O sucesso de uma empresa tem muito a ver com as estratégias de marketing que a mesma adota, e parte do sucesso também vêm do envolvimento de cada funcionário em projetos e metas da companhia. Quando os colaboradores estão determinados a encarar juntos cada desafio da empresa, o engajamento se torna algo natural com o passar do tempo, daí em diante é mais fácil criar um espírito de equipe entre colaboradores e companhia.
Essa prática é conhecida como endo marketing, que nada mais é do que o marketing praticado dentro das organizações. Trata-se do conjunto de estratégias que existem para incentivar o comportamento, comprometimento e a motivação dos funcionários, assim a empresa cria laços com o colaborador, tornando os compromissos e as responsabilidades relacionadas à empresa um objetivo em comum. O produto desses esforços são o comprometimento dos funcionários e os bons resultados da empresa.
Para entender mais sobre essas estratégias, preparamos seis dicas que contribuem para a relação empresa/funcionário fluir melhor e facilitar as rotinas dentro da companhia. Essas dicas também ajudam a garantir uma sintonia maior entre funcionários e empregadores, que como já dissemos, sempre resulta na entrega de um trabalho com mais qualidade.
1-Reciprocidade:
sempre que receber cumprimentos de algum colaborador é natural e espera-se que o cumprimento seja retribuído. A reciprocidade deve ser aplicada sempre que for favorável, e no marketing funciona como um gatilho mental que incentiva esse lado.
2-Consistência:
significa qualidade, concordância, firmeza, solidez. É a propriedade de um conjunto de resultados dentro de limites esperados ou estabelecidos. O profissional de sucesso procura ser consistente em suas habilidades técnicas e comportamentais, sólido em sua ética e nos seus valores e relevante em sua atuação junto aos clientes, fornecedores e colegas de trabalho. Por esse motivo são admirados e respeitados profissionalmente.
3-Autoridade:
a autoridade é uma ótima maneira de mostrar aos seus clientes a importância da sua empresa na tarefa de auxiliá-los a solucionar os problemas referentes aos negócios. Fazer com que eles reconheçam a importância dessa parceria também é uma maneira de conquistar novos clientes.
4-Validação Social:
para utilizar esse gatilho é interessante inserir depoimentos de clientes, números de pesquisas de satisfação, imagens de pessoas usando o produto ou serviço, quantidade de produtos vendidos, número de leitores do site e a relevância nas redes sociais. Mostrar a popularidade do site faz com que ainda mais pessoas gostem do seu conteúdo e desejem acessá-lo.
5-Escassez:
para acionar esse gatilho é preciso limitar o serviço ou o produto a uma determinada quantidade de pessoas. Oferecer descontos, bônus e premiação para os clientes cria uma sensação de disputa e exclusividade. Geralmente as pessoas tomam decisões de compra mais rápidas quando o serviço ou produto é limitado.
6- Afinidade:
pessoas que tem o costume de elogiar, sorrir, reparar e demonstrar interesse em outros tem mais facilidade de obter sucesso nas negociações. Quando a pessoa é carismática, persuasiva e agradável surge uma empatia instantânea pela outra parte.
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