Um dos eventos comerciais mais importantes do ano está chegando. A Black Friday vendeu 31% a mais em 2020 em comparação com 2019, de acordo com levantamento da Neotrust e do Movimento Compre & Confie, e os lojistas devem se preparar para turbinar os números este ano.
Caso ainda não tenha começado a se preparar, veja como as estratégias de Inbound Marketing podem ajudar seu negócio a ter bons resultados e de que forma implementá-las.
Vale a pena investir em Inbound Marketing na Black Friday?
Claro! É preciso ressaltar que o Inbound Marketing é uma metodologia bastante ampla e utiliza várias técnicas e combinações táticas visando à conversão.
No caso específico da Black Friday, o Inbound Marketing te ajuda a atrair mais leads qualificados, nutri-los, convencê-los a fechar as vendas e atuar de forma a manter um relacionamento com esses clientes.
Vamos às vias de fato? Veja como começar a se preparar:
Como se preparar para a Black Friday?
Antes mesmo de decidir quais estratégias de Inbound Marketing utilizar durante a Black Friday, você precisa:
- Definir o objetivo da sua Black Friday: aumentar as vendas? Conquistar novos clientes? Limpar o estoque? Você pode aproveitar a data para pensar de forma estratégica;
- Decidir os produtos que vão entrar para a Black Friday: não tome decisões no calor do momento. Analise bem o que você pode incluir nas promoções para não te trazer prejuízos;
- Estipular o quanto será gasto em anúncios: na Black Friday, é válido separar uma verba maior para os anúncios. Nessa época do ano, é praticamente necessário investir mais para não ficar atrás da concorrência;
- Estar presente nas redes sociais: como sempre, as redes sociais não podem ficar de fora de um bom planejamento. Divulgue suas promoções de Black Friday nas redes e interaja com os consumidores;
- Preparar seu site para a Black Friday: se sua marca já tiver uma clientela, pode ser que as pessoas busquem determinadas palavras no Google. É recomendável alterar os títulos de páginas e criar páginas específicas para o evento, facilitando a vida de quem estiver procurando ofertas de Black Friday.
Quer ficar por dentro de todas as dicas para se preparar para a Black Friday? Confira o vídeo que o Daniel Imamura, CEO da Consultoria Digital, preparou sobre o tema:
Veja, agora, as 5 estratégias de Inbound que você pode adotar na Black Friday para otimizar os resultados:
5 estratégias de Inbound Marketing para usar na Black Friday
1. Planeje as estratégias de divulgação e as ofertas
O primeiro passo é fazer o bom e velho planejamento estratégico para determinar quais produtos terão ofertas na Black Friday, qual será o desconto oferecido e de que forma sua marca fará a divulgação – se por e-mail, anúncios, redes sociais, etc.
Para selecionar os produtos, leve em consideração aqueles que têm uma boa margem para desconto e os que você precisa dar vazão para liberar estoque.
Obs.: produtos que geralmente são mais baratos e vendem bem podem ter um bom desconto para servir de “isca” e abrir portas para outras vendas.
Com relação à estratégia de divulgação, planeje todas as etapas: começo, meio e fim. Considere os canais em que a campanha será veiculada, quais produtos merecem destaque e como estabelecer um vínculo com o seu público.
2. Escolha os canais que serão utilizados e estipule um cronograma de publicações
Feito o planejamento de divulgação, é chegada a hora de colocar a mão na massa. Leve em consideração os canais de divulgação que já trazem bons resultados de audiência. Eles podem ser: e-mail, Instagram, Facebook, TikTok, YouTube ou Google Ads.
A partir dessa definição, você deve estipular o cronograma de publicações, ou seja, o que vai veicular a esses canais e quando.
Durante todo o mês de novembro, a frequência de publicações deve ser alta. Por isso, invista em muitas imagens promocionais, além de banners para o site, CTAs e conteúdos interessantes.
3. Invista em SEO
Nosso queridinho não poderia ficar de fora. As estratégias de SEO (otimização para motores de busca) utilizam normas e técnicas para tornar o seu site mais interessante aos olhos do Google.
Tanto o Google quanto outros motores de buscas representam uma ponte entre o usuário e as principais opções de produtos e serviços que o ambiente virtual tem a oferecer, e utilizam seu algoritmo para saber quais lojas on-line se destacam.
Sendo parte do Inbound Marketing para Black Friday, o SEO tem como objetivo aumentar o alcance do seu site, fazendo com que as pessoas encontrem sua loja ao realizarem uma pesquisa em buscadores, como o Google.
Quer que suas páginas apareçam mais vezes para o público e gerem mais chances de vendas? Desenvolva e pratique boas estratégias de SEO na Black Friday.
4. Ofereça descontos reais
Se tem uma coisa que o consumidor não tolera é se sentir enganado. Logo que a Black Friday foi incorporada pelo comércio brasileiro, muitos lojistas “maquiaram” os preços e fizeram “ofertas”, que de desconto não tinham nada.
Hoje, o consumidor está bastante atento, faz pesquisas e utiliza comparadores de preços para identificar o que é realmente uma oferta e o que é enganação. Por isso, elabore descontos reais e você, com certeza, terá mais chances de fechar vendas.
5. Aumente sua base e nutra seus leads
A base de leads e o fluxo de e-mail são grandes aliados das vendas o ano todo – imagine durante a Black Friday!
Aumentar a lista e promover a nutrição, gerando engajamento com os usuários, é uma forma de promover vendas e, ao mesmo tempo, estreitar o vínculo com os leads.
Para isso, ofereça conteúdos que sejam de qualidade pelo e-mail, comunique quais são as melhores ofertas da semana e o que está sendo planejado para a Black Friday.
As pessoas amam acompanhar os descontos e o e-mail é uma maneira eficiente de promover algumas oportunidades.
Quer saber mais sobre Inbound Marketing? Aproveite nossos conteúdos
Aqui na Consultoria Digital, a gente te ajuda a se preparar para a Black Friday, mostrando tudo sobre Inbound Marketing.
São artigos, guias, e-books e vídeos no canal do YouTube para você tirar suas dúvidas e aprender muito sobre a metodologia Inbound Marketing e suas múltiplas estratégias.
Acesse todos os nossos conteúdos gratuitamente ou entre em contato com um de nossos consultores para saber como tirar o melhor proveito de datas comerciais, como a Black Friday.