Minha loja virtual não vende! O que fazer?
Neste artigo quero compartilhar com você 8 motivos pelos quais grande parte das lojas virtuais não vendem.
Mas antes de começar a apontar estes motivos é importante analisarmos alguns dados. Em junho de 2016, o SEBRAE em parceria com o Ecommerce Brasil realizou a 3ª Pesquisa Nacional do Varejo Online e um dos principais motivos de fechamento de lojas virtuais é justamente o baixo faturamento. Isso mostra o quanto é importante ficar atento aos problemas que vou listar a seguir.
Também temos um vídeo em nosso canal do YouTube, no qual falamos sobre 8 motivos porque sua loja virtual não vende:
1º Motivo pelo qual sua loja virtual não vende: Você quer vender para todo mundo… E acaba não vendendo para ninguém…
Esta é a realidade de muitas lojas virtuais. Você acaba sendo genérico em toda a comunicação que cria para sua loja e acaba não conversando com um público definido. Fato que reduz a sua efetividade na hora de fazer sua venda.
Para resolver esta situação defina o público-alvo e foque todos os seus esforços em vender MUITO BEM para ele.
Outro problema similar é quando o site tenta vender de tudo um pouco e acaba não sendo especialista em nada, principalmente nos primeiros meses de e-commerce.
O ideal é que você seja especialista em um determinado nicho e assim conquiste seu espaço na internet. Depois deste passo você começa a pensar em expandir sua autoridade para outros nichos.
2º Motivo pelo qual sua loja virtual não vende: Você é só mais um na internet… Sem diferenciais você não chama a atenção de ninguém…
Na maioria dos casos é bem difícil você estar abrindo uma loja virtual que não tenha nenhum concorrente online (mesmo que seja indireto). Então se você já está entrando em um nicho que tem muitos concorrentes é extremamente importante ter diferenciais para poder chamar a atenção dos consumidores. Sem isso você entrará em uma briga de preço e este pode ser o primeiro ponto da falência do seu e-commerce.
Pensando em aproveitar a sua localização física, listo alguns diferenciais que você pode apostar:
- Prazo de entrega diferenciado para sua região
- Frete grátis para entregas na sua cidade e proximidades
- Retirar na loja (caso seja possível)
Estes são apenas alguns exemplos. Você precisa descobrir o que seus clientes desejam e entregar isso a eles em sua loja virtual.
3º Motivo pelo qual sua loja virtual não vende: Você não validou sua ideia. Não é porque você ouviu dizer que é verdade…
Já ouvi diversas vezes a seguinte frase: “Achei que ao abrir minha loja virtual seria fácil começar a vender”.
Quando um empreendedor tem uma ideia e ela parece excelente, ele parte para execução. Investe tempo e muito dinheiro colocando seu novo negócio online, mas aqui está o risco: pular a etapa de validação do negócio!
Antes de você investir todas as suas economias em um novo e-commerce para vender seus produtos, é importante validar vários pontos. Listo alguns a seguir:
- Existe procura online?
Certos produtos vendem bem em sua loja física, mas não quer dizer que terão o mesmo desempenho online.
- Seu prazo de entrega será compatível com as necessidades do cliente?
Alguns produtos são comprados para serem utilizados/consumidos com certa urgência. Sua loja virtual vai entregar neste prazo?
- Seus clientes estão dispostos a pagar o frete?
É importante validar se, após adicionar o frete em sua venda, o consumidor ainda terá interesse em fechar a compra, pois se ficar muito caro pode ser que ele opte por comprar em uma loja física.
Estes são apenas alguns pontos para validar, mas a lista varia de negócio para negócio.
Para você não cometer este erro de pular a validação, coloque em prática a técnica do MVP (Minimum Viable Product). Esta técnica se resume a você colocar um teste para rodar antes de partir para versão final.
Um exemplo prático é que você não precisa comprar sua plataforma de e-commerce ideal logo de início. Contrate uma plataforma alugada que tem o valor bem acessível e faça uma ação de marketing para atrair quantidade suficiente de público para ver seus produtos.
Se, com esse montante de pessoas que acessou a sua loja, você conseguiu ter quantidade significante de vendas, aí sim você pode partir para comprar uma plataforma mais robusta e personalizada.
Viu como um simples teste pode te economizar tempo e dinheiro?
