No vídeo de hoje vou apresentar para você 5 Estratégias de SEO para Aumentar as Vendas da sua loja virtual. São estratégias que você pode começar a aplicar hoje em busca de melhores resultados.
Produtos Descontinuados
O que você faz com um produto que não vai mais vendê-lo, que já foi descontinuado ou que já possui uma nova versão? Você exclui ele do seu e-commerce? Some com a página do seu site?
Milhares e milhares de pessoas fazem isso diariamente, mas pensando em estratégias de SEO, isso não seria a melhor opção.
Por que?
Se esse produto que está descontinuado já tem um certo posicionamento nas buscas do Google, então por que excluir está a página do ar e jogar todo trabalho de SEO que você fez fora?
Você não precisa fazer isso! O que você pode (e deve) fazer é uma tratativa dentro da sua loja virtual pra que quando a pessoa procure por um produto descontinuado e ela chegue ao seu e-commerce, você possa oferecer para ela produtos melhores ou similares.
A melhor opção de fazer isso é deixar um aviso informando que este produto foi descontinuado, mas que existe um produto similar ou mais novo que pode substituir este produto. Assim você continua a utilizar a sua página que está bem ranqueada a seu favor, não perde posicionamento do Google e ainda tem a oportunidade de trabalhar essas visitas para converte-las em vendas.
Linkagem interna
Nossa segunda dica é a linkagem interna, mas como funciona a linkagem interna?
Para isso precisamos entender como o Google funciona. O Google se baseia muito nos links que uma página recebe. Quando uma página recebe muitos links quer dizer que ela é muito importante.
Isso é um exemplo claro que vemos muito na área de SEO quando falamos sobre os links building, onde se diz que deve se ter muitos links externos apontando para uma determinada página ou site e isso vai fazer com que você fique muito bem posicionado.
No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que você também pode melhorar a sua relevância de suas páginas através da linkagem interna.
Vamos ver como funciona a linkagem interna:
Na imagem encontramos a arquitetura de um site que possui:
- Home
- Categorias
- Produtos
- Categorias
Então o que você pode fazer para melhorar a relevância de um produto?
Coloque ele diretamente na sua home, pois ela é a página mais forte de seu site e quando se cria um link de um produto diretamente na home você vai transferir relevância para ela.
Conforme avançamos dentro da arquitetura do site a relevância vai diminuindo. E quando eu crio um link de um produto diretamente na home apontando para um produto, automaticamente ela receberá muita relevância.
Essa é uma estratégia que você consegue ver nitidamente em grandes e-commerce, como Pontofrio, Extra, Casas bahia, Magazine Luiza. Se você analisar os produtos que eles colocam na Home, verá que normalmente eles conseguem melhor posicionamento. E ao saírem da home eles perdem este posicionamento. Por que isso acontece? A home destes sites são muito relevantes.
Você pode aproveitar isso na sua área, no seu nicho, seu mercado, ou seja, na sua loja virtual.
Produtos relacionados
É importante que dentro dessa estrutura de linkagem interna, você trabalhe com produtos relacionados, mas não pode ser qualquer produto colocando de qualquer forma. Você tem que pensar bem em qual produto relacionado você vai colocar na sua página interna.
Por que isso deve ser levado em conta? Quando você coloca, por exemplo, um celular na área de produtos relacionados de uma página que fala de celular, este link tem contexto, ou seja, ele vai ser relevante naquele determinado assunto, pois são assuntos totalmente relacionados.
Muito diferente se você colocar numa página de celular, um link para uma página que vende uma panela, isso não tem conexão e nem contexto. Então, quando você coloca links relacionados na sua página de produtos e eles fazem sentido e estão dentro de um contexto, este link tem mais relevância no algoritmo do Google.
Sendo assim um produto que recebe o link da home, este pode também transferir um pouco de relevância para os produtos relacionados que estão ali relacionados. Esta distribuição de relevância nós chamamos de Link Juice. Onde você pode fazer ela de forma vertical (Home para Produtos) ou de forma horizontal (Produto para Produto).
