Você quer receber mais visitas pelo Google, mas não sabe melhorar o desempenho do seu site? Para te ajudar, separamos algumas ferramentas SEO em que você poderá analisar o seu site rapidamente.
Na área de otimização de sites (SEO), existem diversas ferramentas que auxiliam tanto a validação de conteúdo, quanto o código-fonte, a mensuração e o acompanhamento de resultados. Pensando nisso, separamos algumas ferramentas SEO que são muito utilizadas
aqui na Consultoria Digital e dividimos em alguns grupos:
- Ferramentas para On-Page
- Ferramentas para WordPress
- Ferramentas para Conteúdo
- Ferramentas para Link Building
- Ferramentas para Planejamento e Acompanhamento
Ferramentas de SEO para On-page
As próximas ferramentas (itens importantes para SEO Onpage) listadas são aquelas que avaliam a codificação do seu site e validam se há problemas e oportunidades no código-fonte das páginas, qual o tempo de carregamento, problemas no servidor, entre outros elementos.
Ferramenta Exclusiva Consultoria Digital
Saiba, a qualquer hora, automaticamente, para quais palavras-chave seu site está indexado, quantas páginas se encontram no Google, qual é a densidade de palavras-chave em um texto, quais sites apontam links para você e muito mais. E o melhor de tudo: é de graça!
WooRank
Um dos fatores para que você fique bem posicionado no Google é justamente a codificação do seu site, que nós chamamos, na área de SEO, de on-page. Então, a ferramenta WooRank pode te ajudar. Colocando o seu site na ferramenta, ela vai realizar toda uma análise da sua codificação. Ela atribuirá uma nota e um plano de ação do que você pode começar a fazer. Se você começar a rolar dentro do relatório, você verá que a ferramenta oferecerá várias dicas. Clicando em cada uma delas, você vai receber mais informações sobre a importância daquele item que está sendo analisado e como você pode corrigi-lo. Então, a ferramenta WooRank é indispensável para você que quer analisar o desempenho do seu site.
PageSpeed Insights
A segunda ferramenta que vamos mostrar é o PageSpeed Insights. Ela é uma ferramenta fornecida pelo próprio Google para que possamos avaliar o tempo de carregamento do site. Saiba que a velocidade na qual o seu site carrega influencia em seu posicionamento nas buscas, dessa forma, é importante que você tenha um site rápido, em que as imagens não estejam pesadas, por exemplo. Para você identificar esse tipo de problema, basta acessar a ferramenta do PageSpeed Insights e colocar o seu site. A ferramenta analisará tanto a versão mobile quanto a versão para desktop. Depois disso, haverá uma lista de itens prioritários e outra lista com itens não tão importantes, mas que também devem ser corrigidos. Clicando em cada um deles, você verá quais são, por exemplo, as imagens que você precisa otimizar, pois elas podem estar pesadas. Se houver um problema de usabilidade no celular, esta ferramenta do Google vai apontar, e você poderá corrigir e melhorar o seu desempenho nas buscas. É importantíssimo que você faça essa revisão e veja os problemas que podem ser corrigidos, tanto para mobile quanto para desktop.
WebPagetest
A terceira ferramenta que vamos mostrar também é recomendada pelo próprio Google para avaliar como está a velocidade de carregamento do seu site. Essa ferramenta é a WebPagetest. Nela você vai avaliar como que está a velocidade de carregamento do seu site, porém de uma forma um pouco diferente da PageSpeed Insights. Para você ver o relatório, basta preencher o endereço do seu site, selecionar qual país quer simular o teste e também o browser que você vai utilizar (Google Chrome, Firefox, etc.). Clicando no botão para analisar, você terá acesso a um relatório, no qual poderá ver qual foi o tempo de carregamento do seu site e diversas notas de “A” até “F” para avaliar os critérios de carregamento do seu site. A nota “F” é a pior delas, ficando sinalizada pela cor vermelha. Basta clicar sobre a nota “F” e ver quais arquivos precisam ser melhorados e quais são os itens que você deve corrigir dentro do site para ter um melhor desempenho. Um site mais rápido vai te ajudar a ficar melhor posicionado nas buscas do Google!
Search Console
Outra forma de melhorar o desempenho do seu site nas buscas do Google é saber para quais palavras-chave você já está aparecendo, porque, dessa forma, você poderá fazer um trabalho específico para aquele termo, seja criando mais conteúdo, fazendo uma linkagem interna melhor, entre inúmeras outras estratégias. Mas para que você consiga aplicá-las, é necessário ver quais palavras são as melhores para o seu site. Com isso, recomendamos que você acesse o relatório de Search Analytics, que está dentro do Search Console, que é uma ferramenta oferecida pelo próprio Google, anteriormente chamada de Webmaster Tools, na qual você poderá ter acesso a um relatório completo com todas as informações sobre palavras-chave, impressões, posicionamentos, taxa de cliques e tudo sobre o seu site dentro das buscas do Google. Com isso, poderá tomar ações para um melhor posicionamento nas buscas.
Web Developer (extensão para browser)
Esta ferramenta oferta dezenas de recursos para quem trabalha com SEO e com desenvolvimento Web. Aqui, na Consultoria Digital, utilizamos as seguintes opções:
- Validação de heading tags (se a hierarquia é respeitada, por exemplo);
- Testes de JavaScript;
- Visualização de título e alt de imagens.
