Saber como aumentar vendas no e-commerce é um processo que envolve a adoção de estratégias para sua loja on-line visando a uma experiência de compra plenamente satisfatória.
Confira nossas dicas e veja como aumentar as vendas no e-commerce. Continue a leitura deste artigo!
10 dicas certeiras de como aumentar as vendas no e-commerce
1. Inclua mais opções de check-out
Oferecer diferentes opções de check-out com relação aos métodos de pagamento é fundamental para incentivar o lead a fechar uma compra.
Esse elemento faz toda a diferença para a experiência do usuário, já que oferece comodidade ao cliente e também demonstra que sua loja é um e-commerce sério e seguro.
Além disso, é preciso diminuir os obstáculos entre o carrinho e a finalização da compra. Por isso, invista no que puder para tornar o processo de compra simples e objetivo.
2. Crie uma experiência omnichannel
Os consumidores estão cada vez mais exigentes e, por meio de uma experiência omnichannel, você concede a eles a possibilidade de utilizar qualquer forma de interação para fazer contato, como e-mail, redes sociais e chat na página do e-commerce.
Além da facilidade de atendimento, é preciso facilitar outros processos. Como exemplo, é possível citar a troca de produtos, em que o cliente pode fazer a compra on-line e trocar ou fazer a devolução em uma loja física.
3. Pense nos dispositivos móveis
A cada dia, mais e mais pessoas estão optando por fazer compras on-line diretamente de seus dispositivos móveis, como tablets e celulares.
Assim, você deve acompanhar essa tendência e entregar ao usuário um site para mobile que tenha um bom layout e seja responsivo, adaptando-se à tela dos aparelhos independentemente de suas dimensões.
4. Fique de olho no abandono de carrinho
É preciso dar uma atenção especial aos usuários que montam um carrinho, mas não finalizam a compra.
É recomendável utilizar ferramentas de automação de Marketing para entrar em contato com esses usuários e convencê-los a voltar.
Você pode, ainda, oferecer frete grátis ou algum desconto. Para isso, crie e-mails que incentivem a compra e mostre para o lead as vantagens dos produtos que ele está prestes a comprar.
5. Utilize as redes sociais
Se você quer saber como aumentar vendas no e-commerce, pode ter certeza de que a presença on-line é crucial para conseguir mais leads e oportunidades de vendas.
Ao criar um perfil nas redes, você pode postar fotos, utilizar palavras-chave, hashtags estratégicas e conteúdos relevantes para atingir um número considerável de seguidores.
Além disso, é importante criar um vínculo com os seguidores, visando a um relacionamento duradouro que ajude a fidelizar seus clientes e prepará-los para novas compras.
Algumas dicas para criar sua presença nas redes sociais são:
- Criar campanhas no Facebook (e Instagram) Ads;
- Fazer stories que mostrem o backstage dos produtos ou realização dos serviços;
- Mostrar detalhes dos produtos pelos stories e pelos reels;
- Realizar sorteios e promoções incentivando os atuais seguidores a marcarem seus amigos nos comentários.
6. Otimize seu site
As estratégias de SEO (otimização de sites), quando implementadas levando em consideração um planejamento de marketing completo, fazem com que seu site seja considerado relevante pelos mecanismos de buscas (Google).
Com isso, ao realizar uma pesquisa relacionada ao seu nicho de atuação, o usuário pode ver seu site nos resultados mostrados pelo buscador.
É recomendável conversar com um especialista em otimização de sites para saber quais são as melhores estratégias para o seu negócio. No mais, algumas dicas de SEO envolvem:
- Utilizar palavras-chave tanto nos títulos das páginas quanto nos conteúdos propriamente ditos;
- Configurar as meta tags das páginas;
- Ter um blog e investir em Marketing de Conteúdo.
7. Crie kits dos produtos
Os kits de produtos são ótimos para dar vazão aos estoques da sua empresa e, ao mesmo tempo, oferecer a oportunidade ao cliente de adquirir diversos produtos por um preço atraente (mais vantajoso do que comprar cada item separadamente).
Dê descontos nos kits e aproveite para oferecê-los via e-mail marketing em datas especiais, como Natal, aniversário, etc.
8. Use ferramenta de mídia paga
Os anúncios ajudam a tornar o seu e-commerce mais visível e chamar as pessoas a conhecerem seus produtos.
Hoje, existem diferentes formas de anunciar pela internet. No caso das lojas on-line, os meios mais utilizados são Facebook Ads (que compreende Facebook e Instagram), Google Ads e anúncios em plataformas de marketplace (para quem vende nesses canais).
No Facebook Ads, você pode anunciar sua marca e seus produtos em formato de posts de Feed, Reels e Stories.
Já no Google Ads, os anúncios são feitos nas plataformas do Google em formato de banner em sites, links em destaque nos resultados de uma pesquisa e Google Shopping.
9. Invista em Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo compreende um conjunto de estratégias e táticas que visam ao posicionamento on-line de uma marca e costumam ser bastante eficientes.
Por meio de um bom planejamento de Marketing de Conteúdo, é possível elaborar blog posts, releases, e-mails marketing, posts nas redes sociais e materiais ricos que sejam considerados interessantes e de relevância pelo público.
Com isso, você consegue oferecer conteúdo gratuito e chamar a atenção do seu público-alvo, incentivando-o a fechar uma compra ao mesmo tempo em que constrói uma relação de confiança.
10. Envie e-mail marketing
O e-mail marketing é uma das abordagens que você pode utilizar para aumentar vendas no e-commerce. Trata-se de uma ferramenta para divulgar produtos, conteúdos relevantes e vantagens da sua marca.
Ao utilizar o e-mail marketing, você pode:
- Convidar o leitor a conhecer os conteúdos postados no site/blog;
- Oferecer promoções exclusivas;
- Mostrar produtos selecionados especificamente para o lead em questão.
Como aumentar vendas no e-commerce: confira demais conteúdos sobre o assunto
Aqui no site, a CD posta diversos conteúdos mostrando como aumentar vendas no e-commerce e quais estratégias podem ser utilizadas nesse processo, como a otimização de sites.
Além de conteúdos no blog, você pode acessar nossos guias e e-books gratuitamente na página de materiais. Aproveite também para conferir tudo o que é publicado em primeira mão no nosso canal do YouTube.