Você não precisa ser um profissional de marketing para perceber que todo mundo está no Instagram, certo? Mas, se você é, aqui vai mais uma informação: atualmente, a plataforma conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos, sendo quase 70 milhões deles brasileiros.
Todos os dias, milhões de pessoas utilizam a rede social para manter o contato com amigos e família, acompanhar notícias e também para realizar compras.
Essa é uma grande oportunidade de crescimento orgânico para empresas de todos os portes, mas, principalmente, para aquelas com orçamento apertado. Neste artigo, vamos te explicar como aproveitar ao máximo as funcionalidades do perfil comercial do Instagram e usá-lo como uma ferramenta de conversão para o seu negócio.
Por que utilizar o perfil comercial do Instagram?
Se você tem um negócio, sabe da importância de entregar a mensagem ao seu cliente no momento certo. Nesse caso, não existe melhor forma de fazer isso do que desenvolver uma presença forte no canal mais utilizado por ele, não é mesmo?
Para isso, um perfil comercial é muito importante. Disponível desde 2016, o Instagram for Business permite que contas pessoais e corporativas sejam separadas. Se você já faz marketing nessa rede, pode atualizar o seu perfil a qualquer momento. A seguir, descubra quais as vantagens dessa mudança.
1. Tenha acesso a métricas diferenciadas
A principal das vantagens da conta comercial é o acesso a novas métricas para as publicações. Variáveis diversas, como alcance, impressões e cliques, podem ser observadas com facilidade. Você também poderá analisar quantas pessoas salvaram determinada publicação ou quantos usuários assistiram a algum vídeo.
Além disso, também é possível ter acesso a informações demográficas, como sexo e idade, ou geográficas, como país e cidade de origem.
Essas são informações valiosas para conhecer o tipo de pessoa que mais interage com seus conteúdos e alinhar a sua comunicação para que esse público seja o foco.
2. Crie anúncios e promova postagens
Com um perfil comercial, você também passa a ser capaz de impulsionar suas postagens e criar campanhas.
Utilizando as informações demográficas de seu público, é possível criar anúncios qualificados, que têm um grande potencial para aumentar ainda mais sua base de seguidores envolvidos e possíveis compradores.
3. Crie um botão personalizado que leva seu cliente até você
Uma das funcionalidades mais interessantes do Instagram for Business é a possibilidade de configurar um botão de contato que convida seu potencial cliente a executar alguma ação, seja ela ligar para o seu número, entrar em contato pelo WhatsApp ou e-mail, visitar o site ou enviar um inbox para a sua empresa. Muito simples, prático e rápido.
Estar disponível para o seu cliente é absolutamente importante, e esse tipo de recurso pode ser a diferença entre ganhar um novo cliente ou não.
4. Crie um catálogo virtual de produtos e utilize-os em suas postagens
Você já observou que alguns perfis conseguem marcar produtos em suas fotos? Essa ferramenta é chamada Instagram Shopping e está disponível apenas para contas comerciais da rede.
Com ela, seu cliente ganha uma experiência de compra infinitamente mais fluida, podendo acessar diferentes produtos com apenas um clique. Para usar o Instagram Shopping, você pode cadastrar cada produto manualmente no próprio Instagram ou subir listas no Gerenciador de Negócios do Facebook.
Uma vez que seu catálogo for aprovado para uso, você poderá marcar produtos com estoque em qualquer foto, nas quais eles aparecerão com os nomes e valores correspondentes.
5. É de graça!
Por último, mas não menos importante, vale lembrar que o uso de uma conta comercial no instagram é gratuito e completamente reversível.
Você não precisa gastar com anúncios ou ter um determinado número de seguidores para ter acesso aos recursos aqui mencionados. Além disso, você sempre terá a opção de voltar para uma conta convencional no momento que desejar.
O Instagram for Business abre um leque de oportunidades gigantesco para empresas de todos os tipos. Estude o seu consumidor para entender melhor como tirar proveito das funcionalidades de um perfil comercial do Instagram, como para alavancar suas vendas e fortalecer sua marca, por exemplo.