Cada vez mais, contar com os serviços de uma agência de marketing é essencial para o desenvolvimento de qualquer negócio, independente do porte da empresa. Ter o suporte de uma equipe de profissionais especialistas em Marketing Digital, por exemplo, é fundamental não só para uma boa colocação no mercado como também para a prospecção de novos clientes.
Assim, como aliada ao dia a dia dos clientes, uma agência de marketing deve entregar os resultados esperados pelas corporações, além de conseguir alcançar os objetivos traçados inicialmente. Porém, essa parceria entre agência e cliente pode ser facilmente rompida por vários motivos, e, quando isso acontece, significa que é chegada a hora de você procurar novos profissionais em outras agências. Sabendo disso, separamos cinco dicas que são sinais de que é chegada a hora de estabelecer novas parcerias. Confira abaixo!
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1- Problemas na comunicação
Motivado por diversos motivos, como, por exemplo, excesso no número de demandas, causando um alto contingente de tarefas, o problema de comunicação entre a agência de marketing e os clientes é um dos sinais de que está na hora de romper a parceria.
Essa alta demanda pode causar um déficit em um atendimento personalizado e de qualidade, faltando, por parte das agências, um atendimento cuidadoso e gentil com os clientes. Outra possibilidade são atrasos em retornos sobre as estratégias traçadas, fazendo com que os profissionais responsáveis pela comunicação atrasem as estratégias pensadas. Isso não é o ideal. O recomendado é que a comunicação entre ambas as partes seja fluida e dinâmica para que o trabalho seja bem realizado e para que não cause desgastes nos relacionamentos.
2- Estratégias retrógradas
Estar atento ao que acontece no mercado é importante para perceber se a agência está usando estratégias retrógradas e que não rendem resultados ou que não ajudam a alcançar os objetivos traçados.
Mesmo contratando uma equipe terceirizada para tomar conta do Marketing Digital de determinada empresa, é essencial continuar acompanhando as tendências de mercado. Isso faz com que se tenha noção se a agência contratada está usando estratégias atuais (ou não) para alcançar os resultados desejados. É fundamental que os profissionais responsáveis pelo marketing estejam alinhados às mudanças que acontecem no ambiente digital e que sejam velozes. Portanto, caso essas estratégias não estejam caminhando com o dia a dia do mercado e com as necessidades dos clientes, está na hora de rever a parceria.
3- Resultados abaixo do esperado ou inexistentes
É necessário acompanhar os resultados que são obtidos a partir das estratégias traçadas. Isso pode ser feito, por exemplo, seguindo as métricas e relatórios que são gerados regularmente. Para isso, deve-se manter uma relação próxima com esses resultados e solicitar da agência o envio desses dados. Caso seja identificado que os resultados não estão dentro das expectativas ou não são satisfatórios, será preciso rever a continuidade do relacionamento com a agência.
4- Pouco conhecimento técnico
Ter domínio das ferramentas ideais para cada plataforma, conseguir responder às perguntas dos clientes apresentando, de maneira clara e objetiva, quais foram os resultados obtidos, conseguir resolver os impeditivos e mostrar relatórios que trazem conhecimento técnico sobre o escopo contratado pelos clientes, por exemplo, são sinais que mostram o nível de conhecimento técnico da agência. Caso isso não ocorra, haverá margem para que outros problemas surjam.
5- Ausência de um serviço personalizado
Além de ter domínio técnico, apontar resultados e apresentar uma comunicação alinhada e fluida, a agência precisa ter também um serviço personalizado para cada cliente, apontando estratégias que são pensadas para cada nicho e setor diferente. É necessário que os especialistas de marketing estejam antenados com a realidade de cada um dos segmentos com que eles trabalham.
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