Breadcrumb com rich snippets
Para quem não sabe, Breadcrumb é aquela migalha de navegação que fica normalmente abaixo do menu, onde conforme você vai avançando dentro da hierarquia do site vai mostrando o caminho que você percorreu, sendo assim, é possível ver por exemplo:
Home > Categoria > Produto
Cada uma dessas palavras que aparecem no breadcrumb tem um link apontando para a sua respectiva página de destino.
Com o breadcrumb implementado em seu site, automaticamente os produtos vão gerar links apontando para sua categoria e para a home e isso vai fazer com que o Googlebot veja que as páginas têm conexão. Assim elas trocam relevância e essa estratégia é muito saudável para que você fique melhor posicionado nas buscas e com isso mais pessoas cheguem a sua loja, assim resultando em mais vendas.
Como aplicar o rich snippets de breadcrumb?
Existem algumas marcações que chamamos de Microdata que você vai colocar dentro do seu site no código HTML, você pode falar com seu Front-end ou programador pesquisar sobre isso, pois é simples de se aplicar e até próprio Google fornece ferramentas para esse tipo de aplicação.
Documentação para Rich Snippets: https://developers.google.com/structured-data/breadcrumbs
Ferramenta de validação: https://developers.google.com/structured-data/testing-tool/
O que acontece com essa implementação?
Quando alguém pesquisar o seu produto Google, nos resultados de pesquisa vai aparecer toda a categorização para chegar a página do produto de destino.
Exemplo:
E quando alguém clicar em um dos links das categorias que estão sendo mostrados, essa pessoa vai automaticamente para a página que ela deseja, sendo assim algo mais especifico.
Conteúdo
Um dos fatores mais importantes para o ranqueamento nos mecanismos de busca. Podemos dar destaque para dois pontos:
SEO: Através do conteúdo passamos informações aos sistemas de busca sobre o seu produto para mostrar que ele é relevante. Se você não passa informações o Google não sabe do que se trata aquele produto ou aquela página, fato que dificulta o posicionamento da sua página.
Esclarecer as dúvidas de seu cliente: Se você analisar os produtos, principalmente os mais caros nos grandes e-commerce, você vai ver que quanto mais caro o produto, mais informações a loja fornece sobre o produto. Porque é muito importante você esclarecer as dúvidas de como utilizar, funcionalidades que existem, garantias e muito mais, não se limitando apenas as especificações técnicas. O usuário que vai fazer uma compra de 5 mil, 10 mil reais, por exemplo comprando uma televisão, precisa ter segurança de não estar comprando um modelo errado ou que não atenda às suas necessidades e expectativas, como funcionalidades e atributos que a acompanha.
Se o cliente não encontra detalhes no próprio site, ele tem que ficar pesquisando em outros canais, assim ele vai abandonar a sua página para pesquisar em outro lugar onde ele pode se deparar com o concorrente que tem todas as informações que ele precisa e com o mesmo produto e preço, mas o que vai finalizar a compra foi a relação de credibilidade em passar todas as informações do produto e nisso você perdeu uma venda.
Então no conteúdo dos seus produtos passe o máximo de informações que você conseguir, se for falar de uma televisão mostre todos os detalhes que você gostaria de saber, pontue os benefícios dela, diga se conecta na internet, é full HD, tem entrada HDMI, quantas entradas, aceita cabo de rede, tem som estéreo e muito mais informações que agreguem e tire dúvidas sobre o produto.
Como saber quais dúvidas seus clientes possuem?
Vá em sites no estilo do Mercado Livre onde as pessoas interagem diretamente com os vendedores na área de perguntas, assim será possível ter uma ideia do que seus clientes estão querendo saber. Veja o que estes clientes estão perguntando e responda dentro da sua loja nas descrições dos seus produtos.
Assim você terá uma página mais abrangente e com isso irá esclarecer melhor as dúvidas de seus clientes e fazer com que eles se sintam mais confiantes em comprar na sua loja virtual sem a necessidade de pesquisar em mais lugares.
Então é isso! Vimos aqui 5 dicas essenciais que vão ajudar a sua loja on-line a ficar melhor posicionada no Google e com isso aumentar as suas vendas mesmo neste clima de crise que estamos vivendo.