No vídeo de hoje vou apresentar para você 3 Dicas para aumentar o número de contatos em seu site . São estratégias que você pode começar a aplicar hoje em busca de melhores resultados no seu site.
Transcrição
Você recebe contatos suficientes do seu site ou é apenas um cartão de visitas on-line? Nesse vídeo nós vamos falar sobre 3 dicas de como você pode aumentar os contatos no seu site.
Primeiro ponto: Conteúdo mais formulários
Nada mais chato do que quando você entra em um site e a informação dele não responde 100% a sua dúvida, ou seja, aquele conteúdo é básico ou então muito pobre que acaba não respondendo a questão que você está procurando.
Por exemplo: imagina que você começou malhar, está indo na academia todos os dias, e você começa a se interessar por um tipo de conteúdo de fitness, quer saber um pouco mais de como que funciona, quais são os suplementos, qual alimento que você tem que comer antes e depois dos treinos.
Então vamos imaginar que você pesquisa “qual alimento comer antes do treino?”. Quando você cai num site, imagina que esse site responda apenas um parágrafo, apenas este explicando alguma coisa muito simples que não responda 100% do que você pesquisava, nele não falou dos alimentos, não falou os valores calóricos que cada um possui, quanto tempo tem que comer antes de treinar, ou seja, foi uma informação muito pobre, logo você fecha o site e abre outro. Agora se você faz um conteúdo para o seu site, ou então, descreve os seus serviços , faça um conteúdo de qualidade, evite criar um conteúdo superficial por apenas por criar, a fim de ranquear no Google. Proporcione um conteúdo que responda realmente as dúvidas das pessoas e que você consiga esclarecer o máximo de dúvidas que ela tenha, imagine você ao inverso da mesa, do outro lado sendo o cliente entrando no seu site. Como você se sentiria? Será que o seu site responde todas as dúvidas?
Outro ponto importante são os formulários. Se por exemplo você é um advogado (pra mudar nosso cenário, já que estávamos num ambiente de fitness) a pessoa entrou no seu site, começa ler uma matéria que por exemplo: “Estou saindo de um emprego e gostaria de saber se tudo o que estão me pagando está certo?” , ou seja, entrei no site e estou perguntando isso, logo percebi que tinha ali um post que falava sobre este assunto e eu comecei ler, muito legal, atendeu minhas expectativas. Mas como eu faço para entrar em contato com você? É interessante você ver no seu site se ele possui formulários de contato, de modo simples, se existem chamadas de ação para que aquele usuário que entrou no seu site consiga conversar com você.
Fique atendo se existe formulários suficientes, não apenas no menu, porque muito das vezes tem localizado ali naquela parte do topo do seu site os botões de contato, porém a pessoa tem que clicar para falar com você. No entanto quando uma pessoa está lendo um texto, ela tem a necessidade daquele momento, então nada melhor do que acrescentar alguns formulários próximos ao texto, pode ser do lado, abaixo ou no final do post que você escreveu, ou mesmo da página de serviços da sua empresa. Coloque ali uma chamada de ação mostrando que você pode ajudar mais.
No formulário você precisa prestar atenção em 2 pontos:
- Poucos Campos
- Campos obrigatórios
Muitos clientes querem saber um pouco mais sobre o que você está oferecendo, não necessariamente querem receber uma ligação sua. Então acrescente ao formulário alguns campos padrões e obrigatórios do tipo, nome e e-mail, porque não vai adiantar nada se a pessoa só preencher nome e não te enviar o e-mail, porque não vai adiantar para manter conversas futuras com seus clientes.
O telefone pode ser uma opção alternativa caso as pessoas estejam muito interessadas em receber mais informações e ter um contato seu. Assim ela vai preencher o telefone também.
Procure colocar um campo com nome e e-mail obrigatório e deixar o telefone de modo alternativo, apenas para as pessoas que realmente tenham o desejo de ter um contato mais profundo com você.
Pouco Campos: Muitas profissões você deve ter um conhecimento um pouco mais aprofundado, por exemplo: Uma pessoas vai comprar uma casa, as vezes você precisaria perguntar quanto tempo ela está pesquisando? Qual a renda familiar? Quantos filhos ela tem? Quantos quartos ela procura e assim por diante com diversas perguntas para se ter mais conhecimento. Porém, um formulário muito extenso com diversas perguntas fica até difícil de a pessoa ler tudo. Ela fica cansada e não quer responder tudo gerando um desgaste desnecessário.