Bing Webmaster Tools
Sendo uma ferramenta similar ao Google Search Console, mas criada pela concorrente Bing, também são oferecidas ferramentas aos analistas de SEO para que eles acompanhem como o Bing está lendo o site.
Web Sniffer
Esta ferramenta é utilizada para verificar qual é o Status HTTP que a página retorna, montando o cabeçalho de carregamento da página.
Hotjar
O Hotjar, além de fornecer insights na área de User Experience, verifica como o site está se comportando nos navegadores de outros usuários, além de identificar possíveis problemas de tempo, de carregamento e de demais funcionalidades do site.
Ferramentas de SEO para WordPress
O WordPress é um CMS amplamente utilizado no mercado, então levantamos alguns plugins essenciais para se ter em qualquer site criado dentro dessa plataforma.
Yoast SEO
O Yoast SEO auxilia em todas as etapas do planejamento e execução do SEO. De interface simples e prática, ele avalia o on-page e o conteúdo do site, sugerindo melhorias. Sua configuração é fácil e automática, nenhum site pode ficar sem.
BJ Lazy Load
Esse plugin otimiza o tempo de carregamento das imagens do site. Com ele, as imagens carregam de uma forma mais eficiente, melhorando a experiência do usuário e tornando o carregamento das páginas mais ágil. Ele funciona da seguinte forma: carrega inicialmente apenas o conteúdo visível, e atrasa o carregamento de imagens após a dobra da página.
W3 Total Cache
Esse é um dos plugins mais conhecidos para aproveitamento de cache de um site. Ele auxilia mantendo os conteúdos estáticos em cache, agilizando o carregamento das páginas e melhorando a experiência do usuário.
Ferramentas de SEO para Conteúdo
O conteúdo é uma parte muito importante de um site. Para criá-lo com qualidade, é importante se atentar a alguns elementos. Separamos algumas ferramentas que auxiliam nesse momento.
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Planejador de palavras-chave
Com essa ferramenta, que é integrada ao Google Ads, você pode fazer uma ampla pesquisa de palavras-chave e ter em mãos as médias de pesquisa para cada uma delas. Isso auxilia na construção de estratégias de SEO.
Google Trends
O Google Trends também é uma ferramenta do Google e, por meio dele, você pode coletar insights de tendências de termos de buscas no Google. É possível saber se o interesse por determinadas buscas está aumentando ou diminuindo com o passar do tempo, de acordo com regiões do planeta, e descobrir, por exemplo, se há sazonalidade para aqueles termos ou termos relacionados àquela busca.
Ubersuggest
Semelhante ao Planejador de palavras-chave do Google, essa ferramenta, mantida por Neil Patel, é uma das mais completas dentro do planejamento de palavras-chave.
Nela você tem em mãos uma análise detalhada sobre a média de buscas de palavras-chave, tendências, concorrentes que posicionam, dificuldade de posicionamento e outras sugestões de termos relacionados.
KeywordTool
Essa ferramenta é útil, principalmente, para encontrar termos semelhantes e de cauda longa. É uma ferramenta para o momento de criação de lista de palavras-chave e ela não se atém somente ao buscador do Google tradicional. É possível coletar dados de buscas no YouTube, por exemplo.
Ferramentas de SEO para Link Building
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Open Site Explorer
Com essa ferramenta, criada pela empresa MOZ (MOZ SEO), você pode verificar a autoridade dos domínios dos concorrentes e a de demais sites. Essa ferramenta é útil na hora de validar a dificuldade de posicionamento e a autoridade dos concorrentes.
Xenu Link Sleuth
Com essa ferramenta, você pode analisar seu site em busca de links quebrados. Utilize-a em estratégias de obtenção de link e correção de elementos on-page no seu site.
Ahrefs
O Ahrefs permite identificar os links que um site vem ganhando com o passar do tempo e de onde eles vêm. Essa informação é útil para traçar o perfil de backlinks e também para identificar onde seus concorrentes ganham links.
Ferramentas de SEO para Planejamento e Acompanhamento
Um bom resultado de SEO começa com um bom planejamento e continua de forma constante com acompanhamento e otimização.
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SEMrush
Esta é uma das ferramentas mais completas e conhecidas dentro do mercado de SEO. Nela é possível realizar uma análise de como o site está se comportando nas buscas, acompanhar sua evolução, comparar com concorrentes, avaliar o on-page, além de outras ferramentas complementares para criação de conteúdo e obtenção de backlinks.
Similar Web
A Similar Web avalia os sites dos concorrentes e traça estimativas de como está o tráfego neles.
Google Analytics
Esta ferramenta é uma das mais importantes para se ter em um site, pois é com ela que você terá acesso às informações básicas, avançadas e necessárias para criar sua estratégia de SEO e acompanhar os resultados ao longo do tempo.
Conclusão
Ferramentas nascem e morrem todos os dias. Com a evolução da internet, novas formas de avaliação entram no mercado e trazem uma nova gama de dados que podemos utilizar na hora de criarmos, executarmos e monitorarmos as estratégias de SEO.
É importante sabermos quais são os objetivos dos projetos, conhecermos as ferramentas e, assim, traçar quais serão utilizadas, a fim de obtermos as informações de que precisamos.
Você utiliza alguma outra ferramenta que não foi listada aqui? Deixe abaixo nos comentários!