3 aplicações práticas do Marketing Personalizado
Você sabe o que é o Marketing Personalizado?
Basicamente, a estratégia consiste em divulgar produtos e serviços a partir de promoções, mensagens e abordagens diferenciadas, que são adaptadas aos interesses e necessidades dos clientes em potencial. Assim, as chances de realizar uma conversão em venda são maiores.
Nesse sentido, em primeiro lugar, é preciso elaborar uma persona, afinal, é indispensável ter um público-alvo qualificado em mente para direcionar o marketing do produto de maneira assertiva.
Em seguida, a produção do conteúdo ou anúncio é moldada a partir dos gostos do consumidor, a fim de impactá-lo, portanto, se você deseja aplicar essa técnica em suas vendas, fuja do genérico.
Como aplicar o Marketing Personalizado nas suas estratégias
A partir de ferramentas de Marketing Digital, como plataformas de automação que permitem a personalização das mensagens, bem como a sua análise preditiva, é possível estabelecer conexões e criar um relacionamento com o público-alvo de modo individual. Com isso, lojas de e-commerce, startups de delivery e instituições educacionais têm adotado a estratégia em seus processos.
Confira, a seguir, três aplicações práticas de Marketing Personalizado para investir no seu negócio:
Priorize canais para comunicação de qualidade
Muitas ferramentas já realizam o trabalho de automação hoje em dia, porém, nem todas oferecem recursos que possibilitem uma comunicação personalizada, que é o intuito deste trabalho. Portanto, escolha os melhores canais de comunicação, que ofereçam oportunidades de contato por e-mail marketing, SMS e até mesmo call center, a fim de prospectar clientes através dos mais variados meios de comunicação.
Recomende produtos com base no comportamento
Um cliente adquiriu um determinado produto em sua loja online, mas não comprou mais: você sabe como trazê-lo de volta? É bem simples, basta recomendar um produto com base em sua última compra, seja um complemento àquele que foi adquirido anteriormente ou um parecido. Logo, é importante que você esteja atento ao comportamento de consumo de seus clientes, a fim de oferecer o que seja interessante para ele.
Realize uma análise de variáveis demográficas
Considerar variações demográficas também contribui para o sucesso de suas vendas, uma vez que um cliente que more no Nordeste talvez não compre os mesmos produtos que um consumidor que resida no Sul do Brasil. Sabendo que o clima entre as duas regiões é distinto, é possível oferecer diferentes soluções, como no caso de uma loja de roupas online, que recomendaria agasalhos para o cliente do Sul, e camisetas para o cliente do Nordeste.
Então, conseguiu entender a diferença entre um atendimento e um conjunto de estratégias personalizadas? Comece a aplicá-las em seu escopo de trabalho e analise os resultados que estão por vir. Conte com as soluções de uma agência de Marketing Digital para isso!