É importante definir o que é o mais necessário ou então o mais importante das perguntas. A fim de diminuir este relacionamento, e-mail e nome para abrir um diálogo e enviar uma pergunta mais direta do tipo questionando se ele tem alguma dúvida do que ele leu e assim por diante.
Por acaso você tem uma plataforma em WordPress, tem plug-in que te envia junto com o contato até a url que o cliente estava, portanto tem como você saber um pouco do seu interesse. Poxa, esse cliente leu o meu post do blog, então ele estava em uma determinada página e dali ele me mandou o conteúdo, mandou a mensagem. Assim você já sabe qual o conteúdo que ele estava lendo para você continuar a conversa, então fica essa dica:
- Conteúdo de qualidade
- Formulários no site
Nada adianta você ter um conteúdo bom, denso e de qualidade se o seu formulário para contato estiver escondido tendo que clicar no menu, entrar em outra página, onde aparece um mapa primeiro tirando a atenção daquele usuário que deseja um contato com você. Então opte sempre em deixar formulários de contatos dentro das suas páginas, ok?
Segundo ponto: Chat On-line
Hoje as pessoas com o excesso de informação existente, como celular, Whatsapp e a internet mesmo quando pesquisa algo você encontra mais de 1 milhão de coisas, as pessoas estão cada vez mais querendo ter informações mais rápida, logo quer ter um contato melhor com as empresas, não aquele transacional do tipo “me passa o seu produto e eu vou te pagar” não é mais só isso, as vezes as pessoas estão querendo tirar diversas dúvidas, querendo conversar com alguém da sua empresa, e nada melhor do que fazer um chat on-line.
Separei dois chat on-line pra te deixar de dica:
- Zopim
Você vai pegar um script que esse chat gera e colocar no seu site – https://www.zopim.com/.
- Smartsupp
Também um ótimo App que você pode usar dentro do seu site – https://www.smartsupp.com
O que vai acontecer fazendo essas instalações em seu site? Quando a pessoas estiver dentro do seu site, vai aparecer aquela janelinha que fica embaixo, mais para a parte inferior da página com uma chamada de “Posso ajudar?”.
Então imagine que você começou o dia-a-dia de trabalho, ai você pode deixar o chat do seu site ligado para atender, então toda vez que a pessoas entrar no seu site ela terá a possibilidade de entrar em contato com você naquela área de “Posso ajudar”. Isso proporciona um atendimento mais rápido, caso ela queira tirar uma dúvida mais rápido a respeito das informações contidas no site, e ainda pode gerar uma interação com você respondendo aquela dúvida e possivelmente gerar uma venda.
Por isso é sempre interessante ter um chat On-line para fazer este tipo de comunicação. Então aproveite essas duas dicas de app para chat on-line que possuem alguns planos de utilização bem legais, seja o Free ou os planos pagos.
Mas quais as diferenças? Só para entender um pouquinho. São diversas as diferenças e se você entrar nos sites dessas aplicações você vai ver lá os preços de cada um e as suas principais diferenças.
Mas por exemplo: No Free, você consegue ter uma interação só, numa conversa única. Caso esteja atendendo um cliente, aparece lá na janela do atendimento do chat on-line uma pessoa com uma dúvida e você começou a responder, você terá ali o acesso ao administrador que você adquire depois de fazer o cadastro na ferramenta onde você pode responder essa pessoa, ou seja, você consegue apenas fazer essa comunicação de um para um.
Se você quisesse atender diversas pessoas, por exemplo: Meu chat fica bloqueado quando eu estou atendendo um cliente, mas eu quero atender a Maria e na mesma hora quero atender o João que acabou de entrar no meu site e depois quando o André entrar quero atende-lo também e assim por diante. Neste caso são benefícios atendidos pelos planos pagos.
Mas para início caso você não tenha o chat em seu site, é interessante você aplicar isso a ele, pois é um a mais para atrair números de contatos, podendo inclusive gerar mais vendas.
De início você pode começar como plano free que é o gratuito e que você pode começar hoje mesmo, só ir lá no site e se cadastrar e ativar na sua plataforma.