Veja: Por que sua empresa precisa de uma consultoria para e-commerce
4º Motivo pelo qual sua loja virtual não vende: Você não quebra todas as objeções do seu cliente… Cliente com dúvidas não compra.
Não é difícil encontrar lojas virtuais que não têm praticamente nenhuma informação sobre os produtos que vendem, a não ser o preço. Isso gera uma experiência muito ruim para o usuário, pois, sem informações, começa o medo de estar comprando o produto errado ou um produto que não atende às suas necessidades.
Por isso, sempre recomendo que os produtos tenham descrições mais detalhadas, para esclarecer todas as possíveis dúvidas dos clientes. As equipes de vendas e SAC são ótimas referências para coletar as dúvidas dos clientes e respondê-las em seu e-commerce.
Uma descrição mais completa e detalhada do produto, além de ajudar o usuário, também é excelente para seu posicionamento nas buscas do Google (SEO).
5º Motivo pelo qual sua loja virtual não vende: Você não está investindo em Marketing. Quem não é visto não é clicado…
Na pesquisa que citei anteriormente também existe um dado muito interessante que é o percentual do faturamento investido com marketing, e ele gira entre 9 a 15% dependendo do porte da empresa.
Mesmo tendo esta informação em mãos, não é raro encontrar empreendedores que não reservam uma verba para o marketing. Fato que dificulta novas lojas serem encontradas na internet.
Reserve uma parte do seu caixa para investir em marketing digital, pois existem várias opções que, a custo baixo, fazem você já começar a trazer visitantes para sua loja e, então, a gerar novas vendas.
Se você não sabe por onde começar, te convido a falar com nosso time comercial.
6º Motivo pelo qual sua loja virtual não vende: Você tem uma oferta ruim. Apenas ter uma loja bonita não te faz vender…
A sua loja virtual pode ser a mais bonita de todas e o preço dos seus produtos ser competitivo, porém, na hora em que o cliente calcula o frete, ele é mais alto que o dos concorrentes… ou também, você não tem um meio de pagamento confiável ou uma opção da qual o cliente gosta… Então, você tem uma oferta ruim!
A sua oferta vai além do preço. Você precisa analisar a compra como um todo e comparar com seus concorrentes. Nos pontos em que você fica em desvantagem, é importante correr atrás para melhorar.
Uma dica extra, caso você venda para vários estados, é simular compras utilizando CEPs de diferentes estados. Isso pode ser um problema, principalmente analisando frete e prazo de entrega.
7º Motivo pelo qual sua loja virtual não vende: Você tem problemas técnicos. Teste, teste e teste novamente…
Não basta testar sua loja apenas no seu computador. Atualmente, os acessos por celular já superam, em diversos nichos, os acessos via desktop. Se sua loja não está preparada para funcionar em smartphones, você pode estar perdendo muitas vendas.
Então, realize o teste em diferentes dispositivos e, para auxiliar neste processo, recomendo que você instale uma ferramenta chamada Hotjar. Ela vai gravar a navegação de seus visitantes e isso pode te ajudar a entender possíveis problemas em sua loja.
8º Motivo pelo qual sua loja virtual não vende: Você não está atendendo bem os seus clientes. Só porque é online, não quer dizer que não precisa de atendimento…
Muitos clientes ficam com dúvidas durante suas compras e querem falar com você, mas, se a comunicação não é efetiva, o cliente vai embora e compra em outra loja que o ajude.
Instale uma ferramenta de chat como o ZOPIM, por exemplo, mas o mais importante é ficar online para falar com os consumidores. Se preferir, disponibilize um contato para WhatsApp, mas lembre-se de ter também um telefone fixo disponível, pois ter apenas um celular pode demonstrar certo amadorismo e levantar desconfiança.
Recapitulando os 8 motivos porque sua loja virtual não vende:
- Você quer vender para todo mundo;
- Você é só mais um na Internet;
- Você não validou sua ideia;
- Você não quebra todas as objeções do seu cliente;
- Você não está investindo em Marketing;
- Você tem uma oferta ruim;
- Você tem problemas técnicos;
- Você não está atendendo bem os seus clientes.
Espero que estas dicas te ajudem a identificar e a evitar problemas em sua loja virtual.
Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe um comentário logo abaixo.