A estratégia de Search Engine Optimization (SEO) para YouTube é tão importante quanto o SEO para mecanismos de buscas como o Google. Afinal, o YouTube também é um mecanismo de pesquisa e possui um sistema de busca com fatores que influenciam na visibilidade do seu canal e dos seus conteúdos.
Inclusive, o algoritmo desta plataforma tem o mesmo propósito do algoritmo do Google, já que são da mesma empresa: proporcionar a mais alta experiência de busca aos usuários.
Mas, como fazer SEO para YouTube e conquistar mais visibilidade e posicionamento?
Continue a leitura e confira as dicas que separamos logo abaixo!
O que é SEO para YouTube?
SEO para YouTube é o conjunto de técnicas e estratégias capazes de melhorar a visibilidade e o posicionamento de vídeos na plataforma.
Como o YouTube é o segundo maior mecanismo de busca do mundo, depois do Google, o SEO é indispensável para atrair mais público e aumentar a relevância do conteúdo.
Entre as estratégias utilizadas estão a escolha de palavras-chave adequadas, que devem estar presentes no título e na descrição, por exemplo.
Veja mais a seguir, e conheça as principais dicas para fazer SEO para YouTube!
Como fazer SEO para o YouTube
Se você ou a sua empresa tem um canal, mas seus vídeos não atingem o número de acessos que você esperava e seus conteúdos não chegam ao seu público-alvo, as dicas que separamos abaixo farão diferença nos seus resultados.
Confira como fazer SEO para YouTube:
1. Realize uma pesquisa de palavras-chave
A pesquisa de palavras-chave é uma das etapas mais importantes do SEO para YouTube, pois o algoritmo considera esses termos para indexar o conteúdo, definir o tema de um vídeo e mostrá-lo para os usuários após uma pesquisa.
2. Selecione palavras-chave com bom potencial
Na pesquisa, escolha palavras-chave que tenham bom potencial. Porém, cuidado com aquelas muito populares, pois elas têm maior concorrência e será mais difícil posicionar seu conteúdo.
A dica é escolher termos que possuam um bom tráfego, mas não extremamente alto, já que para esses termos a concorrência será um pouco menor.
No entanto, sempre guie a sua seleção considerando termos que são relacionados ao conteúdo do seu vídeo. Caso contrário, o usuário pode até acessar seu vídeo, mas abandonará nos primeiros segundos, prejudicando o engajamento e o ranqueamento na plataforma.
3. Miniaturas – Thumbs
A primeira coisa que o usuário olha ao encontrar um vídeo são as miniaturas (fotos). Elas aparecem antes do texto e devem chamar a atenção do usuário.
Utilize as palavras-chave corretamente e uma foto de impacto. Dedique um tempo para criar algo personalizado, atraente e que transmita o que o seu vídeo vai falar.
Para melhores resultados, a sua miniatura deve ter uma resolução de 1280 x 720.
4. Utilize um bom título de vídeo
Para otimizar o título de acordo com as estratégias de SEO para YouTube, ele deve ser formulado o mais parecido possível com a busca feita pelo seu público-alvo.
Além disso, o título do vídeo deve dizer aos espectadores exatamente o que eles podem esperar ao assistir o conteúdo.
E mais, ter o tamanho certo é fundamental. Faça uma análise e verifique se o título está longo demais. Se sim, as pessoas podem perdem o interesse. Porém, títulos muito curtos trazem informações insuficientes, dificultando que o usuário identifique que o vídeo responde ao que ele está procurando.
5. Escrever descrições inteligentes
Mais um ponto importante do SEO para YouTube é a descrição. Ela serve para persuadir o usuário a assistir o vídeo, bem como para o algoritmo conseguir identificar o tema e o conteúdo.
Ao escrever a descrição do vídeo, utilize as palavras-chave naturalmente. O tamanho total da descrição é de 5000 caracteres, por isso, aproveite bem o espaço e faça um resumo do vídeo de forma que chame a atenção do usuário.
6. Editar o nome do arquivo
Ao criar o nome do arquivo, otimize conforme o SEO. Ou seja, use um nome descritivo resumido, contendo sempre a palavra-chave principal.
Jamais utilize nomes com números e códigos, pois o YouTube já começa a identificar o conteúdo do seu vídeo por meio do nome do arquivo. Assim, conter a palavra-chave é fundamental.
7. Fazer transcrições e legendas dos vídeos
Você já entendeu que parte da estratégia de SEO para YouTube é fazer com que o algoritmo da plataforma identifique sobre o que o seu conteúdo fala, certo? Sem identificar isso, ele não poderá associar os vídeos com as buscas dos usuários.
Incluir legendas e transcrições no vídeo também é uma estratégia para isso. Além de aumentar a acessibilidade dos seus conteúdos, essa tática contribui para o posicionamento e entrega dos vídeos na plataforma.
Veja mais sobre as dicas de SEO para YouTube
Que tal saber um mais detalhes sobre algumas das dicas que podem ser usadas para otimizar seus vídeos no YouTube de acordo com as táticas de SEO?
No vídeo a seguir, abordaremos melhor algumas das dicas de SEO para Youtube para você melhorar o posicionamento dos seus vídeos nessa plataforma.
Assista e comece a aplicar hoje mesmo em busca de melhores resultados nos seus vídeos!
Por hoje são essas as dicas, se inscreva no canal para acompanhar os próximos vídeos e deixe seu comentário para construirmos conteúdos para você!