Durante a quarentena, muitos negócios estão sendo afetados, principalmente por conta das medidas de isolamento social, em que foi necessário o fechamento temporário de estabelecimentos comerciais. No entanto, para driblar a crise, algumas marcas têm se reinventado e oferecido novas formas de compra para seus produtos e serviços, utilizando o meio digital.
E-commerces como alternativa durante a quarentena
Considerado o principal aliado das empresas nesse período, o Marketing Digital oferece soluções que podem ser aplicadas a curto e longo prazo, já que uma divulgação ou venda que, anteriormente, era feita pessoalmente, hoje, percorre um caminho mais rápido por meio da internet. Dessa forma, muitos produtos ou serviços estão sendo vendidos a partir do comércio eletrônico ou por telefone, com condições de pagamento práticas (cartões de crédito, boleto ou transferência bancária), e sendo entregues por correios ou transportadoras.
Para suprir as necessidades dos consumidores, o uso dos e-commerces está crescendo cada vez mais no mundo inteiro, tornando a jornada de compra mais prática e rápida, sem que o cliente precise sair de casa. Com isso, lojas de roupas, supermercados, restaurantes, farmácias e muitos outros setores de vendas estão oferecendo diferenciais para manter a receita positiva durante a quarentena.
5 dicas para driblar a crise econômica da covid-19
Se você possui um estabelecimento e está passando por dificuldades para superar a crise econômica causada pela covid-19, aqui vão algumas dicas para otimizar suas estratégias e manter o seu negócio funcionando, mesmo com as lojas fechadas:
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Ofereça diferenciais de pagamento e entrega
A busca por itens essenciais está sobressaindo o número de compras durante a quarentena. No entanto, entre diversos estabelecimentos oferecendo produtos semelhantes, o consumidor pode escolhê-lo por conta de seus diferenciais, por isso, ofereça diferentes opções de pagamento e entrega rápida ou, até mesmo, grátis.
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Não interrompa suas campanhas de marketing
Você pode até pensar que, como o volume de vendas está menor, não é necessário continuar com suas campanhas de marketing. Isso é um erro, uma vez que, ao interrompê-las, sua eficiência poderá diminuir muito, já que, ao retomar uma campanha, o pico de entrega do algoritmo pode levar até três meses para ser normalizado. Portanto, mantenha seus anúncios, para que o algoritmo dos mecanismos de busca, como o Google, reconheça sua marca e faça com que ela alcance um maior número de pessoas por meio de um trabalho constante.
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Capriche no atendimento
Essa é uma dica válida para qualquer período, seja na crise ou não, porém, atualmente, ela é mais do que fundamental. Pelo fato das pessoas não poderem comprar pessoalmente, os clientes podem ficar um pouco inseguros com a compra pela internet, sendo necessário que sua marca tenha um atendimento presente. Logo, treine sua equipe para oferecer o melhor suporte possível durante a quarentena.
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Utilize ferramentas gratuitas
Durante esse período, muitas ferramentas gratuitas estão sendo utilizadas, como o Google Meu Negócio, que permite o gerenciamento de sua empresa, tornando-a presente digitalmente no Google. Além disso, recentemente, foi disponibilizado um novo recurso no Instagram, no qual é possível divulgar pequenos negócios nos Stories, além de incluir botões de “Peça sua refeição”, direcionando o usuário para a loja do restaurante, lanchonete ou mercado no iFood, Uber Eats e Rappi.
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Abasteça seu estoque regularmente
Para manter o funcionamento do seu negócio, ainda que temporariamente fechado, é muito importante que o estoque seja reabastecido frequentemente. Isso quer dizer que, no caso de uma loja de roupas, é preciso que as reposições de tamanhos e cores sejam feitas de acordo com os pedidos dos clientes, por exemplo. Ou, no caso de um restaurante ou lanchonete, nunca deixe ingredientes faltar, uma vez que eles podem ser necessários durante o preparo de uma refeição específica. Deixe tudo pronto para poder receber e atender seu cliente da melhor forma possível.