Essa é uma pergunta que recebemos com frequência aqui na Consultoria Digital, e para responder essa pergunta gravei o vídeo abaixo onde explico de forma básica a diferença das plataformas de e-commerce hoje no mercado.

Abaixo vou detalhar mais sobre cada uma das plataformas.

Hoje no mercado existem três tipos de plataformas de e-commerce, sendo:

  • Plataforma alugada
  • Plataforma comprada
  • Plataforma exclusiva

Cada plataforma tem suas vantagens e desvantagens, e na minha visão cada uma se encaixa no momento que sua empresa está vivendo e da forma que está desenhado o seu plano de negócio.

O que estiver em vermelho, são pontos que não citei no vídeo, portanto é interessante ler tudo para ter um complemento das informações.

Então vamos lá…

Plataforma Alugada

Esse tipo de plataforma é ideal para quem está começando e quer fazer um investimento baixo, pois é um sistema totalmente padronizado podendo ser criado de forma rápida através de uma contratação mensal de um pacote que são formatados de acordo com os recursos da plataforma.

Vantagens

  • Baixo investimento.
  • Infraestrutura de responsabilidade do fornecedor da plataforma.
  • Equipes de desenvolvimento do fornecedor da plataforma.

Desvantagens

  • Recursos iguais para todos os e-commerces que utilizam a plataforma, ou seja, baixa ou nenhuma exclusividade.
  • Cadastros de produtos e detalhes de produtos limitados por pacotes.
  • Possibilidade de integrações restritas as da plataforma.
  • Limitação de quantidade de acessos limitados por pacotes.
  • Limitação de quantidade de pageviews.
  • Boas práticas de SEO, normalmente as plataformas alugadas não atendem as boas praticas de SEO.

Claro que cada tipo de plataforma alugada tem suas peculiaridades e podem variar suas vantagens e desvantagem, porém no geral são essas.

Plataforma Comprada

Esse tipo de plataforma é ideal para quem quer um pouco mais de customização e mais possibilidades de integrações. Nesse tipo de plataforma, já existe um código completo pronto feito por uma agência, ou mesmo é utilizado um código open source, ou seja, um código aberto como, por exemplo, Magento, Opencart entre outros que a agência utiliza como base para configurar e personalizar de acordo com a necessidade da empresa.

Vantagens

  • Alto poder de customização e novas funcionalidades.
  • Customização de layout, ou seja, pode ser exclusivo para sua empresa.
  • Diversos plug-ins de terceiros prontos para instalar.

Desvantagens

  • Problemas de lentidão devido à quantidade de código, pois é uma plataforma pronta para atender diversos tipos de clientes e seguimentos.
  • Contratação de hospedagem ou investimento em infraestrutura para rodar a plataforma.
  • Boas práticas de SEO, normalmente as plataformas compradas não atendem as boas praticas de SEO.

Plataforma Exclusiva

Essa é ideal para quem quer exclusividade, total poder de customização, criar novas funcionalidades e ter total poder de integração com sistemas internos, ERPs, CRM e qualquer tipo de sistema que esteja em sua operação atualmente. Nesse tipo de plataforma o investimento é mais alto, afinal o código será desenvolvido exclusivo para sua empresa, tendo total poder de escala conforme os anos e novas tecnologias forem surgindo no seu nicho de atuação.

Vantagens

  • Exclusividade
  • Código fonte da sua empresa
  • Total poder de customização
  • Desenvolvido orientado com estratégias de SEO on page.
  • Alta Escalabilidade  

Desvantagens

  •   Alto investimento, porém em contrapartida terá total poder de customização.
  •   Tempo de desenvolvimento, pois precisará de um tempo maior para desenvolvimento exclusivo.
  •   Contratação de hospedagem ou investimento em infraestrutura para rodar a plataforma.

Então, como devo analisar e escolher a plataforma ideal?

Analise o momento que sua empresa se encontra, o budget disponível, e principalmente o seu modelo de negócio. Se você está começando no mundo online e quer primeiro testar, fazer um Minimum Viable Product (MVP) e analisar todos os pontos, como logística , sistemas de pagamento, regulamentações de e-commerce, comece com a plataforma alugada.

Já se tem um pouco mais de budget disponível para investir e quer algo com um maior poder de customização e mesmo um layout exclusivo, vá para uma plataforma comprada, porém se quiser total exclusividade, total poder de customização e seu pensamento está em acompanhar o seu nicho de atuação com novas funcionalidades ou mesmo integrações personalizadas  com seu modelo de negócio, vá para uma plataforma exclusiva.

Nós aqui na Consultoria Digital trabalhamos com três plataformas, acesse a nossa página sobre plataforma loja virtual e confira!

 

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