Não é nenhum exagero dizer que o mercado digital mudou drasticamente nos últimos anos. Junto com a popularização dos smartphones e outros aparelhos móveis, também surgiram novos hábitos de consumo e novas demandas por parte dos consumidores.
Isso quer dizer que estratégias de Marketing tradicionais não entregam mais bons resultados, tornando necessário haver mudanças profundas na comunicação das empresas, principalmente aquelas que desejam continuar impactando seus consumidores de forma efetiva.
Felizmente, o Inbound Marketing – uma metodologia cujo principal objetivo é atrair, converter e encantar clientes – provou-se extremamente efetivo nesse novo cenário. Se você quer entender melhor o que é o Inbound Marketing e como aplicá-lo em sua empresa, você está no lugar certo.
O que é Inbound Marketing?
O Inbound Marketing não é um conceito novo. Na verdade, ele começou a se popularizar nos Estados Unidos após o lançamento do livro Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs, escrito por Brian Halligan e Dharmesh Shah em 2009.
De fato, o título do livro sumariza de forma eficiente o que representa o Inbound Marketing: um conjunto de estratégias que combinam SEO, presença nas redes sociais e Marketing de Conteúdo.
Ao contrário de estratégias tradicionais de Marketing (em que a empresa era responsável por atingir o cliente ativamente com suas comunicações), o Inbound é pautado pelos princípios de atração – ou seja, no Inbound, o cliente procura pela sua empresa.
Como usar Inbound Marketing para gerar mais negócios?
É possível que você tenha se deparado com a metodologia Inbound antes, mesmo que não tenha se dado conta. Ela está nos blogs de marcas que você conhece, em seus perfis de redes sociais e até mesmo nas newsletters que chegam à sua caixa de entrada regularmente.
No entanto, se o uso dessa estratégia ainda não ficou claro, nós temos um conteúdo que pode ajudar. Nesse vídeo, nosso CEO, Daniel Imamura, explica um pouco mais profundamente sobre a implementação do Inbound Marketing em empresas.
Assista agora!
4 motivos para utilizar o Inbound Marketing na sua empresa
O Inbound Marketing não se popularizou à toa. Aplicar suas estratégias é uma decisão muito vantajosa e estratégica para empresas que desejam continuar relevantes para seus clientes, mesmo em meio a um mercado cada vez mais competitivo.
A seguir, você encontra algumas das principais razões pelas quais a sua empresa precisa começar a investir em Inbound Marketing o quanto antes. Acompanhe!
1. Menor investimento
Em comparação com as estratégias de Marketing tradicionais, que demandam o investimento na veiculação de anúncios em mídias offline, por exemplo, as ações do Inbound oferecem valores menores de investimento, além de um maior controle orçamentário.
O SEO – um dos pilares do Inbound – oferece uma alternativa para levar as páginas do seu site à primeira página do Google gratuitamente. Dessa maneira, sua empresa pode aproveitar resultados como melhores taxas de acesso e aumento no número de vendas sem investir em anúncios pagos.
2. Criar autoridade
O Inbound também permite que a sua empresa se estabeleça como uma referência em seu mercado de atuação. Por meio da produção de conteúdo enriquecedor, seja em blogs ou nas redes sociais, os clientes passarão a ver a sua empresa como uma autoridade em seu segmento de atuação.
Isso contribui para aumentar a confiança das pessoas em sua marca, aumentando também as chances de conversões e a fidelização de clientes.
3. Mensuração de resultados
Ao contrário de outras estratégias tradicionais, que não permitem a mensuração detalhada de resultados (comerciais na TV e outdoors são bons exemplos), o digital tem uma série de ferramentas de mensuração de resultados que podem oferecer valiosos insights sobre os investimentos e comunicação da sua empresa.
Com o Inbound, é possível saber, por exemplo, exatamente quantas pessoas visitaram uma página do seu site e quais ações elas performaram enquanto estavam ali. Por isso, costumamos dizer que o Inbound oferece muito mais controle, sendo a estratégia ideal para empresas que se preocupam com o orçamento e os resultados de suas ações.
4. Conversar com as pessoas certas
Ao aplicar estratégias Inbound corretamente, sua empresa é capaz de se conectar com clientes qualificados, ou seja, aqueles que realmente estão interessados em adquirir o seu produto ou serviço.
Essa assertividade ocorre porque parte da estratégia do Inbound é criar conteúdos personalizados para tópicos que podem ser do interesse do seu público. Dessa maneira, seu site recebe mais visitantes interessados na empresa, o que aumenta significativamente as chances de conversão.
Como pôde perceber, as empresas têm muitos benefícios a colher ao implementar o Inbound Marketing em sua comunicação. Quando bem-planejada e executada, essa estratégia pode gerar resultados incríveis, como o aumento da autoridade da marca, menores custos de aquisição por cliente e investimentos otimizados.
Se você quer saber mais sobre como a sua empresa pode se beneficiar dessa metodologia, por que não marcamos uma conversa? Será um prazer poder ajudar o seu negócio a crescer mais usando a internet. Entre em contato conosco agora!
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