O atual cenário mundial, marcado pela pandemia de Covid-19 e, portanto, pelo isolamento social, é responsável por recorrentes fechamentos do comércio. Isso porque muitos negócios passam por dificuldades de manter o público e aumentar as vendas. Entre os setores mais afetados, estão os bares e restaurantes. Segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), desde março de 2020, aproximadamente 300 mil empresas do segmento fecharam suas portas.
Diante dessa conjuntura delicada, como manter um estabelecimento e continuar com as vendas?
O serviço de delivery é uma das melhores alternativas para lidar com essa situação, podendo ser uma ótima estratégia para conquistar boas receitas. Isso porque é mais cômodo para os clientes, sobretudo na pandemia, oferecendo maior segurança.
Assim, muitas pessoas recorrem aos aplicativos ou sites para realizarem os seus pedidos, fazendo com que o delivery seja amplamente utilizado. Além disso, a operação de um serviço de entrega possui um custo menor, proporcionando uma grande economia para seu negócio.
Investimento acessível, mais comodidade ao cliente, economia de tempo. É evidente que o delivery carrega inúmeras vantagens. No entanto, não basta aderir ao serviço; é preciso pensar nas maneiras de garantir os melhores resultados, já que a concorrência é enorme.
Para isso, é fundamental investir em estratégias de marketing para delivery, responsáveis por ações de divulgação e engajamento. Com essas estratégias, pode-se alcançar mais pessoas e vender mais, otimizando o retorno de receita por meio de um canal tão essencial para o setor de vendas de alimentos.
Dessa forma, para atingir o sucesso, é importante contar com uma boa estruturação de marketing para delivery.
Melhores estratégias de marketing para delivery
Conforme tudo que apontamos, vimos a importância de contar com uma boa estruturação de marketing para delivery. A seguir, aprenda mais sobre o assunto, conferindo cinco estratégias que podem ser implementadas para que seu negócio possa atingir a tão sonhada lucratividade.
1. Planeje todo o processo de delivery
Antes de seguir com as estratégias para atrair mais clientes, é preciso estruturar todo o processo de entregas, visando proporcionar a melhor experiência possível para os seus clientes, tornando-os consumidores fiéis.
Em primeiro lugar, deve-se delimitar a área que será atendida pelo serviço de entrega, estabelecendo uma taxa adequada. Após essa etapa, o horário e os dias de atendimento devem ser definidos. Também é indispensável estimar a equipe de forma a atender completamente a demanda do seu negócio, sem atrasar as entregas.
2. Volte a atenção para a avaliação dos consumidores nos aplicativos
É por meio das avaliações dos clientes que os algoritmos dos aplicativos de delivery medem o atendimento dos restaurantes, privilegiando aqueles que prestam o melhor serviço aos seus consumidores.
Dessa forma, é importante incentivar que os usuários deixem opiniões positivas nos aplicativos, o que pode ser feito com a ajuda de diversas técnicas, como mensagens nos pedidos e cupons de desconto.
3. Aposte nas redes sociais
As redes sociais são canais de divulgação extremamente importantes para os restaurantes, pois geram muito engajamento com o público. Por meio delas, você pode direcionar os usuários para os aplicativos de entrega. Uma dica valiosa para atrair mais seguidores, além de incluir informações das redes sociais em folders, cardápios e outros materiais de comunicação, é oferecer ofertas exclusivas nesses veículos.
4. Escolha boas fotos
Outro pilar que deve ser adotado nas estratégias de marketing para delivery é a escolha de fotos de qualidade que sejam capazes de atrair os usuários. As fotos dos pratos são elementos que influenciam bastante na escolha do público, ajudando a convencê-lo.
5. Participe das promoções
Diversos aplicativos têm o costume de oferecer promoções específicas, como frete grátis acima de determinado valor ou uma porcentagem de desconto, como 10% de desconto em compras acima de R$ 20.
Apesar de muitos estabelecimentos acreditarem que participar dessas promoções pode reduzir a margem de vendas, essa participação pode ser capaz de beneficiar o seu restaurante, pois ele passa a receber um forte destaque.
Desse modo, você consegue gerar mais pedidos, ganhar avaliações positivas e, assim, subir algumas posições no ranking, conquistando clientes orgânicos que pagarão o preço da margem total.
Então, sim, o seu negócio pode sobreviver durante a pandemia! Com as estratégias de marketing para delivery listadas acima, você consegue assegurar mais vendas e atrair cada vez mais clientes.
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