Terceiro Ponto, Push Notfication
Não é algo extremamente novo, sendo que já faz um tempo que existe no mercado, mas aqui são raras as empresas que estão utilizando esse tipo de notificação. Mas o que é o Push Notification? Sabe aquelas mensagens que aparecem dentro do seu celular, como no Android, IPhone, aquelas do Facebook que quando você tem um amigo que curtiu alguma foto sua ou então um comentário em cima de uma postagem sua aparece uma caixinha de notificação que você clica e vai direto para a página de interação, certo? Aquilo é o Push Notification e é possível fazer dentro do seu site com mensagens suas, da sua empresa, do seu negócio, dos seus serviços ou de alguma coisa nova que você lançou.
Então o que é interessante? A partir do momento que você escreve um conteúdo de qualidade, você produziu um assunto bom, tem uma frequência de postagens, ou seja, toda semana você escreve alguma coisa, o que você pode fazer? Conseguir pessoas seguidoras de seus conteúdos, que vão seguir você através do site pelo Push Notification.
Como funciona isso? existem diversas ferramentas e vou falar de uma que é a PushBots. Esssa ferramenta que te ajuda a fazer isso, você pode se cadastrar pois ela tem planos free e planos pagos. O gratuito já vai atender bem as suas necessidades com a possibilidade de colocar mais de 1.500.000 (um milhão e quinhentos mil notificações), todas gratuitas.
O plano pago tem uma série de outros benefícios e funcionalidades, como por exemplo: Agendamento, segmentação de público, perfil, e muito mais. Mas o que você pode fazer? O push notification e o mesmo procedimento do chat, um script que você coloca em seu site, e toda vez que a pessoas entrar no seu domínio, vai aparecer pra ela uma caixa, com algo do tipo “deseja permitir gravar o Cookie da sessão dentro do seu navegador?”, normalmente as pessoas permitem para estar recebendo mais notificações sobre aquele site.
Depois que a pessoas aceitou a confirmação, dentro desse sistema do push notification fica armazenado todas as pessoas que aceitaram esse tipo de notificação, ou seja, depois de um tempo você pode lançar os novos posts, produtos ou os novos serviços e notifica-las.
Como você faria para chamar a atenção de todas essas pessoas que acessaram o seu site? Nada melhor que o push notification, por que? Ele exibe uma caixa de formato retangular que exibe uma foto, título e descrição. Um dos exemplos que usa dessa ferramenta é o superplayer, se não conhece, é um app muito legal para escutar música, acesse o link – https://www.superplayer.fm/player.
Eu sou assinante de um dos planos deles e aceitei receber as notificações, então um exemplo que aconteceu na sexta feira, final da tarde, apareceu no meu desktop dentro da telinha fora da internet uma mensagem no meu canto da tela, com o logo do superplayer dizendo “Poxa, sua sexta-feira está concluindo e você não está muito animado? Confira a nossa lista de músicas para ficar animado”, ai você clica na mensagem e vai para uma lista de música, ou seja, gera um engajamento muito grande, algo fantástico.
Porque isso é interessante? As vezes a pessoas não lembram de entrar no seu site de novo, mas se você avisar elas que tem um conteúdo de qualidade, ela caba voltando para dentro do seu site. Muito interessante você prestar atenção neste tipo de ferramenta e é uma das ferramentas que eu utilizo e você também pode utilizar para gerar mais engajamento em seu site. Estarei disponibilizando no final do post o link para você saber um pouco mais sobre o Push Notification e as demais ferramentas que nós falamos aqui.
Links que foram citados no vídeo.
- ZOPIM
- https://www.zopim.com/
- SMARTSUPP
- https://www.smartsupp.com/
- PUSHBOTS
- https://pushbots.com/
- SUPERPLAYER
- https://www.superplayer.fm/player
- PLUGIN WORDPRESS PARA FORMULÁRIO
- https://wordpress.org/plugins/contact-form-7/
- PLUGIN PARA TRACK URL DA PÁGINA
- https://wordpress.org/plugins/contact-form-7-leads-tracking/
Essas são as nossas 3 dicas de hoje. Espero que você consiga executar e caso você faça ai para o seu site, não deixe de mandar um comentário para nós aqui no blog ou no link do vídeo. Caso tenha alguma dúvida, não deixe de mandar uma mensagem, estaremos sempre a disposição para ajudar no que for preciso. Até o próximo vídeo!