para sanar algumas das mudanças já necessárias, além de oferecer novos recursos.
Quais são as novas atualizações do Google Meu Negócio?
Pensando nas particularidades dos tempos que estamos vivendo, o Google Meu Negócio foi atualizado com funcionalidades diferentes, que podem ajudar empreendedores a atualizar seus perfis com informações relevantes para seus clientes. A seguir, você encontrará mais informações sobre quais são essas atualizações e como elas podem ser usadas.
Mostre que você está temporariamente fechado
Mesmo antes da pandemia se instaurar, muitos negócios já precisavam de uma maneira eficiente de sinalizar períodos em que estariam fechados, fossem eles estabelecimentos sazonais ou apenas passando por reformas.
Agora, é possível fazer isso, sendo esse um recurso que, provavelmente, tenha vindo para ficar.
Postagens em grupo para redes de empresas
A ferramenta de postagens conhecida como Google Posts também passou por alguns retoques. A funcionalidade que permite fazer postagens destacadas sobre eventos e ofertas especiais também possibilita que esses conteúdos sejam compartilhados nos perfis de todas as filiais em múltiplas localidades.
Postagens sobre a covid-19
Agora, empreendedores podem mostrar aos seus clientes como a covid-19 impactou seus negócios, evidenciando novidades e mudanças de protocolo. Isso ajuda a manter a comunicação com seus clientes bastante clara e objetiva.
Sendo assim, garanta que as informações desses posts estejam sempre atualizadas, uma vez que esse novo tipo de postagem permite que o conteúdo sobre o assunto seja destacado independentemente da ordem cronológica.
Novos atributos para o seu negócio
Empreendedores também podem destacar os atributos de seus negócios, como a retirada de produtos e a entrega sem contato físico. Entretanto, é possível que essas opções continuem disponíveis por tempo indefinido. Sendo assim, se a sua empresa pode disponibilizar esses benefícios, deixe bem claro aos clientes.
Atualizações para a área da saúde
Visitar clínicas e hospitais durante a pandemia pode, obviamente, representar um grande risco à saúde. Portanto, é de grande interesse desses estabelecimentos evitar que pacientes que possam ser tratados virtualmente tenham que se deslocar até seus consultórios.
É pensando nisso que o Google Meu Negócio agora permite a estabelecimentos de saúde a disponibilização de links para opções de tratamento via Internet, assim como páginas com mais informações sobre como os pacientes podem agir durante a pandemia.
Links para doações
Pequenos negócios podem precisar de uma ajuda extra para se manter funcionando após a normalização das atividades. Nesse sentido, campanhas de doação podem ser boas alternativas e gerar resultados incríveis.
Com essa atualização do Google Meu Negócio, empresas podem informar à comunidade quais medidas tomar para ajudá-las a passar por essa fase. Estude a possibilidade de usar esse recurso a seu favor.
Defina horários de funcionamento alternativos
Com as medidas de distanciamento e restrição das atividades do comércio, muitas lojas e estabelecimentos se viram obrigados a adaptar seus horários de funcionamento para acomodar diferentes tipos de pessoas.
Por exemplo: um mercado pode escolher uma faixa de horário para atender apenas idosos, ou uma barbearia pode definir uma janela de atendimento para pessoas com necessidades especiais.
Os benefícios desse recurso são inúmeros, e você deveria aplicá-los ao seu negócio, se tiver a chance.
Atualizações para o Google Maps
Agora, o Google Maps é capaz de indicar as rotas com menos probabilidade de aglomerações, incluindo transporte público. Essa pode ser a chance de encorajar seus clientes a visitar seus estabelecimentos físicos.
Pessoas se dirigindo a locais de teste para a covid-19 passam a ter lembretes de como verificar os sintomas da doença e evitar que se exponham ao vírus desnecessariamente.
Conteúdo visual para seu perfil
Para realmente estabelecer uma comunicação com seus clientes, use recursos visuais, como imagens e vídeos. Dessa maneira, você pode mostrar protocolos de segurança sendo seguidos, tais como funcionários usando máscaras e luvas, além do distanciamento de clientes dentro da loja.
Ademais, essa é uma maneira de criar vínculo com o seu cliente mesmo antes que ele visite sua loja, humanizando, assim, o seu negócio. Poste fotos convidativas, dê um tour virtual para mostrar como a loja é e, claro, não se esqueça dos sorrisos.
É hora de usar todas as ferramentas a seu favor
O comércio, como um todo, sofreu enormemente durante este ano, principalmente os estabelecimentos que não estavam preparados para ter uma presença digital mais forte. Assim, é preciso que empreendedores de todo tipo passem a utilizar as ferramentas que lhes são oferecidas, a fim de saírem dessa crise ainda mais fortes.
Sendo assim, é bom saber que existem instrumentos que permitem o melhor gerenciamento da presença on-line do seu negócio. A cada dia, novas pessoas – e potenciais clientes – passam a se familiarizar com o digital, aumentando as possibilidades para a sua empresa.
Ainda assim, para aqueles empreendedores que encontrarem dificuldades, há a possibilidade de contratar uma agência de marketing digital para auxiliá-los.